sábado, 15 de maio de 2010

GEOGRAFIA BÍBLICA




01) O QUE PODE RELATAR A RESPEITO DOS SEGUINTES PERSONAGENS DO VELHO TESTAMENTO?
RESP.
01 - ASAFE - COBRADOR. 1. LEVITA, UM DOS PRINCIPAIS MÚSICOS DE DAVI, E A QUEM O REI NOMEOU PARA “DIRIGIR O CANTO NA CASA DO SENHOR” (1CRÔNICAS 6.31, 39). A FUNÇÃO QUE ASAFE EXERCEU EM LIDERAR MUITAS PESSOAS NOS SERVIÇOS DE CANTO NA CASA DO SENHOR, TRAZ UM PESO DE RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE. AS PESSOAS SEMPRE QUEREM MAIS DO LÍDER, DELE É EXIGIDO MAIS DO QUE DE OUTROS, E TUDO ISSO POR CAUSA DA SUA VOCAÇÃO, DO CHAMADO. O CHAMADO PARA SERVIR TRAZ GRANDES RESPONSABILIDADES.
ASAFE ERA, TAMBÉM, “VIDENTE” 2 CRÔNICAS 29.30 “ENTÃO, O REI EZEQUIAS E OS PRÍNCIPES, ORDENARAM AOS LEVITAS QUE LOUVASSEM AO SENHOR COM AS PALAVRAS DE DAVI, E DE ASAFE, O VIDENTE. ELES O FIZERAM COM ALEGRIA, E SE INCLINARAM E ADORARAM”.
E SÃO-LHE ATRIBUÍDOS DOZE SALMOS, TODOS ELES DE CARÁTER PROFÉTICO (SALMO 50: 73 À 83). ACONTECIMENTO.
ASAFE COM SEUS IRMÃOS LEVITAS FORAM ESCOLHIDOS PELO REI DAVI PARA MINISTRAR ADORAÇÃO PERMANENTE DIANTE DA ARCA DA ALIANÇA TODOS OS DIAS. ISSO IMPLICA QUE O SEU LÍDER, O REI, CONHECIA SEU CARÁTER, SEU COMPROMISSO, SUA INTEGRIDADE E ZELO COM DEUS NA REALIZAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES.
ELE ERA UM EXEMPLO, E A ESCOLHA QUE TEVE FOI A MAIOR RESPONSABILIDADE QUE UM HOMEM PODIA TER, MINISTRAR EM UM LUGAR QUE SÓ OS SUMOS SACERDOTES ENTRAM, MINISTRAR DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS. ELE NÃO PODIA ESTAR EM PECADO SE NÃO MORRIA, NÃO PODIA ADORAR DE QUALQUER MANEIRA, TINHA QUE SEGUIR AS ORDENANÇAS SE NÃO MORRIA.

02 – SAMUEL – NOME DE DEUS, OU, MENOS PROVÁVEL, OUVIR DEUS. SAMUEL ERA FILHO DE ELCANA E DE ANA, SUA MULHER, SENDO COMO ISAQUE, UM FILHO DE PROMESSA. SAMUEL, ANTES DE SEU NASCIMENTO, FOI CONSAGRADO AO SENHOR COMO NAZIREU, PROMESSA QUE FOI CUMPRIDA (1 SAMUEL 1.24-28). SAMUEL SERVIU “O SENHOR, PERANTE O SACERDOTE ELI” (1 SAMUEL 2.11 “ENTÃO, ELCANA FOI-SE A RAMÁ, A SUA CASA; PORÉM O MENINO FICOU SERVINDO AO SENHOR, PERANTE O SACERDOTE ELI”). PASSADOS ALGUNS ANOS, JÁ ENCONTRAMOS SAMUEL EXERCENDO O ALTO CARGO DE JUIZ E GOVERNADOR.

SAMUEL FOI O ÚLTIMO DOS JUÍZES E O PRIMEIRO DOS PROFETAS. HOMEM DE PROFUNDA PIEDADE E DISCERNIMENTO ESPIRITUAL DEDICAVA-SE TOTALMENTE À REALIZAÇÃO DOS PROPÓSITOS DE DEUS PARA O BEM DE ISRAEL. EMBORA NÃO DESCENDESSE DA LINHA GENEALÓGICA DE ARÃO, SUCEDEU A ELI NO CARGO SACERDOTAL. AO QUE PARECE, FOI O PRIMEIRO A ESTABELECER UMA INSTITUIÇÃO PARA O PREPARO DOS JOVENS QUE DESEJAVAM ABRAÇAR A VOCAÇÃO PROFÉTICA. VIU-SE NA CONTINGÊNCIA DE GUIAR A ISRAEL EM ALGUMAS DAS MAIS PROFUNDAS CRISES DE SUA HISTÓRIA; NO DESEMPENHO DE SUAS FUNÇÕES QUASE ALCANÇA A ESTATURA DE MOISÉS. EMBORA NÃO TIVESSE AMBIÇÕES PESSOAIS, ACHOU-SE NO PAPEL DE "FAZEDOR DE REIS", COMISSIONADO PARA UNGIR A SAUL, O PRIMEIRO REI, E A DAVI, O MAIOR DOS REIS DE ISRAEL. SAMUEL SIGNIFICA LITERALMENTE: "SEU NOME É DEUS", OU, "NOME DE DEUS". SEU SIGNIFICADO CONTEXTUAL SIGNIFICA: "PEDIDO DE DEUS" OU "DO SENHOR O PEDÍ".
A PROMESSA DE ANA:
A HISTÓRIA BIBLICA REFERE QUE ANA, MÃE DE SAMUEL, SOFRIA DE ESTERELIDADE, O QUE LHE ERA MOTIVO DE GRANDE HUMILHAÇÃO, JÁ QUE PENINA, A OUTRA ESPOSA DE SEU MARIDO ELCANA, TINHA FILHOS. CERTA VEZ DURANTE OS DIAS DO SACRIFÍCIO ANUAL AO SENHOR, ANA, HUMILHADA POR PENINA SUA RIVAL, SE PÔS A ORAR COM GRANDES DORES NO TEMPLO. SENTINDO-SE AMARGURADA, ANA OROU COM LÁGRIMAS E FEZ UM VOTO COM DEUS, PROMETENDO QUE SEU FILHO SERIA UM NAZIREU E SERVIRIA NO TEMPLO. SUA ORAÇÃO FOI TÃO ÍNTIMA E CHEIA DE FÉ QUE ANA NÃO DIZIA PALAVRA ALGUMA COMUNICANDO-SE COM DEUS APENAS COM AS INTENSÕES DE SEU CORAÇÃO. PORÉM, OS SEUS LÁBIOS MEXIAM-SE AO PONTO DO LEVITA ELI A REPREENDER ACHANDO QUE ELA ESTIVESSE EMBRIAGADA.
ANA, AO SER ADVERTIDA PELO SACERDOTE DEFENDE-SE DIZENDO QUE NÃO HAVIA PROVADO VINHO OU QUALQUER BEBIDA FORTE, MAS QUE ESTAVA DERRAMANDO SEU CORAÇÃO AO SENHOR POR ESTAR MUITO AFLITA. O SACERDOTE SE COMPADECE DELA E LHE ABENÇOA DIZENDO: "VAI EM PAZ; E O DEUS DE ISRAEL TE CONCEDA A PETIÇÃO QUE LHE FIZESTE. "ENTÃO, CONFORME O PEDIDO DE ANA, DEUS LHE DEU SAMUEL COMO FILHO, PARA QUE ELA NÃO FOSSE MAIS HUMILHADA, E ELA CUMPRIU A PROMESSA EM CONSAGRÁ-LO DESDE CRIANÇA AO SACERDÓCIO.

03 – MICAIAS - QUEM É COMO O SENHOR. UM PROFETA QUE PREDISSE A MORTE DE ACABE EM RAMOTE-GILEADE. MICAIAS ERA FILHO DE INLÁ E VIVEIU PELO ANO DE 890 a.C; ESSE NOME NÃO APARECE ANTES DESTA DATA: 1 REIS 22.8: “RESPONDEU O REI DE ISRAEL A JOSAFÁ: HÁ AINDA, PELO QUAL SE PODE CONSULTAR O SENHOR, PORÉM EU O ABORREÇO, PORQUE NUNCA PROFETIZA DE MIM O QUE É BOM, MAS SOMENTE O QUE É MAU. ESTE É MICAÍAS, FILHO DE INLÁ. DISSE JOSAFÁ: NÃO FALE O REI ASSIM”. ISTO FAZ SUPOR QUE ESTE JÁ TENHA RECEBIDO DO MESMO PROFETA, NO PASSADO, MENSAGEM DE CENSURA E AVISO.

04 – ELIEZER – DEUS ME AJUDA. ELIEZER FOI O PRINCIPAL SERVO DE ABRAÃO. ELE ERA CHAMADO “DAMASCENO ELIEZER”. GÊNESIS 15.2: “ENTÃO DISSE ABRÃO (SEU NOME AINDA ERA ABRÃO): Ó SENHOR DEUS, O QUE ME DARÁS, SE CONTINUO SEM FILHOS E O HERDEIRO DA MINHA CASA É O DAMASCENO ELIEZER?” (UM SERVO NASCIDO NA MINHA CASA, QUER DIZER, QUE ERA MEMBRO DA FAMÍLIA. ELE ERA O MAIS ANTIGO SERVO DA CASA; QUE FOI MANDADO POR ABRAÃO PARA PROCURAR MULHER PARA ISAQUE). ELIEZER É CITADO NO LIVRO DE GÊNESIS COMO UM SERVO DE CONFIANÇA DO PATRIARCA ABRAÃO. FIEL AO SEU SENHOR, ELIEZER ACOMPANHOU ABRAÃO EM VÁRIOS MOMENTOS DE SUA JORNADA NA TERRA DE CANAÃ E FOI QUEM RECEBEU A MISSÃO DE IR ATÉ O POVO DE ORIGEM DE ABRAÃO EM HARÃ A FIM DE BUSCAR UMA ESPOSA PARA ISAAC, FILHO LEGÍTIMO DO PATRIARCA HEBREU.

05 – ISRAEL - LUTA COM DEUS. ISRAEL FOI O NOVO NOME DADO A JACÓ, QUANDO ELE PEDIA UMA BENÇÃO DEPOIS DE TER LUTADO COM O ANJO DO SENHOR EM MAANAIM. GÊNESIS 32.28: “ENTÃO, DISSE: JÁ NÃO TE CHAMARÁS JACÓ, E SIM ISRAEL, POIS COMO PRIÍNCIPE LUTASTE COM DEUS E COM OS HOMENS E PREVALECESTE”. DEPOIS É USADO ALTERNADAMENTE COM JACÓ, EMBORA MENOS FREQUENTEMENTE. PRIMEIRAMENTE, O NOME ERA EMPREGADO PARA DESIGNAR A FAMÍLIA DELE, MAS DEPOIS, LIBERTANDO-SE OS HEBREUS DA ESCRAVIDÃO EGÍPCIA, APLICAVA-SE DE MODO GERAL AO POVO DAS DOZE TRIBOS. ÊXODO 3.16: “VAI, AJUNTA OS ANCIÃOS DE ISRAEL E DIZE-LHES: O SENHOR, O DEUS DE VOSSOS PAIS, O DEUS DE ABRAÃO, O DEUS DE ISAQUE, E O DEUS DE JACÓ ME APARECEU, DIZENDO: EM VERDADE VOS TENHO VISITADO E VISTO O QUE VOS TEM SIDO FEITO NO EGITO”. NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO, O POVO DE TODAS AS TRIBOS ERA GERALMENTE CONHECIDO PELO NOME DE JUDEUS.

06 – LABÃO – BRANCO. LABÃO ERA IRMÃO DE REBECA, MULHER DE ISAQUE. COMO ERA PAI DE LIA E RAQUEL, ELAS ERAM PRIMAS DE JACÓ. COM ESSE PRIMO CASARAM-SE AS FILHAS DE LABÃO. ERA UM HOMEM ASTUTO E COBIÇOSO, COMO SE DEPREENDE PRINCIPALMENTE DAS SUAS RELAÇÕES COM JACÓ E DO QUE ACONTECEU NO CASAMENTO DE LIA E RAQUEL.
ACORDO DE JACÓ E LABÃO: JACÓ E LABÃO FAZEM UM ACORDO EM RELAÇÃO A RAQUEL (POIS JACÓ HAVIA ESCOLHIDO RAQUEL PARA SER SUA MULHER): JACÓ TRABALHARIA PARA LABÃO DURANTE SETE ANOS, E LABÃO DARIA RAQUEL A JACÓ COMO ESPOSA. OS SETE ANOS PASSARAM RAPIDAMENTE POR CAUSA DO AMOR DE JACÓ POR RAQUEL. MAS DEPOIS QUE OS SETE ANOS PASSARAM, LABÃO DÁ A JACÓ LIA EM VEZ DE RAQUEL. JACÓ FICA ZANGADO AO SER ENGANADO, MAS CONCORDA EM TRABALHAR MAIS SETE ANOS POR RAQUEL. LABÃO CONCORDA, E FINALMENTE JACÓ E RAQUEL SE CASAM.

07 – DINÁ – JULGADA OU VINGADA. DINÁ ERA FILHA DE JACÓ E DE LIA. ELA ACOMPANHOU SEU PAI DESDE A MESOPOTÂMIA ATÉ CANAÃ, E FOI VIOLADA POR SIQUÉM, FILHO DE HAMOR; SIMEÃO E LEVI, IRMÃOS DE DINÁ, POR SEU PAI E MÃE, TOMARAM TERRÍVEL VINGANÇA POR ESTA OFENSA, ASSASSINANDO TODOS OS INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO DA CIDADE DE HAMOR, SENDO ESTA CIDADE TAMBÉM SAQUEADA. (GÊNESIS 34).
HISTÓRIA DE DINÁ:
QUANDO DINÁ TINHA CERCA DE SEIS ANOS DE IDADE, JACÓ PASSOU A HABITAR EM CANAÃ NA CIDADE DE SUCOTE. DINÁ HAVIA NASCIDO EM HARÃ, QUANDO SEU PAI ALI MORAVA. (GÉNESIS 31:41) PERTO DO ACAMPAMENTO DE JACÓ E SUA FAMÍLIA FICAVA NA CIDADE DE SIQUÉM. ERA PARA LÁ QUE DINÁ SE DIRIGIA FREQUENTEMENTE PARA VISITAR AS MOÇAS CANANÉIAS LOCAIS, QUE NÃO PARTILHAVAM DOS COSTUMES RELIGIOSOS DOS DESCENDENTES DE ABRAÃO. DURANTE UMA DESSAS VISITAS REGULARES, SIQUÉM, FILHO DE HAMOR, O MAIORAL, VIOLOU DINÁ. SIQUÉM APAIXONOU-SE POR DINÁ E ESTA FICOU EM CASA DELE ATÉ QUE SIMEÃO E LEVI DECIDIRAM VINGAR SUA IRMÃ. COM UM PLANO ARDILOSO, ELES CONVENCERAM OS HOMENS DE SIQUÉM A EFETUAREM A CIRCUNCISÃO EM TROCA DA MÃO DE DINÁ EM CASAMENTO. DAÍ, ENQUANTO OS HABITANTES DA CIDADE AINDA ESTAVAM EM CONVALESCENÇA, OS DOIS IRMÃOS ATACARAM A CIDADE E MATARAM TODOS OS HOMENS, INCLUINDO HAMOR E SIQUÉM. ANOS MAIS TARDE, DINÁ PARTICIPOU NA DESLOCAÇÃO DA SUA FAMÍLIA PARA O EGITO A CONVITE DE SEU IRMÃO JOSÉ.

08 – POTIFAR – ERA DA GUARDA DE FARAÓ. POTIFAR FOI O OFICIAL QUE COMPROU JOSÉ DOS MERCADORES ISMAELITAS. PELA SUA POSIÇÃO, PROVAVELMENTE ELE TINHA O ENCARGO DA PRISÃO E VIVIA LÁ DENTRO EM COMPARTIMENTOS ESPECIAIS. JOSÉ LOGO GANHOU A CONFIANÇA DE SEU SENHOR, PASSANDO A SER RESPONSÁVEL PELOS NEGÓCIOS DA CASA DESTE, POIS ESTE O FAZIA PROSPERAR - SEGUNDO A BÍBLIA, PORQUE O SENHOR ESTAVA COM ELE. A TAL PONTO CONFIARA POTIFAR NO SEU SERVO QUE NADA MAIS SABIA DE SUAS COISAS, A NÃO SER "DO PRÓPRIO PÃO QUE COMIA". A ESTE TEMPO, O JOVEM CATIVO CRESCIA EM FORMOSURA. FATO CAPITAL NA VIDA DE JOSÉ FOI O ASSÉDIO QUE SOFREU POR PARTE DA MULHER DO SEU PROPRIETÁRIO - CUJO NOME NÃO É CONSIGNADO NAS ESCRITURAS. A ESPOSA DO EGÍPCIO PASSOU A SEDUZIR O JOVEM HEBREU, CONVIDANDO-O A DEITAR-SE COM ELA. JOSÉ RECUSA VEEMENTEMENTE CONTRA A TRAIÇÃO PROPOSTA - DIZ-LHA QUE O SENHOR CONFIARA TUDO EM SUA CASA, MENOS ELA E AINDA CONTRA DEUS ELE NÃO FARIA. CONTINUOU A MULHER EM SUAS TENTATIVAS ATÉ QUE, CERTO DIA, EM QUE NENHUM DOS HOMENS DA CASA SE ENCONTRAVAM LÁ, ELA MAIS UMA VEZ INSISTIU. JOSÉ FUGIU, MAS ELA SEGUROU-LHE A CAPA, QUE FICOU EM SUA MÃO. A MULHER ENTÃO, GRITANDO, FEZ VIR A SI OS HOMENS DA CASA E, APRESENTANDO A CAPA DE JOSÉ COMO PROVA, ACUSOU-O DE TENTAR LEVÁ-LA PARA A CAMA.
QUANDO POTIFAR CHEGOU A SUA CASA, SUA MULHER REPETIU-LHE A HISTÓRIA ENGENDRADA E ESTE ENCHEU-SE DE IRA. JOSÉ FOI ENTÃO ENVIADO PARA A PRISÃO DO REI. ALI, TEM JOSÉ A OPORTUNIDADE DE INTERPRETAR OS SONHOS DE DOIS OUTROS PRISIONEIROS, O QUE LHE HABILITOU, DOIS ANOS DEPOIS, SAIR DO CÁRCERE. A PARTIR DAÍ POTIFAR PERDE IMPORTÂNCIA, E SEU NOME NÃO É MAIS LEMBRADO. POTIFAR PASSOU A SER, ENTÃO, A FIGURA SÍMBOLO DO MARIDO TRAÍDO PELA ESPOSA, E A "MULHER DE POTIFAR" REPRESENTA A ESPOSA ADÚLTERA, CHEIA DE ARDIS.

09 – TAMAR – PALMEIRAS. TAMAR FOI MULHER SUCESSIVAMENTE DE ER E DE ONÃ, FILHOS DE JUDÁ, E MÃE, POR OBRA DO PRÓPRIO JUDÁ, DE PEREZ EZERÁ, SENDO PELO PRIMEIRO DESTES A CONTINUAÇÃO DA LINHA SAGRADA. TAMAR ESTÁ ENTRE OS ANTEPASSADOS DE JESUS CRISTO. MATEUS 1.3 “JUDÁ GEROU TAMAR A PEREZ E A ZERÁ; PEREZ GEROU A ESROM; ESROM, A ARÃO”.
AOS 14 ANOS, A BELA TAMAR FOI FORÇADA A CASAR-SE. ASSIM COMEÇA SUA TRAJETÓRIA REPLETA DE ABUSO, TRAIÇÃO E DESILUSÃO. DIANTE DO SOFRIMENTO, ELA ENFRENTA UMA DIFÍCIL ESCOLHA: RENDER-SE AO CINISMO OU A DEUS? A VIDA DE TAMAR É EVIDÊNCIA COMOVENTE DE QUE, PARA RECEBER O AMOR DIVINO, BASTA SER HUMANO.

O CASAMENTO DE TAMAR, NÃO DUROU MUITO. A BÍBLIA RELATA QUE: “ER, PORÉM, O PRIMOGÊNITO DE JUDÁ, ERA PERVERSO PERANTE O SENHOR, PELO QUE O SENHOR O FEZ MORRER.” (GÊNESIS 38.7.) ENTÃO, SEGUNDO A LEI LOCAL, E MAIS TARDE INCORPORADA AOS MANDAMENTOS DE MOISÉS, A “LEI DO LEVIRATO”, A VIÚVA DEVERIA SE CASAR COM O CUNHADO PARA SUSCITAR DESCENDÊNCIA AO IRMÃO. TAMAR ENTÃO SE CASA COM ONÃ. “SABIA, PORÉM, ONÃ QUE O FILHO NÃO SERIA TIDO POR SEU; E TODAS AS VEZES QUE POSSUÍA A MULHER DE SEU IRMÃO DEIXAVA O SÊMEN CAIR NA TERRA, PARA NÃO DAR DESCENDÊNCIA A SEU IRMÃO.” (GÊNESIS 38.9) O QUE ELE FAZIA NÃO AGRADAVA AO SENHOR, E ONÃ TAMBÉM MORREU. JUDÁ NÃO PODIA ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO, POIS ESTAVA RELACIONADO À INTIMIDADE DO CASAL. ELE PENSAVA QUE TAMAR TERIA ALGUMA ESPÉCIE DE MALDIÇÃO, POIS SEUS FILHOS ESTAVAM MORRENDO EM SUA COMPANHIA... PELA LEI DO LEVIRATO, TAMAR DEVERIA SE CASAR COM O FILHO MAIS NOVO, SELÁ. “ENTÃO DISSE JUDÁ A TAMAR, SUA NORA: ‘PERMANECE VIÚVA EM CASA DE TEU PAI, ATÉ QUE SELÁ, MEU FILHO, VENHA A SER HOMEM’.” (GÊNESIS 38.11)PODEMOS IMAGINAR A SITUAÇÃO DE JUDÁ? O QUE SE PASSAVA EM SUA CABEÇA E NA CABEÇA DE SEU FILHO SELÁ? ELES ESTAVAM COM MEDO DE TAMAR E FARIAM TUDO PARA EVITAR UM NOVO CASAMENTO, E, QUEM SABE, MAIS UMA MORTE NA FAMÍLIA!... E DEIXARAM O TEMPO PASSAR.
MAS O TEMPO NÃO RESOLVE OS PROBLEMAS DA VIDA. O PASSAR DO TEMPO APENAS NOS DEIXA MAIS VELHOS; E SEMPRE CHEGA A HORA DO CONFRONTO. OS PROBLEMAS DA VIDA SÃO PARA SEREM RESOLVIDOS E NUNCA “EMPURRADOS COM A BARRIGA”.
SELÁ TORNARA-SE HOMEM FEITO E TAMAR PERCEBIA QUE NÃO LHE FALAVAM NO ASSUNTO. ELA NÃO PODIA ENTENDER PORQUE AINDA NÃO TIVERA FILHOS, MAS AS HISTÓRIAS DAS MULHERES DA FAMÍLIA DE ISRAEL ERAM INCENTIVOS PARA ELA CONTINUAR CRENDO QUE SERIA MÃE.
TAMAR PROVAVELMENTE TOMARA CONHECIMENTO DA BÊNÇÃO QUE JACÓ RECEBERA DE SEU PAI, ISAQUE. QUE SUA FAMÍLIA SERIA ABENÇOADA, UMA MULTIDÃO DE POVOS E QUE POSSUIRIAM AS TERRAS DE SUAS PEREGRINAÇÕES (GÊNESIS 28.3-4). A BÊNÇÃO DA POSTERIDADE DE JUDÁ ESTAVA SOBRE OS SEUS OMBROS. ELA DEVERIA SER A MÃE DE “MULTIDÃO DE POVOS”, POIS SE CASARA COM O PRIMOGÊNITO DE JUDÁ. ELA TINHA SIDO ESCOLHIDA POR DEUS PARA GERAR A DESCENDÊNCIA DE JUDÁ, CONFORME A LEI. E DEUS SEMPRE FOI UM DEUS DE ALIANÇA. ELE JAMAIS IRIA TRANSGREDIR A LEI. A MENOS QUE MORRESSE, TAMAR SERIA MÃE DA POSTERIDADE DE JUDÁ... COM O PASSAR DO TEMPO, JUDÁ FICOU VIÚVO, E JUNTAMENTE COM O AMIGO HIRA, VEIO PARA A REGIÃO PRÓXIMA DA CASA DOS PAIS DE TAMAR PARA TOSQUIAR SUAS OVELHAS. ELA FICOU SABENDO E USOU DE UMA ESTRATÉGIA ESTRANHA PARA TRAZER A JUDÁ A POSTERIDADE COM A QUAL SONHARA. TAMAR TIROU SUAS VESTES DE VIUVEZ, DISFARÇOU-SE EM PROSTITUTA CULTUAL, E ASSENTOU-SE NO CAMINHO DE TIMNA, LUGAR ONDE SABIA QUE JUDÁ A ENCONTRARIA. ENCONTRANDO-SE COM ELA, JUDÁ LHE FEZ UMA PROPOSTA PARA POSSUÍ-LA. ELA CONCORDOU E PEDIU, COMO PENHOR DE SEU PAGAMENTO, OBJETOS PESSOAIS DE SEU SOGRO: SEU SELO, O CORDÃO E O CAJADO. JUDÁ ACEITOU E TAMAR CONCEBEU. QUANDO ELE MANDOU O PAGAMENTO PROMETIDO, UM CABRITO, CONFORME COMBINADO, A “PROSTITUTA CULTUAL” NÃO FOI ENCONTRADA NO CAMINHO DE TIMNA. NINGUÉM SABIA DELA... ENTRETANTO, POUCO TEMPO DEPOIS DISTO, AVISARAM A JUDÁ QUE SUA NORA TINHA ADULTERADO, ESTAVA GRÁVIDA. AÍ, SIM, ELE SE ENRAIVECEU... ELA DEVERIA FICAR NA CASA DE SEUS PAIS QUIETINHA, AGUARDANDO SELÁ CRESCER... ATÉ QUANDO? AGORA A LEI HAVERIA DE SER CUMPRIDA: TAMAR DEVERIA SER QUEIMADA VIVA. JUDÁ MANDA QUE SEJA TIRADA PARA FORA PARA SER EXECUTADA. ENTÃO TAMAR MANDA DIZER AO SOGRO: “DO HOMEM DE QUEM SÃO ESTAS COISAS, EU CONCEBI, RECONHECE DE QUEM É ESTE SELO, ESTE CORDÃO E ESTE CAJADO.” JUDÁ RECONHECE SEU PECADO, SUA CULPA PARA COM TAMAR, E RECONHECE A SUA JUSTIÇA DIANTE DE TODOS. “MAIS JUSTA É ELA DO QUE EU”. TAMAR PERSEGUIU A SUA BÊNÇÃO. ELA ENTRARA PARA A FAMÍLIA ABENÇOADA DE JUDÁ, DE JACÓ, DE ISAQUE E DE ABRAÃO. ELA QUERIA FILHOS ABENÇOADOS. TAMAR TINHA CONSCIÊNCIA DA SUA MISSÃO DE SER MÃE E DAR POSTERIDADE A JUDÁ. A BÍBLIA NOS DIZ QUE NUNCA MAIS JUDÁ A POSSUIU. ELA VIVEU SOB SUA COBERTURA COM DIGNIDADE E TEVE GÊMEOS: PEREZ E ZERÁ. E SEU NOME FOI CITADO COMO BÊNÇÃO PARA O POVO DE ISRAEL. NA HISTÓRIA DE RUTE, A MOABITA, OS ANCIÃOS DE BELÉM DISSERAM A BOAZ: “SEJA A TUA CASA COMO A CASA DE PEREZ, QUE TAMAR TEVE DE JUDÁ, PELA PROLE QUE O SENHOR TE DER DESTA JOVEM” (RUTE 4.12). TAMAR ENTROU PARA A HISTÓRIA DE ISRAEL E FEZ PARTE DA GENEALOGIA DE JESUS CRISTO (MATEUS 1.3). ELA PERSEGUIU A SUA BÊNÇÃO. TAMAR NÃO SE IMPORTOU COM O GRANDE PREÇO QUE TERIA DE PAGAR: O RISCO DE MORTE, A INFÂMIA SOBRE SEU NOME, AS INCOMPREENSÕES E FOFOCAS A SEU RESPEITO. TAMAR SABIA QUE FORA ESCOLHIDA PARA DAR DESCENDÊNCIA A JUDÁ E LUTOU POR ISSO. SE BEM QUE, COMO AMBOS ERAM VIÚVOS, E A LEI DE CASAMENTOS DE PARENTES PRÓXIMOS AINDA NÃO TINHA SIDO DADA, ATÉ QUE PODERIAM TER SE CASADO... ENTRETANTO, TAMAR SE REALIZOU CRIANDO OS GÊMEOS. E O FEZ COM TODA DILIGÊNCIA; CONTANDO-LHES OS FEITOS DO DEUS DE ISRAEL E SUAS PROMESSAS PARA SUA FAMÍLIA.

10 – MIRIÃ – IRMÃ DE MOISÉS E ARÃO. FOI MIRIÃ QUE VIGIOU O BERÇO DE SEU IRMÃO MOISÉS, QUANDO ESTE ESTAVA NO CESTO DENTRO DO RIO NILO, E FOI ELA TAMBÉM QUE INDICOU SUA MÃE PARA AMA DO MENINO. APÓS A PASSAGEM DO MAR VERMELHO ELA FOI CHAMADA DE “PROFETISA”, E DIRIGIU O CÂNTICO TRIUNFAL DA VITÓRIA DAS MULHERES. DEVIDO TER DUVIDADO DA SUPREMACIA DE MOISÉS, FOI FERIDA DE LEPRA, MAS PELA INTERCESSÃO DOS SEUS IRMÃOS, QUE PEDIRAM A DEUS POR ELA, FOI CURADA.

A BÍBLIA APRESENTA EM TODA SUA HISTÓRIA MULHERES DE VALOR TAIS COMO: SARA, REBECA, RAQUEL, RUTE, MIRIÃ, ÉSTER E OUTRAS... MULHERES QUE NOS DEIXARAM EXEMPLO DE VIDA. MIRIÃ É UMA DELAS QUE NOS MOSTRA UM PERFIL DE MULHER VIRTUOSA EM TODA A SUA VIDA.ELA RECEBEU O HONROSO TÍTULO DE PROFETISA POR SUA CORAGEM E GARRA. O SEGREDO DO SUCESSO DESTA JOVEM ESTA EM PROVÉRBIOS DE SALOMÃO 22:6: “ENSINA-A A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E, AINDA QUANDO FOR VELHO, NÃO SE DESVIARÁ DELE”. SEUS PAIS ANRÃO E JOQUEBEDE SOUBERAM INSTRUÍ-LA NOS CAMINHOS DO SENHOR.
A SEGUIR VEJAMOS ALGUMAS QUALIDADES DE UMA MULHER VIRTUOSA:SÁBIA:A MULHER VIRTUOSA É SÁBIA EM TODOS OS SEUS CAMINHOS, É SÁBIA COM SUA FAMÍLIA, COM SEU ESPOSO .MIRIÃ FOI UMA MENINA QUE MOSTROU CORAGEM, FOI FIEL, TEMENTE, VIGILANTE E ACIMA DE TUDO SÁBIA. ELA TEVE UMA GRANDE VIRTUDE TAMBÉM, UMA MULHER DE INICIATIVA, E POR CONTA DISTO, SEMPRE SE SAIU BEM EM TUDO O QUE IRIA FAZER.
VIGILANTE:I TIMÓTEO 3.2 E AP 3:2. QUANDO NÃO PÔDE MAIS ESCONDER SEU FILHO MOISÉS, JOQUEBEDE O COLOCOU EM UM CESTO DE JUNCOS E O LANÇOU NO RIO. MIRIÃ NÃO SE CONFORMOU COM A SITUAÇÃO, E PROSTOU - SE DE LONGE PARA VER O QUE HAVERIA DE ACONTECER. ELA CONFIOU NO DEUS DE SEUS PAIS, SABIA QUE ELE FARIA ALGUMA COISA EM FAVOR DO IRMÃOZINHO.ELA FOI SÁBIA INTERVINDO JUNTO A PRINCESA QUANDO ENCONTROU O MENINO: IREI CHAMAR UMA AMA DAS HEBRÉIAS PARA QUE CRIE ESTE MENINO PARA TI E FOI O QUE ACONTECEU. DEVEMOS ORAR E PEDIR A DEUS QUE ILUMINE NOSSOS CORAÇÕES COM PALAVRAS SÁBIAS. HÁ NA BÍBLIA 246 VEZES A PALAVRA SABEDORIA. O PRÓPRIO SALOMÃO DECLARA ISTO. SE ELA TAMBÉM NÃO FOSSE VIGILANTE, NÃO TERIA OPINADO SOBRE O DESTINO DE MOISÉS.INICIATIVA:A MULHER VIRTUOSA DEVE TER INICIATIVA. MIRIÃ NOS DIVERSOS EPISÓDIOS DA BÍBLIA TEVE INICIATIVA, E VEMOS ISTO CLARAMENTE ONDE ELA PROVIDENCIOU UMA HEBRÉIA (SUA MÃE) PARA TOMAR CONTA DO BEBÊ.ASSIM DEVEMOS SER, NÃO MEDIR ESFORÇOS PARA RESOLVER UMA CAUSA, TER INICIATIVA NOS VÁRIOS ASPECTOS DE NOSSA VIDA, SEJA PARA GANHAR ALMAS, TRABALHAR NA OBRA, AJUDAR NAS ECONOMIAS DA CASA, DEFENDER OS SEUS,ETC.
ESPÍRITO VOLUNTÁRIO:
ALÉM DISTO, A MULHER VIRTUOSA DEVE TER O CORAÇÃO VOLUNTÁRIO. MIRIÃ NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA AJUDAR QUEM DELA NECESSITAVA, COMO FOI O CASO DO SEU IRMÃOZINHO. A MULHER VIRTUOSA DEVE TER O SEU ESPÍRITO VOLTADO PARA AJUDAR, PARA SOCORRER, AUXILIAR, NÃO IMPORTANDO-SE COM QUEM QUER QUE SEJA, OU PARA QUEM SEJA.A VIDA DE MIRIÂ FALA MUITO PARA AS MULHERES. ELA ERA CHEIA DO ESPÍRITO, MAIS ISTO NÃO A IMPEDIA DE VIVER UMA VIDA NORMAL, TRABALHAVA, AJUDAVA OS SEUS, E O SEU ESFORÇO TEVE A RECOMPENSA AO VER O VASO DE BÊNÇÃOS QUE SEU IRMÃO MOISÉS SE TORNOU. JÁ DE IDADE, FRENTE AO MAR, DO LADO DAS MONTANHAS, ATRÁS FARAÓ, DEUS DEU-LHES A VITÓRIA AO MOISÉS TOCAR NAS ÁGUAS E O MAR SE ABRIR. QUANDO TEMOS A VIGILÂNCIA, A SABEDORIA E A INICIATIVA COLHEMOS, OS FRUTOS DE NOSSA PERSEVERANÇA COMO MIRIÃ COLHEU. ELA DANÇOU E CANTOU LOUVANDO A DEUS PELA VITÓRIA. ISTO RETRATA QUE NÃO IMPORTA A IDADE PARA FAZERMOS ALGO PARA DEUS, E QUE NEM DEVEMOS NOS ABATER PELO CANSAÇO, DEVEMOS ORAR E ESPERAR PELA VITÓRIA EMBORA ELA DEMORE A VIR.

11 – NADABE E ABIÚ – FILHOS DE ARÃO, QUE FORAM MORTOS PELO FOGO DO CÉU. NA PRESUNÇÃO, ELES OFERECERAM INCENSO A DEUS COM UM FOGO ESTRANHO, EM VEZ DO SEU ALTAR.
NADABE, ABIÚ E A NOVA ALIANÇA:
DEPOIS DE LIVRAR OS ISRAELITAS DA ESCRAVIDÃO NO EGITO, MOISÉS (MANDADO POR DEUS) TROUXE-OS AO MONTE SINAI. AQUI, DEUS FALOU DA MONTANHA AO POVO TODO, E DEU OS DEZ MANDAMENTOS, QUE ELE MAIS TARDE INSCREVEU EM DUAS TÁBUAS DE PEDRA (DEUTERONÔMIO 5.1-22). ESTA, TAMBÉM, É A MONTANHA EM QUE MOISÉS SUBIU PARA RECEBER O RESTO DA LEI DE DEUS PARA ISRAEL. INCLUÍDAS NESTA LEI HAVIA PROVISÕES PARA O SACERDÓCIO:
“FAZE TAMBÉM VIR PARA JUNTO DE TI ARAÃO, TEU IRMÃO, E SEUS FILHOS COM ELE, DENTRE OS FILHOS DE ISRAEL, PARA ME OFICIAREM COMO SACERDOTES, A SABER, ARAÃO E SEUS FILHOS NADABE, ABIÚ, ELEAZAR E ITAMAR” (ÊXODO 28.1).
DE ACORDO COM A ALIANÇA QUE DEUS FEZ COM OS ISRAELITAS, E A LEI QUE ELE LHES ENTREGOU, ARAÃO E SEUS DESCENDENTES MASCULINOS SERIAM SACERDOTES DE DEUS ENQUANTO DURASSE AQUELA ALIANÇA (ÊXODO 29.9). O TRABALHO DO SACERDOTE INCLUÍA: OFERECER SACRIFÍCIOS, MANUTENÇÃO DAS LÂMPADAS, PÃO E INCENSO NO SANTUÁRIO, E ENSINAR A LEI DE DEUS AO RESTO DO POVO.
ENQUANTO O POVO AINDA ESTAVA NO SINAI, O TABERNÁCULO (O TEMPLO MÓVEL) FOI ERIGIDO, E ARAÃO E SEUS FILHOS FORAM CONSAGRADOS COMO SACERDOTES. NÃO MUITO TEMPO DEPOIS QUE ELES COMEÇARAM A SERVIR COMO SACERDOTES, APARECE UM EVENTO PERTURBADOR: NADABE E ABIÚ, FILHOS DE ARAÃO, TOMARAM CADA UM O SEU INCENSÁRIO, E PUSERAM NELES FOGO, E SOBRE ESTE, INCENSO, E TROUXERAM FOGO ESTRANHO PERANTE A FACE DO SENHOR, O QUE LHES NÃO ORDENARA. ENTÃO, SAIU FOGO DE DIANTE DO SENHOR, E OS CONSUMIU; E MORRERAM PERANTE O SENHOR” (LEVÍTICO 10.1-2).
AQUI ESTAVAM DOIS DOS HOMENS A QUEM DEUS HAVIA CONSAGRADO PARA SERVI-LO COMO SACERDOTES, APARENTEMENTE VINDO PARA O SEU TRABALHO, E ELE MATOU-OS INSTANTANEAMENTE. O QUE ELES ESTAVAM FAZENDO DE ERRADO? ELES ESTAVAM OFERECENDO ALGO QUE DEUS NÃO LHES TINHA MANDADO OFERECER. OBSERVEMOS: ELES NÃO ESTAVAM OFERECENDO NADA QUE DEUS TIVESSE EXPLICITAMENTE PROIBIDO. ELES ESTAVAM MERAMENTE OFERECENDO O FOGO QUE DEUS NÃO LHES TINHA MANDADO OFERECER. ELES ESTAVAM SENDO PRESUNÇOSOS, TRAZENDO ADORAÇÃO A DEUS QUE ELE NÃO TINHA AUTORIZADO. “E FALOU MOISÉS A ARAÃO: ISTO É O QUE O SENHOR DISSE: MOSTRAREI A MINHA SANTIDADE NAQUELES QUE SE CHEGUEM A MIM E SEREI GLORIFICADO DIANTE DE TODO O POVO. PORÉM ARAÃO SE CALOU” (LEVÍTICO 10:3). AO OFERECEREM ADORAÇÃO QUE DEUS NÃO TINHA AUTORIZADO, NADABE E ABIÚ ESTAVAM DEIXANDO DE CONSIDERAR DEUS SANTO. ADORAÇÃO PRESUNÇOSA NÃO GLORIFICA A DEUS, E NÃO É ACEITA POR ELE.

A EPÍSTOLA AOS HEBREUS DO NOVO TESTAMENTO COMPARA E CONTRASTA A VELHA ALIANÇA COM A NOVA ALIANÇA EM JESUS CRISTO. O PRIMEIRO CAPÍTULO DESTA EPÍSTOLA COMPARA O FILHO DE DEUS COM ANJOS, QUE ERAM OS MENSAGEIROS DO VELHO TESTAMENTO. É CLARAMENTE DEMONSTRADO , USANDO AS ESCRITURAS DO VELHO TESTAMENTO, QUE CRISTO, O MENSAGEIRO DA NOVA ALIANÇA, É MUITÍSSIMO MAIOR DO QUE OS ANJOS.

PODEMOS TIRAR A SEGUINTE CONCLUSÃO NO COMEÇO DO SEGUNDO CAPÍTULO:

“POR ESTA RAZÃO, IMPORTA QUE NOS APEGUEMOS, COM MAIS FIRMEZA, ÀS VERDADES OUVIDAS, PARA QUE DELAS JAMAIS NOS DESVIEMOS. SE, POIS, SE TORNOU FIRME A PALAVRA FALADA POR MEIO DE ANJOS, E TODA TRANSGRESSÃO OU DESOBEDIÊNCIA RECEBEU JUSTO CASTIGO, COMO ESCAPAREMOS NÓS, SE NEGLIGENCIARMOS TÃO GRANDE SALVAÇÃO? A QUAL, TENDO SIDO ANUNCIADA INICIALMENTE PELO SENHOR, FOI-NOS DEPOIS CONFIRMADA PELOS QUE A OUVIRAM; DANDO DEUS TESTEMUNHO JUNTAMENTE COM ELES, POR SINAIS, PRODÍGIOS E VÁRIOS MILAGRES E POR DISTRIBUIÇÕES DO ESPÍRITO SANTO, SEGUNDO A SUA VONTADE” (HEBREUS 2.1-4).

A GRANDEZA DO MENSAGEIRO É UM INDICADOR DA IMPORTÂNCIA DA MENSAGEM. QUANDO DEUS NOS ENTREGA UMA VITAL MENSAGEM, O QUE DEVERÍAMOS ESPERAR SE DEIXARMOS DE DAR ATENÇÃO A ELA?

A EPÍSTOLA AOS HEBREUS CONTINUA NESTE ESTILO, MOSTRANDO CLARAMENTE QUE, PONTO POR PONTO, A NOVA ALIANÇA É MAIOR DO QUE A VELHA. QUANDO O LIVRO CHEGA PERTO DE SUA CONCLUSÃO, O APARECIMENTO DE DEUS AOS ISRAELITAS NO MONTE SINAI É COMPARADO A JESUS IMPERANDO DESDE O MONTE SIÃO CELESTIAL (12.18-24).

A LIÇÃO QUE PODEMOS TIRAR É:
“TENDE CUIDADO, NÃO RECUSEIS AO QUE FALA. POIS, SE NÃO ESCAPARAM AQUELES QUE SE RECUSARAM OUVIR QUEM, DIVINAMENTE, OS ADVERTIA SOBRE A TERRA, MUITO MENOS NÓS, OS QUE NOS DESVIAMOS DAQUELE QUE DOS CÉUS NOS ADVERTE, AQUELE, CUJA VOZ ABALOU, ENTÃO, A TERRA; AGORA, PORÉM, ELE PROMETE, DIZENDO: ‘AINDA UMA VEZ POR TODAS FAREI ABALAR NÃO SÓ A TERRA, MAS TAMBÉM O CÉU” (HEBREUS 12.25-26).
MAIS UMA VEZ, A PRÓPRIA MAGNIFICÊNCIA DA ALIANÇA DEVERÁ DIZER-NOS QUÃO IMPORTANTE É SER OBEDIENTE ÀS ESTIPULAÇÕES DA ALIANÇA:

“POR ISSO, RECEBENDO NÓS UM REINO INABALÁVEL, RETENHAMOS A GRAÇA, PELA QUAL SIRVAMOS A DEUS DE MODO AGRADÁVEL, COM REVERÊNCIA E SANTO TEMOR; PORQUE O NOSSO DEUS É FOGO CONSUMIDOR” (HEBREUS 12.28-29).
DEUS AINDA É EXATAMENTE TÃO SANTO COMO ELE ERA NO TEMPO DE NADABE E ABIÚ, E É OBRIGAÇÃO DAQUELES QUE O ADORARÃO TRATÁ-LO CONVENIENTEMENTE.

12 – BEZALEEL E AOLIABE:
BEZALEEL – FOI UM ARTÍFICE PREPARADO PELO SENHOR PARA EXECUTAR AS OBRAS DE ARTENA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO, NA PEREGRINAÇÃO DO DESERTO. FILHO DE URI, FILHO DE HUR, DA TRIBO DE JUDÁ, CHEIO DO ESPÍRITO DE DEUS, DE HABILIDADE, DE INTELIGÊNCIA, E DE CONHECIMENTO, EM TODO O ARTIFÍCIO.
AOLIABE – FILHO DE AISAMAQUE, DA TRIBO DE DÃ. UM ARTÍFICE QUE TRABALHOU NA FEITURA DOS ORNAMENTOS DO TABERNÁCULO.

13 – POTÍFERA – UM SACERDOTE DE OM, E PAI DE AZANATE, MULHER DE JOSÉ.

14 – CORÉ – LEVITA. O LEVITA CORÉ, FILHO DE IMNÁ, E GUARDA DA PORTA ORIENTAL, ESTAVA ENCARREGADO DAS OFERTAS VOLUNTÁRIAS QUE SE FAZIAM A DEUS, PARA DISTRIBUIR AS OFERTAS DO SENHOR E AS COISAS SANTAS.E DEBAIXO DAS SUAS ORDENS ESTAVAM EDEM, MINIAMIM, JESUÁ, SEMAÍAS, AMARIAS E SECANIAS, NAS CIDADES DOS SACERDOTES, PARA FAZEREM COM FIDELIDADE A DISTRIBUIÇÃO A SEUS IRMÃOS, SEGUNDO AS SUAS TURMAS, TANTO AOS PEQUENOS COMO AOS GRANDES,EXCETO OS QUE ESTAVAM CONTADOS PELAS GENEALOGIAS, VARÕES DA IDADE DE TRÊS ANOS PARA CIMA, TODOS OS QUE ENTRAVAM NA CASA DO SENHOR, PARA O SEU SERVIÇO DIÁRIO NOS SEUS CARGOS SEGUNDO AS SUAS TURMAS.





15 – BALAQUE – REI DE MAOBE, FILHO DE ZIPOR. O REI DE MAOBE CHAMOU BALAÃO PARA AMALDIÇOAR ISRAEL, POIS TEMEU MUITO DIANTE DE ISRAEL, POIS ERA MUITO NOMEROSO. (NÚMEROS 22.1-20).

16 – RAABE – FOI UMA PROSTITUTA DE JERICÓ, QUE OCULTOU OS ESPIAS QUE TINHAM SIDO MANDADOS POR JOSUÉ. POR ESTE ATO SUA VIDA FOI POUPADA, QUANDO A CIDADE FOI CONQUISTADA. ELA CASOU COM SALMON (MATEUS 1.5), UM PRÍNCIPE DE JUDÁ E DELA DESCENDEU DAVI E JESUS. O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS ENGRANDECE A SUA FÉ: HEBREUS 11.31 “PELA FÉ, RAABE, A MERETRIZ, NÃO FOI DESTRUÍDA COM OS DESOBEDIENTES, PORQUE ACOLHEU COM PAZ AOS ESPIAS”. TIAGO TAMBÉM MENCIONOU A FÉ DE RAABE, COMO EXEMPLO QUE PRODUZ BOAS OBRAS. TIAGO 2.25: “DE IGUAL MODO, NÃO FOI TAMBÉM JUSTIFICADA POR OBRAS AMERETRIZ RAABE, QUANDO ACOLHEU OS EMISSÁRIOS E OS FEZ PARTIR POR OUTRO CAMINHO?”.

17 – ACÃ – PERTURBADO. HOMEM DA TRIBO DE JUDÁ. NA DESTRUIÇÃO DA CIDADE DE JERICÓ POR JOSUÉ, ACÃ TIROU PARTE DO DESPOJO E ESCONDEU-O, PELO QUE ELE E SUA FAMÍLIA FORAM APEDREJADOS E MORTOS. POR ISTO TEVE AQUELE LUGAR, ONDE FOI REALIZADO O CASTIGO, O NOME DE ACOR. (JOSUÉ, 7.1-20).

18 – ADONIZEDEQUE – FOI REI DE JERUSALÉM NO TEMPO DA CONQUISTA DE CANAÃ. ELE FOI DERROTADO COM SEUS QUATRO ALIADOS E ESCONDEU-SE COM ELES EM UMA COVA, DE ONDE JOSUÉ ORDENOU RETIRÁ-LOS E MATÁ-LOS.

19 – JABIM I – FOI REI DE HAZOR. COM RECEIO DE JOSUÉ, QUE JÁ TINHA SUBJUGADO O SUL DE CANAÃ, ELE FORMOU UMA ALIANÇA TANTO OFENSIVA COMO DEFENSIVA COM OUTROS REIS DO NORTE, ENTRE O JORDÃO E O MEDITERRÂNEO. JOSUÉ DERROTOU EM MEROM OS ALIADOS, E PERSIGUIU-OS ATÉ À GRANDE SIDOM AO VALE DE MISPA. HAZOR FOI TOMADA E JABIM MORTO.

20 – JABIM II – FOI REI DE HAZOR. JABIM II OPRIMIU OS ISRAELITAS PELO ESPAÇO DE VINTE ANOS, ATÉ QUE SÍSERA, SEU GENERAL, FOI DERROTADO POR BARAQUE E DÉBORA, NAS FRALDAS DO MONTE TABOR. JABIM II FOI TAMBÉM REI DE CANAÃ (JUÍZES 4.1-2).

21 – GIDEÃO - ERA FILHO DE JOÁS, DA TRIBO DE MANASSÉS; TAMBÉM FOI CHAMADO JERUBAAL E JERUBOSETE. HABITAVA NA CIDADE DE OFRA, E FOI ESCOLHIDO POR DEUS DE UM MODO MUITO EXTRAORDINÁRIO PARA LIBERTAR OS ISRAELITAS DO JUGO DOS MIDIANITAS, SOB O DOMÍNIO DOS QUAIS ISRAEL TINHA SOFRIDO PELO ESPAÇO DE SETE ANOS. SENDO CRUÉIS, DESTRUÍAM TODOS OS ANOS OS PRODUTOS DA TERRA DE CANAÃ, COM EXCEÇÃO DOS QUE PODIAM SER ESCONDIDOS NOS RETIROS FORTIFICADOS DAS MONTANHAS. GIDEÃO USOU UM BOM ESTRATAGEMA PARA LANÇAR A CONSTERNAÇÃO NOS ARRAIAIS DE UM GRANDE EXÉRCITO INDISCIPLINADO: O BRILHO DOS FACHOS, O RESSONANTE ALARIDO DOS ISRAELITAS, E O TOQUE DAS TREZENTAS TROMBETAS POR ENTRE OS MONTES, TUDO ISSO ORIGINOU PÂNICO, QUE CULMINOU COM A DERROTA DOS MIDIANITAS. GIDEÃO FOI O SÉTIMO JUIZ DE ISRAEL, QUE JULGOU OS ISRAELITAS PELO ESPAÇO DE 50 ANOS. RECUSOU SER REI DE ISRAEL. INFELIZMENTE ELE DEIXOU-SE CAIR NA IDOLATRIA, MANDANDO FAZER UMA ESTOLA, “A QUAL VEIO A SER UM LAÇO A GIDEÃO E À SUA CASA”.

GIDEÃO FOI O JUIZ QUE LIBERTOU OS FILHOS DE ISRAEL DOS MIDIANITAS. OS MIDIANITAS ERAM POVOS NÔMADES ÁRABES DOS DESERTOS DA SÍRIA E DA ARÁBIA. ESSE POVO OPRIMIA ISRAEL ROUBANDO SUAS COLHEITAS E TAMBÉM SEUS ANIMAIS. ELES TINHAM INVADIDO A PARTE CENTRAL DA PALESTINA. EM UM DE SEUS ATAQUES ELES MATARAM OS IRMÃOS DE GIDEÃO, EM TABOR. FOI ENTÃO QUE GIDEÃO RECEBEU UMA EXPERIÊNCIA COM DEUS, ONDE O ANJO DO SENHOR O CHAMOU, PARA FAZER DELE O LIBERTADOR DE ISRAEL.
DEUS ORDENOU-LHE QUE DERRUBASSE O ALTAR DE BAAL E ERGUESSE ALI UM ALTAR DEDICADO A YAHWEH. GIDEÃO REUNIU UMA PEQUENA FORÇA COM APENAS 300 HOMENS E SURPREENDEU OS MIDIANITAS SOB A ESCURIDÃO DA NOITE, LEVANDO-OS EM DIREÇÃO AO RIO JORDÃO, CAPTURANDO E MATANDO DOIS DOS PRÍNCIPES MIDIANITAS, OREBE E ZEEBE. CONTINUANDO A PERSEGUIÇÃO ATÉ AS MARGENS DO RIO JORDÃO, ALCANÇOU OS REIS MIDIANITAS ZEBA E SALMUNA E OS EXECUTOU.
CONSIDERADO UM HERÓI MILITAR, ISRAEL QUIS FAZER DELE UM REI, MAS SURPREENDENTEMENTE, GIDEÃO RECUSOU TAL OFERTA. A ÚNICA COISA QUE QUIS FOI OS BRINCOS DE OURO QUE HAVIA TOMADO COMO PARTE DOS DESPOJOS DE GUERRA. ISSO LHE FOI DADO E ELE FEZ COM ESSE MATERIAL UMA ESTOLA SACERDOTAL PARA HONRAR A YAHWEH. A ESTOLA ERA UM TIPO DE VESTE SACERDOTAL (JUÍZES 8:27). O SERVIÇO PRESTADO POR GIDEÃO FOI UM FATO MUITO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DE ISRAEL, ANTES DA MONARQUIA. GIDEAO FOI UM EXEMPLO DE SERVO HUMILDE E FIEL A DEUS.
AINDA AFIRMA A BÍBLIA, EM JUÍZES 8.30-32, QUE GIDEÃO TEVE 70 FILHOS LEGÍTIMOS, POIS TINHA VÁRIAS ESPOSAS, E TAMBÉM QUE SUA CONCUBINA LHE DEU UM FILHO CHAMADO ABIMELEQUE. O CHAMADO DE DEUS A GIDEÃO ESTÁ EM JUÍZES 6.11-24).

22 – SÍSERA – FOI GENERAL DO EXÉRTO DE JABIM, REI DE CANAÃ. SÍSERA TINHA SIDO DERROTADO POR BARAQUE E DÉBORA E FUGIA DO CAMPO DE BATALHA. CANSADO, PROCUROU ABRIGO NA TENDA DE JAEL, MULHER DE HÉBER E ESTA O MATOU, CRAVANDO-LHE UMA ESTACA NUMA DAS FONTES, ENQUANTO DORMIA. (JUÍZES 4.17-21).

23 – JOTÃO – O SENHOR É PERFEITO.
JOTÃO FOI O FILHO MAIS NOVO DE GIDEÃO, QUE ESCAPOU DA MORTANDADE OPERADA POR ABIMELEQUE, SEU IRMÃO, EM OFRA. QUANDO ABIMELEQUE FOI COROADO REI, PROFERIU JOTÃO A FAMOSA PARÁBOLA DAS ÁRVORES QUE ESCOLHERAM UM REI, QUERENDO COM ISSO DAR UM AVISO AOS HOMENS DE SIQUÉM, REFERINDO-SE QUE ABIMILEQUE NÃO SERIA UM BOM REI. COM MEDO, JOTÃO FUGIU PARA BEER A FIM DE SALVAR A SUA VIDA, E COM ESSA FUGA ACABA A SUA HISTÓRIA. (JUÍZES 9.7-21).

24 – NAÁS – FOI REI DOS AMONITAS. QUANDO CERCAVA JABES-GILEADE, DISSE AOS HABITANTES QUE FARIA ALIANÇA COM ELES, SOB A CONDIÇÃO DE LHES SER ARRANCADO O OLHO DIREITO OU FICAREM ESCRAVOS. “NAAS, O AMONITA, PÔS-SE EM CAMPANHA E COMBATEU CONTRA JABES, EM GALAAD. OS HABITANTES DE JABES DISSERAM-LHE: FAÇAMOS ALIANÇA, E NÓS TE SERVIREMOS”. “MAS NAAS, O AMONITA, RESPONDEU-LHES: SÓ FAREI ALIANÇA CONVOSCO COM A CONDIÇÃO DE VOS FURAR A TODOS O OLHO DIREITO, PARA IMPOR ASSIM UM OPRÓBRIO A TODO O ISRAEL” (I SAMUEL 11.1-2). O REI SAUL OS SALVOU, DERROTANDO NAÁS. SUPÕE-SE QUE FOI ESTE REI OU O SEU FILHO QUE PRESTOU A DAVI ALGUM SERVIÇO DE IMPORTÂNCIA (2 SM 10:2 “ENTÃO DISSE DAVI: USAREI DE BONDADE PARA COM HANUM, FILHO DE NAÁS, COMO SEU PAI USOU DE BONDADE PARA COMIGO”). ACONTECEU ISSO, PROVAVELMENTE, QUANDO DAVI ANDAVA ERRANTE POR CAUSA DE SAUL.

25 –NABAL – ERA UM HOMEM MUITO RICO QUE RESIDIA EM MAOM. ELE TINHA AS SUAS POSSESSÕES NO CARMELO. POSSUIA TRÊS MIL OVELHAS E MIL CABRAS. ELE ERA UM HOMEM DURO EM TODO O SEU TRATO. ELE ERA DA CASA DE CALEBE. ELE TINHA COMO ESPOSA ABIGAIL, MULHER SENSATA E FORMOSA. NABAL, HOMEM MUITO RICO EM REBANHOS E MANADAS; O REI DAVI, NAS SUAS VAGUEAÇÕES, PEDIU A NABAL QUE LHE MANDASSE PROVISÕES EM TROCA DA PROTEÇÃO DADA AOS SEUS PASTORES, MAS NABAL SE RECUSOU EM TERMOS INSULTANTES: 1 SM 25;10 “RESPONDEU NABAL AOS MOÇOS DE DAVI: QUEM É DAVI, E QUEM É O FILHO DE JESSÉ? MUITOS SERVOS HÁ QUE FOGEM DO SEU SENHOR”.
ABIGAIL, FORMOSA ESPOSA DE NABAL, TENDO OUVIDO FALAR DO PERIGO QUE SEU MARIDO CORRIA DEVIDO AO RESSENTIMENTO DE DAVI, ELA PRÓPRIA LEVOU AS PROVISÕES AO FORAGIDO. “ENTÃO ABIGAIL SE APRESSOU, E TOMOU DUZENTOS PÃES, E DOIS ODRES DE VINHO, E CINCO OVELHAS GUISADAS, E CINCO MEDIDAS DE TRIGO TOSTADO, E CEM CACHOS DE PASSAS, E DUZENTAS PASTAS DE FIGOS PASSADOS, E OS PÔS SOBRE JUMENTOS”. “E DISSE AOS SEUS MOÇOS: IDE ADIANTE DE MIM, EIS QUE VOS SEGUIREI DE PERTO. O QUE, PORÉM, NÃO DECLAROU A SEU MARIDO NABAL”. (1 SAMUEL 25.18-19). NESSA OCASIÃO, ESTAVA NABAL COM OUTROS EM ORGIA, SENDO GRANDE A SUA EMBRIAGUÊS. OUVINDO DEPOIS O QUE TINHA ACONTECIDO “SE AMORTECEU NELE O CORAÇÃO”, E PASSADOS DEZ DIAS, MORREU.

26 – IS-BOSETE – O PRIMEIRO NOME DE ISBOSTE FOI ESBAAL, COMO PODEMOS VER EM 1 CRÔNICAS 8.33: “NER GEROU A QUIS, QUIS GEROU A SAUL, SAUL GEROU A JÔNATAS, A MALQUISUA, A ABINADABE E A ESBAAL”. MAS A PALAVRA BAAL (MESTRE, SENHOR), INOFENSIVA EM SI MESMA, TORNOU-SE TÃO ASSOCIADA À IDOLATRIA, QUE OS NOMES QUE A CONTINHAM FORAM MODIFICADOS PELOS ESCRITORES POSTERIORES, SENDO A ÚLTIMA PARTE COMPONENTE SUBSTITUÍDA POR BOSETE (VERGONHA).
ASSIM MERIBAAL É IGUAL À MIFIBOSETE; E JERUBAAL É IGUAL A JERUBOSETE. ERA O FILHO MAIS NOVO DE SAUL, E SUCESSOR AO TRONO DE ISRAEL.
QUANDO SAUL MORREU, GENERAL ABNER, QUE ERA TAMBÉM O SEU PARENTE, USOU DE UMA ESTRATÉGIA QUE LEVOU IS-BOSETE RECONHECIDO COMO REI EM MANAIM POR UMA PARTE MUITO CONSIDERÁVEL DE ISRAEL, REINANDO DAVI EM HEBROM SOBRE JUDÁ. QUANDO IS-BOSETE SUBIU AO TRONO TINHA 40 ANOS DE IDADE. ELE REINOU EM PAZ POR DOIS ANOS, MAS DEPOIS VIERAM TEMPOS TORMENTOSOS. HAVIA CONSTANTES ESCARAMUÇAS ENTRE AS SUAS FORÇAS E AS DE DAVI, QUE ACABAVAM SOMENTE COM A SUA MORTE.
FOI A DEFECÇÃO DE ABNER, OFENDIDO POR CAUSA DE SUA FALSA ACUSAÇÃO, QUE PROVOCOU O ASSASSINATO DE IS-BOSETE, QUANDO ESTE DORMIA; E ASSIM SE EXTINGUIU A CASA DE SAUL, E SE ESTABELECEU FIRMEMENTE DAVI, REINANDO SOBRE TODO O POVO DE ISRAEL E JUDÁ.

27 – ABNER – FILHO DE NER, PRIMO DE SAUL E GENERAL DO EXÉRCITO DE SAUL. ABNER ERA PARA SAUL O QUE JOABE ERA PARA DAVI. (I SAMUEL 17.55-58) ABNER APRESENTOU DAVI, TRAZENDO A CABEÇA DE GOLIAS NA MÃO, AO REI SAUL.
ACOMPANHAVA SAUL EM PERSEGUINDO DAVI. ABNER CONSTITUIU REI A IS-BOSETE, FILHO DE SAUL, QUE FEZ ALIANÇA COM DAVI. FOI MORTO POR JOABE. FOI PRANTEADO POR DAVI, COMO “UM PRÍNCIPE E UM GRANDE”. (II SAMUEL 3.31-39).

28 – SEBA - SETE. FOI UM BENJAMITA QUE SE REVOLTOU CONTRA DAVI. EM 2 SAMUEL 20.1: “ENTÃO, SE ACHOU ALI, POR ACASO, UM HOMEM DE BELIAL, CUJO NOME ERA SEBA, FILHO DE BICRI, HOMEM DE BENJAMIM, O QUAL TOCOU A TROMBETA E DISSE: NÃO FAZEMOS PARTE EM DAVI, NEM TEMOS HERANÇA NO FILHO DE JESSÉ; CADA UM PARA SUAS TENDAS, Ó ISRAEL”.

29 – BARZILAI – INDIVÍDUO GILEADITA. FOI HOMEM ABASTADO. ELE PROTEGEU DAVI QUANDO ESTE FUGIA DO SEU REBELDE FILHO ABSALÃO. MAIS TARDE, QUANDO A REVOLTA FOI DOMINADA, DAVI QUERIA QUE BARZILAI FOSSE ESTABELECER A SUA RESIDÊNCIA NA CORTE, MAS ELE DESCULPOU-SE POR SUA IDADE AVANÇADA, E MANDOU EM SEU LUGAR SEU FILHO QUIMÃ PARA JERUSALÉM. A GRATIDÃO DE DAVI PARA COM ESTE SEU FIEL SÚDITO NUNCA SE DESVANECEU, E NAS SUAS ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES A SALOMÃO, ELE PEDIU QUE CONTINUASSE AMIGO DA FAMÍLIA DE BARZILAI. (II SAMUEL 19.31-39).

30 – ARAÚNA – CHAMAVA-SE TAMBÉM ORNÃ. ELE FOI UM JEBUSEU, A QUEM DAVI COMPROU UMA EIRA, PARA EDIFICAR UM ALTAR PARA O SENHOR. ARAÚNA ERA JEBUSEU CONVERTIDO E OFERECEU GRATUITAMENTE OS BOIS PARA O HOLOCAUSTO E SUA EIRA, PORÉM DAVI RECUSOU, PAGANDO-LHE 50 SICLOS DE PRATA, CONSTRUINDO UM ALTAR PARA O SENHOR, ONDE OFERECEU SACRIFÍCIOS PELA REVELAÇÃO. A RESPONSABILIDADE DA CONSTRUÇÃO DO TEMPLO PASSOU PARA O REI SALOMÃO. NESSE LUGAR, CHAMADO TAMBÉM MONTE MORIÁ, FOI AONDE ABRAÃO IA SACRIFICAE O SEU FILHO.

02) RELATE TUDO QUE PUDER A RESPEITO DOS SEGUINTES LUGARES BÍBLICOS, ENFATIZANDO O QUE DE MAIS IMPORTANTE E ESPECIAL ACONTECEU EM CADA UM DELES NO ANTIGO TESTAMENTO.
RESP.

01 – MACPELA – O CAMPO E A COVA DE HEBROM, QUE ABRAÃO COMPROU, E NELE FORAM COLOCADOS OS RESTOS MORTAIS DE ABRAÃO, SARA, ISAQUE, REBECA, LIA E JACÓ.
ABRAÃO MORRE EM BOA VELHICE E ISAQUE E ISMAEL O SEPULTOU EM MACPELA EM HEBROM, (GÊNESEIS 25.8-9) “E ABRAÃO EXPIROU E MORREU EM BOA VELHICE, VELHO E FARTO DE DIAS; E FOI CONGREGADO AO SEU POVO. E SEPULTARAM-NO ISAQUE E ISMAEL, SEUS FILHOS, NA COVA DE MACPELA, NO CAMPO DE EFROM, FILHO DE ZOAR, HETEU, QUE ESTAVA EM FRENTE DE MANRE”.
HOJE, NESTE MESMO SÍTIO ESTÁ UMA MESQUITA, QUE É UM DOS QUATROS SANTUÁRIOS DO MUNDO MAOMETANO.

02 – QUIRIATE-JEARIM – É UMA CIDADE GIBEONITA, NOS LIMITES DE JUDÁ E BENJAMIM, E QUE FOI CEDIDA A JUDÁ. JOSUÉ 9.17: POIS, PARTIRAM OS FILHOS DE ISRAEL E AO TERCEIRO DIA CHEGARAM ÀS CIDADES DELES: GIBEÃO, CEFIRA, BEEROTE E QUIRIATE-JEARIM”.
O LUGAR ONDE A ARCA DO SENHOR FOI CONSERVADA POR 20 ANOS. 1SM 6.21: “ENVIARAM, POIS, MENSAGEIROS AOS HABITANTES DE QUIRIATE-JEARIM, DIZENDO: OS FILISTEUS DEVOLVERAM A ARCA DO SENHOR; DESCEI, POIS, E FAZEI-A SUBIR PARA VÓS OUTROS”. FOI REOCUPADA APÓS O CATIVEIRO, SENDO A RESIDÊNCIA DO PROFETA URIAS. JEREMIAS. 26.20 “TAMBÉM HOUVE OUTRO HOMEM QUE PROFETIZAVA EM NOME DO SENHOR: URIAS, FILHO DE SEMAÍAS, DE QUIRIATE-JEARIM, QUE PROFETIZOU CONTRA ESTA CIDADE, E CONTRA ESTA TERRA, CONFORME TODAS AS PALAVRAS DE JEREMIAS”. DEVIDO URIAS TER REFORÇADO OS AVISOS DE JEREMIAS, FOI CRUELMENTE ASSASSINADO PELO REI JEOAQUIM. (JEREMIAS 26.21-23).

03 – EZIOM-GEBER – UMA CIDADE NA EXTREMIDADE NORTE DO GOLFO DE AQABAH, O BRAÇO ORIENTAL DO MAR VERMELHO. É PELA PRIMEIRA VEZ MENCIONADA NA BÍBLIA COMO UM DOS LOCAIS ONDE OS ISRAELITAS ACAMPARAM DURANTE AS SUAS VAGUEAÇÕES NO DESERTO (NÚMEROS 33.35-36; DEUTERONÔMIO 2.8). TORNOU-SE CONHECIDA COMO PORTO DURANTE O PERÍODO DA MONARQUIA HEBRAICA; SALOMÃO FEZ DELA A CIDADE-PORTO DE ONDE SAÍRAM AS EXPEDIÇÕES PARA OFIR (1REIS 9.26; 2CRÔNICAS 8.17). JOSAFÁ TENTOU FAZER REVIVER ESTAS EXPEDIÇÕES, MAS OS SEUS NAVIOS FORAM DESTRUÍDOS POR UMA TEMPESTADE EM EZIOM-GEBER (1REIS 22:49). POR CAUSA DESTE DESASTRE, ELE DESISTIU DE TODAS AS TENTATIVAS DE RECONSTRUÇÃO DA SUA FROTA, EMBORA ACAZIAS, FILHO DE ACABE, SE TIVESSE OFERECIDO PARA O AJUDAR (1REIS 22:50; 2CRÔNICAS 20:36, 37). QUANDO DA SUA REVOLTA CONTRA JORÃO, EDOM, O FILHO DE JOSAFÁ, CONSEGUIU A SUA INDEPENDÊNCIA E O DOMÍNIO DE JUDÁ SOBRE EZIOM-GEBER TEMPORARIAMENTE. MAS AMAZIAS DERROTOU OS EDOMITAS, RECUPERANDO NOVAMENTE O CONTROLE SOBRE ESTA ÁREA. O SEU FILHO UZIAS CONSTRUIU ELATE, APARENTEMENTE A CIDADE GÉMEA DE EZIOM-GEBER, SITUANDO-SE A ESTA CIDADE (2REIS 14:7; 2REIS 14:22; 2CRÔNICAS 25:11; 12; 2CRÔNICAS 26:1-2). A PARTIR DAÍ, EZIOM-GEBER NÃO VOLTA A SER MENCIONADA EM REGISTOS HISTÓRICOS. É PROVÁVEL QUE TENHA VOLTADO ÀS MÃOS DOS EDOMITAS. QUANDO OS NABATEUS ÁRABES TOMARAM O LUGAR DOS EDOMITAS, A CIDADE DE EZIOM-GEBER PASSOU A SER UMA POSSESSÃO NABATEIA.

04 – HEBRON –
É UMA CIDADE DAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO. PRIMEIRO, ERA CHAMADA DE QUIRIOTE-ARBA, PERTO DA QUAL ESTAVAM OS CARVALHAIS DE MANRE. ELA ESTÁ SITUADA CERCA DE 29 KM AO SUL DE JERUSALÉM, NUM VALE ABERTO. ERA A RESIDÊNCIA PREDILETA DE ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ, E ALI ESTAVA A SEPULTURA DA FAMÍLIA.
A CAVERNA QUE ABRAÃO COMPROU, AINDA SE ENCONTRA, NESSE LOCAL, CERCADA PELAS PAREDES DE UMA MESQUITA.HEBROM FOI CONQUISTADA AOS CANANEUS POR JOSUÉ, E DADA A CALEBE. DEPOIS FOI CEDIDA À JUDÁ, AOS SACERDOTES E COATITAS, E DELA SE FEZ UMA CIDADE DE REFÚGIO. FOI EM HEBROM QUE DAVI ESTABELECEU SEU GOVERNO QUANDO FOI UNGIDO REI DE JUDÁ E REINOU NESSA CIDADE POR SETE ANOS E MEIO. ABNER FOI SEPULTADO EM HEBROM, COMO FOI TAMBÉM A CABEÇA DE IS-BOSETE. ESSE LUGAR FOI O CENTRO DA REVOLTA DE ABSALÃO, SENDO DEPOIS FORTIFICADA PELO REI ROBOÃO. OS JUDEUS, QUANDO VOLTARAM DO CATIVEIRO, REEDIFICARAM E OCUPARAM A CIDADE. HEBRON, CIDADE DE ABRAÃO DE ONDE DERIVA O NOME DO POVO HEBREU.

05 – QUEILA –
SEU NOME AGORA É KILA. FICA CERCA DE ONZE QUILÔMETROS À NOROESTE DE HEBROM. UMA CIDADE DE JUDÁ, QUE CAÍU EM PODER DOS FILISTEUS E FOI LIBERTADA POR DAVI; MAS OS SEUS HABITANTES ESTAVAM RESOLVIDOS A ENTREGAR O LIBERTADOR A SAUL. FOI REOCUPADA DEPOIS DA VOLTA DO CATIVEIRO. NEEMIAS 3.17-18: “DEPOIS DELE REPARARAM OS LEVITAIS, REUM, FILHO DE BANI, E, AO SEU LADO HASABIAS, MAIORAL DA METADE DO DISTRITO DE QUEILA. DEPOIS DELE REPARARAM SEUS IRMÃOS: BAVAI, FILHO DE HENADADE, MAIORAL DA OUTRA METADE DO DISTRITO DE QUEILA”.

06 – ZEBOIN – UMA DAS CIDADES DA PLANÍCE QUE FOI DESTRUIDA COM SODOMA E GOMORRA.

07 – UR – “UR DOS CALDEUS” É UMA CIDADE MENCIONADA NA BÍBLIA COMO SENDO A TERRA DE TERÁ, PAI DE ABRAÃO; DALI EMIGROU PARA CANAÃ, COM ABRÃO, LÓ E SARA. (GENESIS 11.31).

08 – JABOQUE –
RIO QUE NASCE NO PLATÔ ORIENTAL DAS MONTANHAS DE GILEADE. FORMAVA UM DOS LIMITES DA TERRA DOS FILHOS DE AMOM. NA SUA MARGEM DO SUL HOUVE A ENTREVISTA ENTRE JACÓ E ESAÚ. E FOI PERTO DO VALE DE JABOQUE QUE JACÓ LUTOU COM O ANJO. (GENESIS 32.22-31).
ESSE VALE MUDOU SEU NOME PARA PENIEL SIGNIFICANDO VI A DEUS FACE A FACE E A MINHA VIDA FOI SALVA.

09 – SEIR –
É UMA CORDILHEIRA QUE SE ESTENDE DESDE O SUL DO MAR MORTO ATÉ O BRAÇO ORIENTAL DO MAR VERMELHO, EM EZIOM-GEBER. ELA TEM 160 KM DE CUMPRIMENTO POR 32 KM DE LARGURA. AS SUAS RAMPAS E VALES FORAM PRIMITIVAMENTE HABITADAS PELOS HOREUS. O MONTE SEIR FOI EVITADO PELOS ISRAELITAS, NA SUA PEREGRINAÇÃO PARA A TERRA PROMETIDA.
AS DUAS NAÇÕES ESTIVERAM AQUI EM CONFLITO. 1CRÔNICAS 4. 42 “TAMBÉM DELES, DOS FILHOS DE SIMEÃO, QUINHENTOS HOMENS, TENDO POR CAPITÃES A PELATIAS, NEARIAS, REFAÍAS E UZIEL, FILHOS DE ISI, INVADIRAM A REGIÃO MONTANHOSA DE SEIR”.

10 – MIDIÃ –
LOCAL PARA ONDE MOISÉS FUGIU APÓS TER MATADO UM EGIPCIO. CASOU-SE COM SUA ESPOSA ZIPORA E TIVERAM UM FILHO CHAMADO GERSON, NESSA REGIÃO MOISÉS FOI PASTOR DE OVELHAS DO SEU SOGRO JETRO. MOISÉS VIVEU DURANTE 40 (QUARENTA) ANOS NESSA REGIÃO, ATÉ SER CHAMADO POR DEUS PARA VOLTAR AO EGITO. (ÊXODO 2.15-24). ESSA CIDADE ESTAVA SITUADA NA PRAIA ÁRABE DO GOLFO ARÁBICO. OS MIDIANITAS CAÍRAM NA IDOLATRIA E IMORALIDADE, EXERCENDO UMA PÉSSIMA INFLUÊNCIA NOS FILHOS DE ISRAEL. NO TEMPO EM QUE AS TRIBOS CANANÉIAS CONSTITUÍAM UM POVO DETESTADO, PUDERAM OS MIDIANITAS, DIZENDO-SE CONSANGUÍNEOS DOS ISRAELITAS, CONVIVER COM ESTES, E MAIS PRONTAMENTE AFASTÁ-LOS DA SUA OBEDIÊNCIA AO SENHOR. EM CONSEQUÊNCIA DISTO FOI, POR ORDEM DE MOISÉS, SUSTENTADA UMA GUERRA CONTRA MIDIÃ. PASSADOS ANOS, ELES RESTABELECERAM-SE DESTE GOLPE E TORNARAM-SE OS CRUÉIS OPRESSORES DO POVO DE ISRAEL, DEVASTANDO AS SUAS SEARAS ATÉ GAZA NA COSTA DO MEDITERRÂNEO.

11 – MOABE –
“TERRA DE MOABE”. PAÍS QUE FICA AO NORTE DE ARNOUR, EM FRENTE DE JERICÓ, CHEGANDO A GILEADE PELO LADO DO NORTE. ANTES DE OS ISRAELITAS CONQUISTAREM CANAÃ, ESSA TERRA TINHA SIDO TOMADA PELOS AMORREUS. DEPOIS QUE OS ISRAELITAS CONQUISTARAM ESSA TERRA ELA FOI CEDIDA ÀS TRIBOS DE RUBENS E GADE.
POSTERIORMENTE, QUANDO CAIU O REINO DAS DEZ TRIBOS, ELA FOI RECUPERADA PELOS MOABITAS.
O “CAMPO DE MOABE”, PLANÍCIE ALTA E ACIDENTADA, ESTENDE-SE DESDE AS MONTANHAS, QUE DOMINAM O MAR MORTO AO OCIDENTE, ATÉ A ARÁBIA DESERTA, AO ORIENTE; E DESDE A PROFUNDA ABERTURA DO ARMON AO NORTE ATÉ AO PAÍS DE EDOM AO SUL. OS ISRAELITAS FORAM EXPRESSAMENTE PROIBIDOS DE ENTRAR NESTE “CAMPO”, E POR ESTA RAZÃO ELES PASSARAM PELO DESERTO DE MOABE AO ORIENTE.

12 – HOREBE –
HOREBE OU SINAI É UMA TERRA DESERTA. O MESMO MONTE SAGRADO, QUE EM OUTROS LUGARES SE CHAMA SINAI.
FOI NESSE LOCAL QUE:
A) MOISÉS VIU A SARÇA ARDENTE; (ÊXODO 3.1-21);
B) OS ISRAELITAS ACAMPARAM POR DOIS ANOS, DOIS MESES E VINTE DIAS (NÚMEROS 10.11) E RECEBERAM A LEI, (ÊXODO 20 -40) OU SEJA 624 LEIS;
C) OS HEBREUS PROVOCARAM A IRA DO SENHOR, CONSTRUINDO E ADORANDO O BEZERRO DE OURO (ÊXODO 32.1-10).

13 – HAZOR –
É UMA CIDADE FORTIFICADA, CONQUISTADA POR JOSUÉ, QUE QUANDO FOI REPARTIDA A TERRA, CEDEU A NAFTALI. ERA A CIDADE REAL E PRINCIPAL DOS CANANEUS E ESTAVA SITUADA ENTRE RAMÁ E CADES, NUMA ELEVAÇÃO, DONDE SE DIVISAVA O LAGO DE MEROM (JOSUÉ 11.1; 10.13; 12.19; 19.36). HAZOR, A MAIOR CIDADE DA PALESTINA SETENTRIONAL, OPRIMIU, NO REINADO DE JABIM, OS ISRAELITAS, MAS FOI DOMINADA POR DÉBORA E BARAQUE (JUÍZES 4.2,17; 1 SAMUEL 12.9). ESTA CIDADE FOI REEDIFICADA POR SALOMÃO (1 REIS 9.15: “A RAZÃO POR QUE SALOMÃO IMPOS O TRABALHO FORÇADO É ESTA: EDIFICAR A CASA DO SENHOR, E A SUA PRÓPRIA CASA, E MILO, E O MURO DE JERUSALÉM, COMO TAMBÉM HAZOR, MEGIDO, E GEZER”). MAIS TARDE OS SEUS HABITANTES FORAM LEVADOS CATIVOS PARA A ASSÍRIA POR TIGLATE-PILESER (2 REIS 15.29).

14 – BETEL –
FICA NO CENTRO DA TERRA DE CANAÃ, CERCA DE 19 KM AO NORTE DE JERUSALÉM, PERTO DE LUZ.
ABRAÃO ADOROU A DEUS NAQUELE LUGAR. JACÓ, DEPOIS DE UM ENCONTRO COM DEUS, DEU AO LOCAL UM NOME DE SIGNFICADO ESPECIAL. SAMUEL JULGOU ISRAEL NO MESMO LUGAR. ELIAS E ELISEU PASSARAM POR LÁ EM SUA ÚLTIMA VIAGEM JUNTOS. MAS, JEREMIAS DISSE QUE ISRAEL ENVERGONHOU-SE DO MESMO LUGAR.
ABRÃO DEIXOU UR DOS CALDEUS E SUBIU O VALE DO RIO EUFRATES ATÉ HARÃ, ONDE SEU PAI FALECEU. DE HARÃ, ELE VIROU PARA O SUL E SEGUIU EM DIREÇÃO À TERRA DE CANAÃ. PAROU EM SIQUÉM, E DEPOIS EDIFICOU UM ALTAR ENTRE AI E BETEL, ONDE "INVOCOU O NOME DO SENHOR" (GÊNESIS 12:8). ABRÃO CONTINUOU A SUA JORNADA AO SUL E ESTABELECEU RESIDÊNCIA NO NEGUEBE. PASSOU ALGUM TEMPO NO EGITO E VOLTOU NOVAMENTE PARA O NEGUEBE, DE ONDE FAZIA VIAGENS A BETEL PARA INVOCAR O NOME DE DEUS (GÊNESIS 13:3-4). BETEL, PARA O PATRIARCA ABRÃO, FOI UM LUGAR DE ENCONTRO COM DEUS. TORNOU-SE A CASA DE DEUS.
EMBORA O AUTOR DE GÊNESIS TENHA USADO O NOME BETEL QUANDO FALOU DE ABRÃO, A CIDADE ADOTOU ESSE NOME DUAS GERAÇÕES MAIS TARDE. QUANDO A CONTENDA ENTRE JACÓ E ESAÚ CHEGOU AO PONTO DE O MAIS VELHO QUERER MATAR O MAIS NOVO, JACÓ FUGIU DE SUA TERRA E PROCUROU SEUS PARENTES EM PADÃ-ARÃ. NO FINAL DO PRIMEIRO DIA DE VIAGEM, ELE PAROU EM UMA CIDADE CHAMADA LUZ. DURANTE A NOITE, DEUS APARECEU A JACÓ E LHE MOSTROU UMA ESCADA DA TERRA AO CÉU, PELA QUAL ANJOS DESCIAM E SUBIAM. DEUS REPETIU A JACÓ AS TRÊS PARTES DA GRANDE PROMESSA FEITA A ABRÃO EM GÊNESIS 12: TERRA PROMETIDA; POVO NUMEROSO; BÊNÇÃOS PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA POR MEIO DE SEU DESCENDENTE. QUANDO ACORDOU, JACÓ DISSE: "NA VERDADE, O SENHOR ESTÁ NESTE LUGAR, E EU NÃO O SABIA. E TEMENDO, DISSE: QUÃO TEMÍVEL É ESTE LUGAR! É A CASA DE DEUS, A PORTA DOS CÉUS". JACÓ MUDOU O NOME DO LUGAR, CHAMANDO-O DE "BETEL", QUE SIGNIFICA "CASA DE DEUS" (GÊNESIS 28:1-22).
JEROBOÃO ESTABELECEU ALI E NOUTRO LUGAR UM CULTO IDOLÁTRICO, COM O FIM DE IMPEDIR O POVO ISRAELITA DE IR A JERUSALÉM PARA ADORAR A DEUS. FOI EM BETEL QUE ELE COLOCOU UM DOS BEZERROS DE OURO, ORGANIZANDO UM SACERDÓCIO, ORDENANDO FESTAS , E PROMOVENDO PEREGRINAÇÕES AOS ALTARES QUE ELE TINHA LEVANTADO. EM CONSEQÜÊNCIA DESTA IDOLATRIA, VEIO DE JUDÁ UM HOMEM DE DEUS, E MAIS TARDE AMÓS, QUE, DIRIGIDOS POR DEUS, PROFETIZARAM CONTRA BETEL. AMÓS DESEMPENHOU FINALMENTE A SUA MISSÃO, MAS FOI AVISADO PELO SUMO SACERDOTE DE JEROBOÃO QUE DEIXASSE A CIDADE. OSÉIAS TAMBÉM PROFETIZOU CONTRA BETEL. AS PROFECIAS FORAM CUMPRIDAS, QUANDO JOSIAS, REI DE JUDÁ, DESTRUIU OS SEUS ALTARES E ÍDOLOS, QUEIMANDO SOBRE ELES OSSOS DE HOMENS MORTOS.

15 – EDOM –
O PAÍS, QUE NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO, ERA CONHECIDO PELO NOME DE IDUMÉIA. PRIMITIVAMENTE SE CHAMAVA “MONTE SEIR” E ERA HABITADO PELOS HOREUS. ESTENDIA-SE DESDE O MAR MORTO ATÉ O MAR VERMELHO, SENDO ELATE E EZIOM-GEBER OS PORTOS IDUMEUS. FOI ESTA TERRA QUE ESAÚ OCUPOU LOGO DEPOIS DA MORTE DE SEU PAI ISAQUE. FOI SUBJUGADA PELOS SEUS DESCENDENTES. OS IDUMEUS RECUSARAM AOS HEBREUS A PASSAGEM PELO SEU TERRITÓRIO E FORAM ACUSADOS DE INVETERADO ÓDIO PARA COM O POVO ISRAELITA. SAUL FEZ GUERRA AOS IDUMEUS E DAVO OS SUBJUGOU COMPLETAMENTE DEPOIS DA TERRÍVEL CARNIFICINA.


16 – BETOROM –
LOCAL ONDE OS HOMENS QUE AMAZIAS, REI DE JERUSALÉM, DESPEDIRA, PARA QUE NÃO FOSSEM COM ELE À PELEJA, DERAM SOBRE AS CIDADES DE JUDÁ, DESDE SAMARIA, ATÉ BETOROM; E FERIRAM TRÊS MIL DELES, E SAQUEARAM GRANDE DESPOJO. (2 CRÔNICAS 25.13 “PORÉM OS HOMENS DAS TROPAS, QUE AMAZIAS DESPEDIRA, PARA QUE NÃO FOSSEM COM ELE À PELEJA, DERAM SOBRE AS CIDADES DE JUDÁ, DESDE SAMARIA, ATÉ BETOROM; E FERIRAM DELES TRÊS MIL, E SAQUEARAM GRANDE DESPOJO”).

17 – GILGAL –
FOI O LOCAL, UM SÍTIO, ONDE PELA PRIMEIRA VEZ, OS ISRAELITAS ACAMPARAM DEPOIS DE TEREM ATRAVESSADO O RIO JORDÃO. NESSE LOCAL, FORAM LEVANTADAS AS DOZE PEDRAS QUE TINHAM SIDO TIRADAS DO RIO, E CIRCUNCIDADOS TODOS AQUELES QUE TINHAM NASCIDO NO DESERTO; PELA PRIMEIRA VEZ CELEBROU-SE A PÁSCOA NA TERRA DE CANAÃ. FOI VISITADA POR SAMUEL, QUANDO ERA JUIZ. NESSE LUGAR, SAUL FOI PROCLAMADO REI. ÀQUELE LUGAR SE DIRIGIU OS HOMENS DE JUDÁ PARA APRESENTAREM AS SUAS SAUDAÇÕES AO REI DAVI, PELA SUA VOLTA A JERUSALÉM DEPOIS DA MORTE DE ABSALÃO. FOI OCUPADA DEPOIS QUE O POVO VOLTOU DO CATIVEIRO.

18 – SILÓ –
ESTA PALAVRA APARECE NA BÍBLIA COMO NOME PRÓPRIO DE PESSOA. QUANDO JACÓ ABENÇOAVA OS SEUS FILHOS, E ESTAVA ANUNCIANDO O FUTURO GRANDIOSO DE JUDÁ, FEZ ESTA DECLARAÇÃO: “O CETRO NÃO SE ARREDARÁ DE JUDÁ, NEM O BASTÃO DE ENTRE SEUS PÉS, ATÉ QUE VENHA SILÓ” (GÊNESIS 49.10). A INTERPRETAÇÃO QUE SE TEM DADO A ESTA PALAVRA É A DE UM TÍTULO MESSIÂNICO, SIGNIFICANDO SILÓ O “ENTE DA PAZ”, OU SEJA, A PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS.

19 – SUCOTE –
LUGAR DE ACAMPAMENTO, ONDE OS ISRAELITAS ACAMPARAM PELA PRIMEIRA VEZ, DEPOIS DE TEREM DEIXADO O EGITO E ANTES DE ATRAVESSAREM O MAR VERMELHO. (ÊXODO 12.37). ;;;;;;

20 – MIZPÁ –
MIZPÁ OU MISPÁ É UM MONTÃO DE PEDRAS AJUNTADAS POR JACÓ E LABÃO, NO MONTE GILEADE. FOI O LOCAL DO PACTO DE JACÓ COM SEU TIO LABÃO. (GÊNISES 31.48-55).

21 – LAQUIS –
LAQUIS FOI UMA CIDADE SITUADA NA SEFELÁ, OU A PLANÍCIE MARÍTIMA DE FILÍSTIA (JOSUÉ 10:3, 5; 12:11). ESTA CIDADE FOI MENCIONADA PRIMEIRAMENTE NAS CARTAS DE AMARNA COMO AS LAKISHA-LAKIŠA (EA 287, 288, 328, 329, 335). OS ISRAELITAS SOB LIDERANÇA DE JOSUÉ, CAPTURARAM LAQUIS DESTRUINDO A CIDADE JUNTO COM OUTROS REIS CANANEUS. (JOSUÉ. 10:31 - 33) MAIS TARDE O TERRITÓRIO FOI CONCEDIDO À TRIBO DE JUDÁ (15: 39).
A ANTIGA LAQUIS OCUPAVA UMA POSIÇÃO ESTRATÉGICA NUMA ESTRADA PRINCIPAL QUE FICAVA ENTRE JERUSALÉM E O EGIPTO. PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS REVELAM OUVE UM TEMPO EM QUE A CIDADE ABRANGIA UMA POPULAÇÃO DE SETE MIL PESSOAS.
DURANTE O REINADO DE ROBOÃO, LAQUIS TORNOU-SE UMA FORTALEZA MILITAR (II CRÔNICAS 11:5-12). ALGUM TEMPO DEPOIS, O REI AMASIAS FOI A LAQUIS PARA ESCAPAR DE SEUS CONSPIRADORES, MAS FOI ENCONTRADO E ASSASSINADO (2 REIS 14:19;2 CRÔNICAS 25:27).

22 – GILEADE –
REGIÃO PEDREGOSA. 1. TERRITÓRIO MONTANHOSO AO ORIENTE DO JORDÃO, OCUPADO POR GADE, RÚBEN, E A MEIA TRIBO DE MANASSÉS - POR VEZES A PALAVRA SIGNIFICA TODA A REGIÃO QUE FICA AO ORIENTE DO RIO JORDÃO (DT 34.1 - JS 22.9 - JZ 20.1). O PAÍS ERA ACIDENTADO, RICO DE FLORESTAS, COM RICAS PASTAGENS (NM 32.1), E PRODUZIA ESPECIARIAS E GOMAS AROMÁTICAS (GN 37.25 - JR 8.22 - 46.11). ALI ACAMPOU JACÓ QUANDO FOI ALCANÇADO POR LABÃO (GN 31.21,25) - FOI TOMADO PELOS ISRAELITAS (NM 21.24, 25, 32 A 35 - DT 2.32 A 36 - 3.1 A 10) - ERA A TERRA DE JAIR (JZ 10.3) - DE JEFTÉ (JZ 11.1,7 A 11), E DE ELIAS (1 RS 17.1) - FOI REFÚGIO DOS ISRAELITAS, QUANDO SE LIVRAVAM DOS FILISTEUS (1 SM 13.7), REFUGIANDO-SE ALI TAMBÉM OS FILHOS DE SAUL (2 SM 2.8, 9), E MAIS TARDE DAVI QUANDO FUGIA DE ABSALÃO, QUE O SEGUIU ATÉ AQUELES SÍTIOS (2 SM 17.24,26) - E NO REINADO DE JEÚ FOI O PAÍS DE GILEADE CONQUISTADO POR HAZAEL, REI DA SÍRIA (2 RS 10.33). O ‘BÁLSAMO DE GILEADE’ ERA A SEIVA DE UMA ÁRVORE QUE CRESCE NAQUELA REGIÃO. É UMA SUBSTÂNCIA BRANCA, VISCOSA, QUE DEPRESSA SE COAGULA, E É DE VALOR PARA CURA DE INFLAMAÇÕES. NO TEMPO DE ALEXANDRE MAGNO VALIA DUAS VEZES O SEU PESO EM PRATA. MAANAIM, A CAPITAL MERIDIONAL DE GILEADE, AINDA HOJE EXISTE COM O NOME DE MUKHMAH. AO NORTE HAVIA O LUGAR DE JABES-GILEADE, QUE HOJE SE CHAMA WADI-YABIR. AO NOROESTE DE RABATE-AMOM, NA PARTE SUL, AS RUÍNAS DE JUBEIÁ INDICAM O SÍTIO DE JOGBEÁ, SENDO ATÉ ESTE LUGAR QUE OS MIDIANITAS FORAM PERSEGUIDOS POR GIDEÃO (JZ 8.11). SUCOTE, PARA ONDE SE DIRIGIU JACÓ DEPOIS QUE ESAÚ SE APARTOU DELE, ACHA-SE HOJE IDENTIFICADO COM TELL DER"ALA, AO NORTE DE JABOQUE, E MISPA COM SUFE. 2. A PALAVRA GILEADE TAMBÉM SE ENCONTRA COMO NOME DE PESSOA (NM 26.29 - JZ 11.1 - 1 CR 5.14).

23 – SAREPTA –
CIDADE FENÍCIA ENTRE TIRO E SIDOM.
ELIAS, O PROFETA, FOI ENVIADO PELO SENHOR A VISITAR UMA VIÚVA DAQUELA CIDADE, ONDE HOUVE OPERAÇÃO DE MARAVILHAS. (1 REIS 17.8-24).
CIDADE DA ANTIGA FENÍCIA, ATUAL SARAFAND, NA COSTA MEDITERRÂNEA DO LÍBANO, ENTRE SÍDON E TIRO. CONTA A BÍBLIA, QUE DEUS ENVIOU O PROFETA ELIAS PARA A CASA DE UMA VIÚVA DESTA CIDADE, ONDE ELE HOSPEDOU-SE, DESCANSOU, FEZ O MILAGRE DA BUTIJA (MULTIPLICANDO OS PÃES E O AZEITE DA VIÚVA) E RESSUSCITOU-LHE O FILHO, DOS MORTOS. (I REIS 17:8-24).
AQUI APRENDEMOS QUE DEUS GUARDA OS SEUS ATÉ NA CASA DO INIMIGO, POIS SAREPTA ERA GOVERNADA PELO GENRO DE ACABE QUE ERA MANDADO (ACABE) POR SUA MULHER, JEZABEL, ISSO SIGNIFICA QUE DEUS GUARDA ATÉ DENTRO DA CIDADELA INIMIGA, PORQUE ELIAS ERA GRANDE INIMIGO DE JEZABEL, E NESSA CIDADE ONDE ELA ERA GOVERNO, ENCONTROU ELIAS, REFÚGIO E AMPARO.

24 – ARABÁ –
É UMA PLANÍCIE QUE FICA DEFRONTE AO MAR DA GALILÉIA, NA EXTREMIDADE SUL DO MAR MORTO; É VALE DE AMBOS OS LADOS DO JORDÃO.
A PLANÍCIE, O DESERTO. ARABÁ É ESSE PROFUNDO VALE QUE FORMA A MAIS ADMIRÁVEL CARACTERÍSTICA DA PALESTINA, E SE ESTENDE, DE AMBOS OS LADOS DO JORDÃO, DESDE ACIMA DO MAR DA GALILÉIA, AO NORTE, ATÉ AO GOLFO ELANTÍCO DO MAR VERMELHO, CONSTITUINDO UMA DAS MAIS NOTÁVEIS DEPRESSÕES NA SUPERFÍCIE DO GLOBO. A PARTE MERIDIONAL DESTE VALE IRREGULAR, É DUMA MANEIRA ESPECIAL AO SUL DO MAR MORTO, AINDA TEM O NOME DE ARABÁ, SENDO PARTICULARMENTE INTERESSANTE PELO FATO DE TER SIDO ALI O TEATRO DAS PEREGRINAÇÕES DOS FILHOS DE ISRAEL, DEPOIS QUE FORAM REPELIDOS DO SUL DA TERRA PROMETIDA. É, NA MAIOR PARTE UMA REGIÃO DESOLADA, LISTRADA DE RARÍSSIMA VEGETAÇÃO SOB UM SOL ARDENTE: “TERRA SECA E DESERTA, TERRA EM QUE NINGUÉM HABITA, NEM PASSA POR ELA HOMEM ALGUM” (JR 51:43). A PALAVRA ACHA-SE EM JOSUÉ 18:18; MAS GERALMENTE EM LUGAR DE ARABÁ VEM O TERMO “PLANÍCIE”. AS EXPLORAÇÕES NA SUPERFÍCIE, E ALGUMAS ESCAVAÇÕES MENORES, RESULTARAM NA DESCOBERTA DE VÁRIAS RUÍNAS DE ALDEIAS, E MUITAS MINAS DE COBRE E PRATA, DE ONDE SE EXTRAIU MINERAL NOS TEMPOS DE SALOMÃO (DO ANO 1.000 AO ANO 900 A.C).


25 – SABÁ –
REINO QUE COMPREENDE A PARTE MAIS CONSIDERÁVEL DO IÊMEN AO SUL DA ARÁBIA, ENTRE O MAR VERMELHO E O GOLFO PÉRSICO. O REINO DE SABÁ APARECEU DEPOIS DA QUEDA DO DE MAIM, OU DOS MINEANOS, TENDO JÁ SIDO OS SEUS CHEFES POSSUIDORES DA ARÁBIA SETENTRIONAL, NO TEMPO DE TIGLATE-PILESER E SARGOM (733 A 715 A.C.). A SUA ANTIGA CAPITAL É HOJE REPRESENTADA PELAS RUÍNAS DE MAREBE, NA EXTREMIDADE SUDOESTE DA ARÁBIA.

26 – BASÃ –
A PRIMEIRA MENÇÃO QUE SE FAZ DE BASÃ É EM NÚMEROS 21.33; (“ENTÃO, VOLTARAM E SUBIRAM O CAMINHO DE BASÃ; E OGUE, REI DE BASÃ, SAIU CONTRA ELES, ELE E TODO O SEU POVO, À PELEJA EM EDREI”), ONDE SE NARRA QUE OS ISRAELITAS DERROTARAM OGUE, REI DE BASÃ, EM EDREI, CIDADE DA FRONTEIRA, AONDE ELE TINHA VINDO PARA RESISTIR AO EXÉRCITO INVASOR DE ISRAEL. QUANDO OS AMORREUS FORAM CONQUISTADOS E EXPULSOS JUNTAMENTE COM O REI OGUE, O SEU FÉRTIL TERRITÓRIO COUBE À MEIA TRIBO DE MANASSÉS.
BASÃ (EM HEBRAICO HA-BASHAN, QUE SIGNIFICA "A LUZ DA TERRA") É UM LUGAR BÍBLICO MENCIONADO PRIMEIRAMENTE EM GÊNESIS 14:5, ONDE É DITO QUE QUEDORLAOMER E SUAS ALIANÇAS "FERIRAM AOS REFAINS EM ASTEROTE-CARNAIM", ONDE OGUE, O REI DE BASÃ, RESIDIA. NO MOMENTO DA ENTRADA DE ISRAEL NA TERRA PROMETIDA, OGUE SAIU CONTRA ELES, PORÉM FOI COMPLETAMENTE DERROTADO (NÚMEROS 21:33-35; DEUTERONÔMIO 3:1-7). ESTA REGIÃO ESTENDEU-SE DE GILEADE NO SUL ATÉ HERMOM AO NORTE, E DO RIO JORDÃO AO OESTE À SALCÁ AO LESTE. JUNTO COM A METADE DE GILEADE ELA FOI DADA À MEIA TRIBO DE MANASSÉS (JOSUÉ 13:29-31). GOLÃ, UMA DE SUAS CIDADES, TORNOU-SE UMA CIDADE DE REFÚGIO(JOSUÉ 21:27).
ARGOBE, EM BASÃ, FOI UM DOS DISTRITOS COMISSARIADOS DE SALOMÃO(1 REIS 4:13). AS CIDADES DE BASÃ FORAM TOMADAS POR HAZAEL (2 REIS 10:32-33), PORÉM POUCO TEMPO DEPOIS FORAM RECONQUISTADAS POR JEOÁS(2 REIS 13:25), QUE SUPEROU OS SÍRIOS EM TRÊS BATALHAS, DE ACORDO COM A PROFECIA DE ELISEU(19). A PARTIR DESTA ÉPOCA BASÃ QUASE DESAPARECEU DA HISTÓRIA, APESAR DE LERMOS SOBRE OS GADOS SELVAGENS DE SEUS RICOS PASTOS (EZEQUIEL 39:18; SALMOS 22:12), DOS CARVALHOS DE SUAS FLORESTAS(ISAÍAS 2:13; EZEQUIEL 27:6; ZACARIAS 11:2) E A BELEZA DE SUAS EXTENSAS PLANÍCIES (AMÓS 4:1; JEREMIAS 50:19). LOGO APÓS A CONQUISTA, O NOME "GILEADE" FOI DADO AO PAÍS INTEIRO ALÉM DO JORDÃO. APÓS O EXÍLIO, BASÃ FOI DIVIDIA EM QUATRO DISTRITOS: GOLÃ, OU COLINAS DE GOLÃ, A PARTE MAIS OCIDENTAL; HAURÃ (EZEQUIEL 47:16);ARGOBE OU TRACONITES, HOJE LEJÁ; BATANÉIA, NO LESTE DE LEJÁ, COM MUITAS CIDADES ABANDONADAS QUASE TÃO PERFEITAS QUANTO QUANDO ERAM INABITADAS.

27 – TIRO –
TIRO FORNECEU MATERIAIS E ARTÍFICES PARA DAVI CONSTRUIR O SEU PALÁCIO, E SALOMÃO, O TEMPLO. JESUS ANDOU PELAS VIZINHANÇAS DA CIDADE, QUE ESTAVA AFASTADA 65 KM DE NAZARÉ.
TIRO É UMA ANTIGA CIDADE FENÍCIA NO LÍBANO NA COSTA DO MAR MEDITERRÂNEO, A CERCA DE 30 QUILÓMETROS DE SÍDON. A CIDADE MODERNA CONTINUA A CHAMAR-SE HOJE DE SUR, SENDO QUE O SEU NOME SIGNIFICA "ROCHA".
O COMÉRCIO DE TODO O MUNDO ESTAVA REUNIDO NOS ARMAZÉNS DE TIRO. OS MERCADORES DESTA CIDADE FORAM OS PRIMEIROS A AVENTURAR-SE A NAVEGAR ATRAVÉS DAS ÁGUAS MEDITERRÂNICAS, FUNDANDO COLÓNIAS NA COSTA E ILHAS VIZINHAS DO MAR EGEU, NA GRÉCIA, NA COSTA DO NORTE DE ÁFRICA, EM CARTAGO, NA SICÍLIA E NA CÓRSEGA, NA PENÍNSULA IBÉRICA E MESMO PARA ALÉM DOS PILARES DE HÉRCULES EM GADEIRA. NO TEMPO DE DAVID, FOI FORJADA UMA ALIANÇA ENTRE OS HEBREUS E O POVO DE TIRO, QUE FORAM GOVERNADOS DURANTE MUITO TEMPO PELOS SEUS REIS NATIVOS.
TIRO ESTAVA DIVIDIDA EM DUAS PARTES DISTINTAS: UMA FORTALEZA ROCHOSA, CHAMADA "ANTIGA TIRO", E A CIDADE, CONSTRUÍDA NUMA PEQUENA E ROCHOSA ILHA A CERCA DE 700 METROS DA COSTA. ESTRATEGICAMENTE, ERA UM LOCAL MUITO BEM POSICIONADO. FOI CERCADA DURANTE CINCO ANOS POR SHALMANESER III, QUE CONTAVA COM O AUXÍLIO DOS FENÍCIOS DO CONTINENTE. EM 586 A.C. FOI CERCADA POR NABUCODONOSOR DURANTE TREZE ANOS, APARENTEMENTE SEM SUCESSO. CAIU DEPOIS SOB O JUGO DE ALEXANDRE, O GRANDE DEPOIS DE UM CERCO DE SETE MESES. TIRO CONTINUOU A MANTER MUITA DA SUA IMPORTÂNCIA COMERCIAL ATÉ À ERA CRISTÃ.
FOI AQUI QUE SE FUNDOU UMA IGREJA LOGO APÓS A MORTE DE ESTÊVÃO. PAULO, AO REGRESSAR DA SUA TERCEIRA JORNADA MISSIONÁRIA, PASSOU UMA SEMANA EM DIÁLOGO COM OS DISCÍPULOS DAQUELA CIDADE.
APÓS A PRIMEIRA CRUZADA, FOI CAPTURADA, TORNANDO-SE UMA DAS CIDADES MAIS IMPORTANTES DO REINO DE JERUSALÉM. FAZIA PARTE DO DOMÍNIO REAL, EMBORA HOUVESSE COLÓNIAS AUTÓNOMAS PARA AS CIDADES MERCANTES DA ITÁLIA. DE RESTO, E ENQUANTO JERUSALÉM NÃO FOI CONQUISTADA POR SALADINO EM 1187, TIRO MANTEVE-SE UMA CIDADE IMPORTANTE PARA O CRISTIANISMO, ACOLHENDO ARCEBISPOS E FORMANDO PATRIARCAS. AS CRUZADAS CAPTURARAM A CIDADE NO SÉCULO XIII, MAS EM 1291 FOI RETOMADA PELOS MAMELUCOS.
A CIDADE DE TIRO FOI PARTICULARMENTE CONHECIDA PELA PRODUÇÃO DE UM TIPO DE TINTA PÚRPURA BASTANTE RARO. ESTA COR ERA RESERVADA, EM MUITAS CULTURAS DOS TEMPOS ANTIGOS, PARA A REALEZA OU NOBREZA.

28 – MAANAIM –
CIDADE QUE FICA AO ORIENTE DO JORDÃO, E AO SUL DO JABOQUE, ONDE JACÓ FOI ENCONTRADO PELO ANJO DE DEUS. ALI FOI COROADO IS-BOSETE DEPOIS DA MORTE DE SAUL, ALI TAMBÉM REFUGIOU-SE DAVI, QUANDO FUGIA DE ABSALÃO.
“JACÓ ESTAVA CONTINUANDO A SUA VIAGEM QUANDO ALGUNS ANJOS DE DEUS FORAM ENCONTRAR-SE COM ELE. QUANDO JACÓ OS VIU, DISSE: ESTE É O ACAMPAMENTO DE DEUS. POR ISSO PÔS NAQUELE LUGAR O NOME MAANAIM." GÊNESIS 32:1,2
MAANAIM, ACAMPAMENTO DOS ANJOS DE DEUS. EM MEIO AS ADVERSIDADES E CRISES DA VIDA, DEUS QUER SEMPRE NOS ENCONTRAR PARA NOS DAR O LIVRAMENTO, O ESCAPE, NOS DAR UMA SAÍDA. QUEM SABE POR ESTARMOS TÃO DISTANTES, TÃO DESCONECTADOS, NÃO PERCEBEMOS SUA PRESENÇA MARAVILHOSA QUERENDO NOS MOSTRAR UMA DIREÇÃO, OU SIMPLESMENTE ALÍ PARA NOS DIZER QUE NÃO ESTÁ ALHEIO A TUDO QUE ESTAMOS PASSANDO. JACÓ VIVENCIAVA UM MOMENTO DIFÍCIL, PRESSIONADO PELAS CRISES DO PRESENTE E DO PASSADO. NO ENTANTO, NUM MOMENTO ASSIM, SEGUINDO A VIAGEM DO SEU DESTINO OS ANJOS DE DEUS FORAM ENCONTRÁ-LO, TRANSFORMANDO AQUELE LUGAR, EM UM LUGAR DE PAZ, POIS A PRESENÇA DE DEUS ESTAVA ALÍ.
POR ISSO, MAANAIM, É A ALTERNATIVA DE DEUS EM MEIO À CRISE! E ASSIM COMO FOI PARA JACÓ, E TEM SIDO NA VIDA DE MUITOS, PODE SER TAMBÉM PARA NÓS!

29 – ZIFE –
O NOME DO SEGUNDO MÊS JUDAICO, QUE OCORRE EM MEADOS DE ABRIL, MAIS OU MENOS ATÉ MEADOS DE MAIO.

ZIFE - CIDADE NA REGIÃO MONTANHOSA DE JUDÁ ONDE DAVI TENTOU SE ESCONDER DE SAUL. (I SAMUEL 23:13-29),

30 – ASDODE –
CIDADE BEM FORTIFICADA, DOMINANDO A PLANÍCIE DA FILÍSTIA. ESTÁ SITUADA NO CIMO DE UM MONTE, E DOMINA A ENTRADA DA PALESTINA, PARA QUEM VAI PARA O EGITO, DEVENDO-SE A ESTE FATO A SUA GRANDE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA. ASDODE FOI, TAMBÉM, A SEDE PRINCIPAL DO CULTO A DAGOM. AINDA QUE COUBESSE À TRIBO DE JUDÁ, NUNCA FOI CONQUISTADA PELOS ISRAELITAS. QUANDO O REI UZIAS DERRUBOU A MURALHA DA CIDADE, ESTABELECEU REDUTOS SOBRE OS MONTES ADJACENTES A FIM DE ESTAR A SALVO CONTRA FUTUROS ATAQUES. AINDA NOS TEMPOS DE NEEMIAS CONSERVARA AS SUAS CARACTERÍSTICAS DE RAÇA E DE LINGUAGEM.

03) O QUE PODE RELATAR A RESPEITO DOS SEGUINTES PERSONAGENS NO NOVO TESTAMENTO?
RESP.

01 – MARCOS –
ERA JUDEU E TINHA TOMADO O NOME ROMANO, ACHANDO-SE IDENTIFICADO COMO JOÃO, COGNOMINADO “MARCOS”; ERA SOBRINHO DE BARNABÉ, E FILHO DE MARIA, QUE RESIDIA EM JERUSALÉM (ATOS 12.12) - “E, CONSIDERANDO ELE NISTO, FOI À CASA DE MARIA, MÃE DE JOÃO, QUE TINHA POR SOBRENOME MARCOS, ONDE MUITOS ESTAVAM REUNIDOS E ORAVAM”. MARCOS PROVAVELMENTE, FOI CONVERTIDO À FÉ CRISTÃ PELO MINISTÉRIO DE PEDRO (1PEDRO 5.13) “A VOSSA CO-ELEITA EM BABILÔNIA VOS SAÚDA, E MEU FILHO MARCOS”; QUE COSTUMAVA FREQÜENTAR A CASA DE SUA MÃE (AT 12.12). MARCOS ACOMPANHOU PAULO E BARNABÉ, DESDE JERUSALÉM ATÉ ANTIOQUIA, E DAÍ PARTIU COM ELES PARA UMA VIAGEM MISSIONÁRIA. CONTUDO, OS DEIXOU ANTES DE A COMPLETAREM. CERCA DE TRES ANOS DEPOIS DESTE ACONTECIMENTO, NÃO QUIS PAULO LEVÁ-LO CONSIGO NOUTRA VIAGEM, E ENTÃO MARCOS ACOMPANHOU BARNABÉ A CHIPRE. TODAVIA, QUANDO PAULO ESTAVA PRESO EM ROMA, MARCOS ERA CONSIDERADO SEU AUXILIADOR, E É MENCIONADO DE UMA MANEIRA QUE MOSTRA QUE ELE TINHA RECONQUISTADO A ESTIMA E CONSIDERAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO. OS ESCRITORES CRISTÃOS PRIMITIVOS AFIRMAM QUE ELE TRABALHOU COM PEDRO DURANTE UM BOM TEMPO DE SEU MINISTÉRIO, GOZANDO DA SUA ÍNTIMA AMIZADE, E AUXILIANDO-O COMO SEU INTÉRPRETE OU SECRETÁRIO, E DIZ-SE QUE MAIS TARDE FEZ MISSÃO NO EGITO, SOFRENDO NAQUELE PAÍS O MARTÍRIO.

02 – BARNABÉ –
FILHO DA CONSOLAÇÃO. TALVEZ, NA SUA ORIGEM, FILHO DE NEBO; CONHECIDO PRIMEIRAMENTE PELO NOME DE JOSÉ (ATOS 4.36 “JOSÉ, A QUEM OS APÓSTOLOS DERAM O NOME DE BARNABÉ, QUE QUER DIZER FILHO DE EXORTAÇÃO, LEVITA, NATURAL DE CHIPRE”). BARNABÉ ERA UM DOS MAIS ANTIGOS CRISTÃOS EM JESUS SALVADOR, E PARECE TER TIDO ESPECIAL ZELO EM EXORTAR E ANIMAR OS OUVINTES. ERA HOMEM ABASTADO, MAS VENDEU OS SEUS BENS E DEPOSITOU O DINHEIRO DA VENDA AOS PÉS DOS APÓSTOLOS (ATOS 4.36-37). NA OCASIÃO EM QUE OS CRISTÃOS JUDAICOS HESITARAM EM RECEBER PAULO COMO SEU IRMÃO, FOI BARNABÉ QUEM VENCEU A SUA RELUTÂNCIA, E APRESENTOU O NOVO CONVERTIDO À IGREJA DE JERUSALÉM. BARNABÉ GOZAVA DE ALTO RESPEITO E CONFIABILIDADE. CONFIAVAM MUITO NO SEU BOM SENSO E INTEGRIDADE DE CARÁTER, QUE FOI VÁRIAS VEZES ENCARREGADO DE DELICADAS E IMPORTANTES MISSÕES. COM REFERENCIA À MISSÃO DE BARNABÉ EM ANTIOQUIA, LUCAS EMPREGA A SEU RESPEITO ESTAS SIGNIFICATIVAS PALAVRAS: “ PORQUE ERA HOMEM BOM, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E DE FÉ”. E MUITA GENTE SE UNIU AO SENHOR”. (ATOS 11.22-24 ). BARNABÉ ACOMPANHOU O APÓSTOLO PAULO NA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA. EM LISTRA, DEPOIS DE TER CURADO UM COXO, OS PAGÃOS PRESTARAM-LHE CULTO, JULGANDO SER ELE O DEUS JÚPITER. POUCO SE SABE DA SUA VIDA POSTERIOR. DIZ-SE QUE ELE SOFREU MARTÍRIO PELA SUA FÉ. A SUA VIDA FOI CHEIA DE ABNEGAÇÃO E ZELO, MAS UMA VEZ ELE TRANSIGIU EM ATOS QUE SABIA NÃO SEREM BONS. (GÁLATAS 2.12,13 “COM EFEITO, ANTES DE CHEGAREM ALGUNS DA PARTE DE TIAGO, COMIA COM OS GENTIOS; QUANDO, PORÉM, CHEGARAM, AFASTOU-SE E, POR FIM, VEIO APARTAR-SE, TEMENDO OS DA CIRCUNCISÃO. E TAMBÉM OS DEMAIS JUDEUS DISSIMULARAM COM ELE, A PONTO DE O PRÓPRIO BARNABÉ TER-SE DEIXADO LEVAR PELA DISSIMULAÇÃO DELES”).

03 - SUZANA –
UMA DAS MULHERES QUE SEGUIRAM A CRISTO JESUS E O SERVIA COM SEUS BENS. LUCAS IDENTIFICA PELO NOME ESTAS MULHERES QUE SEGUIAM E SERVIAM A JESUS DESDE A GALILÉIA: MARIA MADALENA, JOANA, MULHER DE CUZA E SUZANA, ALÉM DE "MUITAS OUTRAS" (CF. LC 8,2-3).

04 – MATIAS –
UM DISCÍPULO QUE ACOMPANHOU JESUS DESDE SEU BATISMO ATÉ A SUA RESSURREIÇÃO, E FOI ESCOLHIDO PARA PREENCHER A VAGA NO APOSTOLADO DESDE O SUICÍDIO DE JUDAS ISCARIOTES. ATOS 1.21-26 “PORTANTO, É NECESSÁRIO QUE DENTRE OS HOMENS QUE SE REUNIAM CONOSCO DURANTE TODO O TEMPO EM QUE O SENHOR JESUS ENTRAVA E SAÍA ENTRE NÓS, PRINCIPIANDO COM O SEU BATISMO POR JOÃO E ATÉ O DIA EM QUE DENTRE NÓS FOI ACOLHIDO EM CIMA, UM DESTES HOMENS SE TORNE TESTEMUNHA CONOSCO DE SUA RESSURREIÇÃO. PROPUSERAM ASSIM DOIS: JOSÉ, CHAMADO BARSABÁS, COGNOMINADO JUSTO, E MATIAS. E ORARAM E DISSERAM: Ó JEOVÁ, TU QUE CONHECES OS CORAÇÕES DE TODOS, INDICA QUAL DESTES DOIS HOMENS TENS ESCOLHIDO PARA TOMAR O LUGAR DESTE MINISTÉRIO E APOSTOLADO, DO QUAL JUDAS SE DESVIOU PARA IR PARA O SEU PRÓPRIO LUGAR. LANÇARAM ASSIM SORTES SOBRE ELES, E A SORTE CAIU EM MATIAS; E ELE FOI CONTADO COM OS ONZE APÓSTOLOS” .


05 – ESTEVÃO –
FOI UM JUDEU HELENISTA, E TAMBÉM O PRIMEIRO MÁRTIR CRISTÃO. ELE É MENCIONADO EM PRIMEIRO LUGAR, ENTRE OS SETE DA “IGREJA DE JERUSALÉM” COMO HOMEM “CHEIO DE FÉ E DO ESPÍRITO SANTO”, “CHEIO DE GRAÇA E DE PODER”, QUE FAZIA MUITOS MILAGRES. NAS DISCUSSÕES SOBRE AS DOUTRINAS DA FÉ CRISTÃ, ESTEVÃO FOI ESCOLHIDO PARA RESPONDER AOS OPOSITORES HELENISTAS DA JOVEM IGREJA; MAS AS PALAVRAS DE SABEDORIA CRISTÃ DO NOTÁVEL EVANGELISTA RESULTOU EM SUA PRISÃO. ESTEVÃO FOI LEVADO AO SINÉDRIO E O DISCURSO PROFERIDO EM SUA PRÓPRIA DEFESA LEVANTOU UMA TERRÍVEL HOSTILIDADE CONTRA ELE. POR ISSO, ELE FOI APEDREJADO, E, JÁ MORIBUNDO, INVOCOU AO SENHOR E OROU PELOS SEUS ASSASSINOS.

06 – ANANIAS I –
DISCÍPULO DE JERUSALÉM.
COMBINOU COM SUA ESPOSA SAFIRA RETER PARTE DO DINHEIRO DA VENDA DE UMA PROPRIEDADE, CONTRIBUINDO O RESTO COMO SE FOSSE TODA A QUANTIA. NISTO MENTIU AO ESPÍRITO SANTO E EXPIROU. (ATOS 5,1-11)

07 – ANANIAS II –
DISCÍPULO EM DAMASCO.
PIEDOSO E TENDO BOM TESTEMUNHO DE TODOS, ENVIADO POR DEUS A SAULO EM TARSO, PARA QUE RECUPERASSE A VISÃO E FICASSE CHEIO DE ESPÍRITO SANTO. CONFORME A TRADIÇÃO, ERA UM DOS DISCÍPULOS DE JESUS, BISPO EM DAMASCO, E MORREU COMO MÁRTIR. (ATOS 9.10-19).

08 – GAMALIEL –
RECOMPENSA DE DEUS.
FOI UM DISTINTO DOUTOR DA LEI JUDAICA, FARISEU, E MESTRE DE PAULO. PERTENCIA A UMA FAMÍLIA ILUSTRE QUE GOZAVA DE CERTOS PRIVILÉGIOS, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AO ESTUDO DA LITERATURA GREGA, O QUAL ERA, EM GERAL, PROIBIDO ENTRE OS JUDEUS. QUANDO OS APÓSTOLOS FORAM LEVADOS À PRESENÇA DAS AUTORIDADES JUDAICAS, GAMALIEL ACONSELHOU A ASSEMBLÉIA QUE TRATASSE AQUELES HOMENS DE UM MODO TOLERANTE; E ACEITO O CONSELHO, FORAM LIBERTADOS. (ATOS 5.34-40).

09 – NICOLAU –
FOI UM PROSÉLITO (UM GENTIO CONVERTIDO AO JUDAÍSMO) EM ANTIOQUIA, E UM DOS SETE ESCOLHIDOS PARA “SERVIREM ÀS MESAS” EM JERUSALÉM. (ATOS 6.5)

10 – FILIPE –(APÓSTOLO)
FOI APÓSTOLO; ERA NATURAL DE BETSAIDA, CIDADE DE ANDRÉ E DE PEDRO, OU ALI RESIDENTE, E QUE JESUS CHAMOU BEM CEDO PARA O SEU MINISTÉRIO. FILIPE, POR SUA VEZ, TROUXE A JESUS O SEU AMIGO NATANAEL, QUE CERTAMENTE DEVIA DE TER FALADO MUITO SOBRE AS PROMESSAS DO ANTIGO TESTAMENTO A RESPEITO DO MESSIAS. FILIPE FOI UM DOS DOZE APÓSTOLOS. MATEUS 10.3 “FILIPE E BARTOLOMEU; TOMÉ E MATEUS, O COBRADOR DE IMPOSTOS, TIAGO, FILHO DE ALFEU, E TADEU”; JESUS O INTERROGOU NAQUELA OCASIÃO EM QUE HOUVE O MILAGRE DA ALIMENTAÇÃO DE 5 MIL PESSOAS. FILIPE E ANDRÉ, NOS ÚLTIMOS TEMPOS DA VIDA DE JESUS, TROUXERAM-LHE “ALGUNS GREGOS”, QUE DESEJAVAM VER O DIVINO MESTRE E NA ÚLTIMA CEIA DIRIGIU A JESUS ESTA SÚPLICA “MOSTRA-NOS O PAI, E ISSO NOS BASTA “(JOÃO 14.8). ENCONTRA-SE AINDA FILIPE ENTRE OS APÓSTOLOS , REUNIDOS NO CENÁCULO DEPOIS DA ASCENSÃO, MAS NÃO TORNA A SER MENCIONADO NO NOVO TESTAMENTO.
FILIPE – EVANGELISTA.
FOI UM DOS ESCOLHIDOS ENTRE OS SETE NA IGREJA EM JERUSALÉM. (ATOS 6.5). DEPOIS DA PERSEGUIÇÃO DAIGREJA EM JERUSALÉM, LEVOU O EVANGELHO PARA A SAMARIA. (ATOS 8.4-13). FILIPE FOI USADO PELO ESPIRITO SANTO PARA LEVAR O EVANGELHO AO EUNUCO EM GAZA. (ATOS 6.26-40).

11 – CORNÉLIO –
FOI UM CENTURIÃO QUE FAZIA SERVIÇO EM CESARÉIA, E UM DOS MAIS ANTIGOS CONVERTIDOS DA RELIGIÃO PAGÃ AO CRISTIANISMO (ATOS 10) CORNÉLIO E SIMÃO PEDRO TIVERAM VISÕES CELESTIAIS QUE RESULTARAM NUM ENCONTRO ENTRE ELES. “VÓS BEM SABEIS, ( DISSE SIMÃO PEDRO) “QUE É PROIBIDO A UM JUDEU AJUNTAR-SE OU MESMO APROXIMAR-SE A ALGUÉM DE OUTRA RAÇA; MAS DEUS ME DEMONSTROU QUE A NENHUM HOMEM CONSIDERASSE COMUM OU IMUNDO” (ATOS 10...28) O APÓSTOLO PEDRO ANUNCIOU, ENTÃO, O EVANGELHO A CORNÉLIO QUE RECEBEU BEM AS DOUTRINAS DE CRISTO JESUS , MANIFESTANDO-SE O ESPÍRITO SANTO SOBRE AQUELES QUE TINHAM OUVIDO A PALAVRA, ISTO É, SOBRE CORNÉLIO, SEUS PARENTES E SEUS AMIGOS.

12 – SIMÃO I –
FOI IRMÃO DE JESUS. MATEUS 13.55 “NÃO É ESTE O FILHO DO CARPINTEIRO? E NÃO SE CHAMA SUA MÃE MARIA, E SEUS IRMÃOS TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS?” (ATOS 1.14).

13 – SIMÃO II –
FOI APÓSTOLO DE JESUS, FILHO DE JONAS, ERA UM PESCADOR DE BETSAIDA, NA GALILÉIA. O TEMPERAMENTO QUE SE ATRIBUI AOS GALILEUS SE PATENTEIA NA ENERGIA, INDEPENDÊNCIA, E NA DEMASIADA FRANQUEZA DE PEDRO. A SUA FALA TAMBÉM ERA CARACTERÍSTICA DA GALILÉIA.
“ANDANDO JESUS JUNTO AO MAR DA GALILÉIA, VIU DOIS IRMÃOS, SIMÃO, CHAMADO PEDRO, E ANDRÉ, OS QUAIS LANÇAVAM AS REDES AO MAR, POIS ERAM PESCADORES” (MATEUS 4.18). ATOS 2.7 “E TODOS PASMAVAM E SE MARAVILHAVAM, PERGUNTANDO UNS AOS OUTROS: NÃO SÃO GALILEUS TODOS ESSES HOMENS QUE ESTÃO FALANDO?” PROVAVELMENTE ELE JÁ ERA CASADO, ANTES DE SER CHAMADO PARA SEGUIR A JESUS, VISTO COMO A CURA DA SUA SOGRA; E MAIS TARDE TERIA SIDO ACOMPANHADO PELA MULHER NAS SUAS VIAGENS MISSIONÁRIAS. 1CORÍNTIOS 9.5 “NÃO TEMOS NÓS O DIREITO DE LEVAR CONOSCO UMA ESPOSA CRISTÃ, COMO TAMBÉM OS DEMAIS APÓSTOLOS, E OS IRMÃOS DO SENHOR , E CEFAS?”

QUANDO JESUS ESTEVE EM BETÂNIA, NO OUTRO LADO DO JORDÃO (JOÃO 1.28), ANDRÉ, IRMÃO DE SIMÃO, LEVOU-O A JESUS. FOI ENTÃO QUE CRISTO LHE DEU O NOME DE CEFAS (JOÃO 1.42). PEDRO, JÁ NA QUALIDADE DE DISCÍPULO DE JESUS, ESTEVE COM O MESTRE NAS BODAS DE CANÁ (JOÃO 2.1-11), E É POSSÍVEL QUE O ACOMPANHASSE NA SUA VIAGEM PELA JUDÉIA (JOÃO 2.12), VOLTANDO MAIS TARDE À SUA OCUPAÇÃO DE PESCADOR. FOI TESTEMUNHA DA RESSURREIÇÃO DA FILHA DE JAIRO, ANDOU SOBRE AS ÁGUAS PARA IR AO ENCONTRO DE JESUS, CONFESSOU QUE JESUS ERA O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO, E FOI ABENÇOADO POR ELE, FOI CENSURADO PELO MESMO SENHOR, PELO MOTIVO DAS SUAS DEPRECAÇÕES, PARA QUE OS SOFRIMENTOS PREDITOS POR CRISTO FOSSEM DELE AFASTADOS, ESTEVE COM JESUS NO MONTE, E FOI TESTEMUNHA DA TRANSFIGURAÇÃO; FOI ELE QUEM FOI BUSCAR A MOEDA DO TRIBUTO, ACHANDO-A NA BOCA DO PEIXE; QUIS SABER DE JESUS A RESPEITO DA PRÁTICA DO PERDÃO, RECEBEU A PROMESSA A RESPEITO DA FUTURA GLÓRIA DAQUELES QUE TINHAM DEIXADO TUDO PARA SEGUIR A CRISTO. NA ÚLTIMA CEIA NÃO QUERIA QUE JESUS LAVASSE OS SEUS PÉS; DECLAROU A SUA FIRME FIDELIDADE A JESUS, MAS FOI AVISADO DA SUA PRÓXIMA QUEDA.

PEDRO ACOMPANHOU JESUS AO HORTO DO GETSÊMANI. QUANDO CHEGOU ÀQUELE LUGAR, SIMÃO PEDRO RESISTIU, E CHEGOU A CORTAR A ORELHA DE MALCO UM DOS QUE FORAM PARA PRENDER JESUS; DURANTE O JULGAMENTO DE JESUS, ELE POR TRÊS VEZES NEGOU CONHECER O MESTRE. DEPOIS CHOROU AMARGAMENTE. APÓS A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS, PEDRO, ACOMPANHADO DE JOÃO, VISITOU O SEPULCRO, E RECEBEU DO SENHOR UMA MENSAGEM, QUE IMPLICAVA EM UMA RENOVAÇÃO DE CONFIANÇA.

CRISTO, RESSUSCITADO, APARECEU A SIMÃO PEDRO QUANDO ELE ESTAVA SÓ, E TAMBÉM QUANDO COM OUTROS DISCÍPULOS “NO MAR DE TIBERÍADES”, FOI ALI INTERROGADO PELO SALVADOR, E NOVAMENTE ENCARREGADO DE ANUNCIAR O EVANGELHO. PÔS-SE A EXPLICAR AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES. A VISÃO QUE PEDRO TEVE, SEGUIU-SE A CONVERSÃO DE CORNÉLIO, SENDO REMOVIDA DA ALMA DE PEDRO AS SUAS DÚVIDAS QUANTO À POSSIBILIDADE DE OS PAGÃOS SE TORNAREM CRISTÃOS SEM SER NECESSÁRIO QUE FOSSEM PRIMEIRAMENTE JUDEUS. A FAMÍLIA DE CORNÉLIO RECEBEU O ESPÍRITO SANTO, SENDO OS SEUS MEMBROS BATIZADOS POR PEDRO.
PRISÃO E MORTE:
SEGUNDO A TRADIÇÃO CRISTÃ, PEDRO FOI PRESO NOS PRIMEIROS MESES DE 67 D.C., COMO CÚMPLICE DO INCÊNDIO DA CIDADE DE ROMA. FOI CONDENADO À MORTE DE CRUZ, CONFORME SENTENÇA DA PRIMEIRA SESSÃO DO TRIBUNAL ROMANO, SOB A ORDEM DO IMPERADOR NERO. A EXECUÇÃO FOI CONSUMADA PELOS LITORES E SOLDADOS DA GUARDA PRETORIANA, NA COLINA DO VATICANO, NO MESMO DIA EM QUE PAULO FOI DECAPITADO. (CONFORME CARTA DE CLEMENTE BISPO DE ROMA EM 95 – ARQUIVO DO VATICANO). NO MOMENTO DA EXECUÇÃO, PEDRO PEDIU PARA SER CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO, PORQUE NÃO SE SENTIA DIGNO DE MORRER NA CRUZ, COMO CRISTO MORREU. OS CARRASCOS ATENDERAM A SUA ÚLTIMA VONTADE.

14 – SIMÃO III –
O ZELOTE, UM APÓSTOLO DE JESUS CRISTO. NADA SABEMOS DOS SEUS ATOS COMO APÓSTOLO. (MATEUS 10.4).

15 – SIMÃO IV –
O LEPROSO QUE VIVIA EM BETÂNIA, E EM CUJA CASA FOI A CABEÇA DO SALVADOR UNGIDA COM ÓLEO. MATEUS 26.6 “E, ESTANDO JESUS EM BETÂNIA, EM CASA DE SIMÃO, O LEPROSO”.

16 – SIMÃO V –
UM CIRINEU, QUE FOI OBRIGADO A PRESTAR AUXÍLIO JESUS, O REDENTOR, LEVANDO TAMBÉM A CRUZ AO LUGAR DA CRUCIFICAÇÃO. ERA PAI DE ALEXANDRE E RUFO; E TALVEZ O CRISTÃO DE ROMA, DE QUEM SE FALA EM ROMANOS 16.13 “SAUDAI A RUFO, ELEITA NO SENHOR, E A SUA MÃE E MINHA”. MARCOS 15.21 “E CONSTRANGERAM UM CERTO SIMÃO, CIRINEU, PAI DE ALEXANDRE E DE RUFO, QUE POR ALI PASSAVA, VINDO DO CAMPO, A QUE LEVASSE A CRUZ”.


17 – SIMÃO VI –
FOI UM FARISEU, EM CUJA CASA FOI UNGIDO JESUS PELA MULHER, QUE ERA PECADORA. LUCAS 7.36-50.
“UM FARISEU CONVIDOU JESUS A IR COMER COM ELE. JESUS ENTROU NA CASA DELE E PÔS-SE À MESA.UMA MULHER PECADORA DA CIDADE, QUANDO SOUBE QUE ESTAVA À MESA EM CASA DO FARISEU, TROUXE UM VASO DE ALABASTRO CHEIO DE PERFUME; E, ESTANDO A SEUS PÉS, POR DETRÁS DELE, COMEÇOU A CHORAR. POUCO DEPOIS SUAS LÁGRIMAS BANHAVAM OS PÉS DO SENHOR E ELA OS ENXUGAVA COM OS CABELOS, BEIJAVA-OS E OS UNGIA COM O PERFUME. AO PRESENCIAR ISTO, O FARISEU, QUE O TINHA CONVIDADO, DIZIA CONSIGO MESMO: SE ESTE HOMEM FOSSE PROFETA, BEM SABERIA QUEM E QUAL É A MULHER QUE O TOCA, POIS É PECADORA. JESUS CONHECENDO SEUS PENSAMENTOS DISSE AO FARISEU: UM CREDOR TINHA DOIS DEVEDORES: UM LHE DEVIA QUINHENTOS DENÁRIOS E O OUTRO, CINQÜENTA. NÃO TENDOS OS DOIS COM QUE PAGAR, PERDOU-LHES A AMBOS. QUAL DOS DOIS, PORTANTO, O AMARÁ MAIS? SIMÃO RESPONDEU: A MEU VER, AQUELE A QUEM ELE MAIS PERDOOU. JESUS REPLICOU-LHE: JULGASTE BEM. E VOLTANDO-SE PARA A MULHER, DISSE A SIMÃO: VÊS ESTA MULHER? ENTREI EM TUA CASA E NÃO ME DESTE ÁGUA PARA LAVAR OS PÉS; MAS ESTA, COM AS SUAS LÁGRIMAS, REGOU-ME OS PÉS E ENXUGOU-OS COM OS SEUS CABELOS. NÃO ME DESTE O ÓSCULO; MAS ESTA, DESDE QUE ENTROU, NÃO CESSOU DE BEIJAR-ME OS PÉS. NÃO ME UNGISTE A CABEÇA COM ÓLEO; MAS ESTA, COM PERFUME, UNGIU-ME OS PÉS. POR ISSO TE DIGO: SEUS NUMEROSOS PECADOS LHE FORAM PERDOADOS, PORQUE ELA TEM DEMONSTRADO MUITO AMOR. MAS AO QUE POUCO SE PERDOA, POUCO AMA. E DISSE A ELA: PERDOADOS TE SÃO OS PECADOS. OS QUE ESTAVAM COM ELE À MESA COMEÇARAM A DIZER, ENTÃO: QUEM É ESTE HOMEM QUE ATÉ PERDOA PECADOS? MAS JESUS DISSE À MULHER: A TUA FÉ TE SALVOU; VAI-TE EM PAZ”.


18 – SIMÃO VII –
SIMÃO PAI DE JUDAS ISCARIOTES. (JOÃO 6.71) ;;;;;;;;;;; (MANDAR.....)

19 – SIMÃO VIII -
FOI UM MÁGICO DE SAMARIA, GERALMENTE CHAMADO SIMÃO MAGO, O QUAL PROCUROU COMPRAR POR DINHEIRO O DOM DO ESPÍRITO SANTO. (ATOS 8.9-13).

20 – SIMÃO IX –
O CURTIDOR, UM CRISTÃO DE JOPE EM CUJA CASA PEDRO ESTEVE HOSPEDADO. ATOS 9.43 “E FICOU MUITOS DIAS EM JOPE, COM UM CERTO SIMÃO, CURTIDOR”.

21 – HERODES I –
O GRANDE - NASCEU EM 93 A.C., FILHO DE ANTIPARTER, PROCURADOR DA JUDÉIA SOB O GOVERNO DE JÚLIO CÉSAR, E REI DOS JUDEUS, SOB AUGUSTO - IMPERADOR ROMANO. DURANTE SEU REINADO SE DEU O NASCIMENTO DE NOSSO BENDITO SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO. ESSE HERODES GOVERNOU DE 47 A.C. ATÉ 2 A.D. (MATEUS 2). HERODES I DETEMINOU A MATANÇA DOS INOCENTES, CRIANÇAS DE DOIS ANOS PARA BAIXO DEPOIS DE SIDO ENGANADO PELOS MAGOS.

22 – HERODES II –
ARQUELAU - O ETNARCA.
REI EM LUGAR DE SEU PAI HERODES, O GRANDE, DURANTE POUCO TEMPO, SENDO BANIDO DEVIDO A UMA REPRESENTAÇÃO DOS JUDEUS CONTRA ELE PERANTE O IMPERADOR EM ROMA. (MATEUS 2.22).

23 – HERODES III –
ANTIPAS - O TETRARCA.
FILHO MAIS NOVO DE HERODES E MALTACE - UMA SAMARITANA.TETRARCA DA GALILÉIA E PERÉIA. UNIU-SE A HERODIAS, MULHER DE SEU IRMÃO, SENDO REPREENDIDO POR JOÃO BATISTA. A PEDIDO DE HERODIAS, MANDOU DECAPITAR JOÃO BATISTA. JULGOU JESUS CRISTO, QUE PILATOS LHE MANDARA.
LUCAS 23.8 “HERODES, QUANDO VIU A JESUS, ALEGROU-SE MUITO, PORQUE HAVIA MUITO QUE DESEJAVA VÊ-LO, POR TER OUVIDO DELE MUITAS COISAS”.

24 – HERODES IV –
AGRIPA. FILHO DE ARISTÓBULO, E NETO DE HERODES, O
GRANDE. FOI EDUCADO EM ROMA EM 39 D.C., SEU REINADO FOI ACRESCIDO DE GALILÉIA E PERÉIA, AO TERRITÓRIO JÁ SOB O SEU DOMÍNIO, AO NORDESTE DA PALESTINA. DOIS ANOS MAIS TARDE, CLÁUDIO CÉSAR DEU-LHE A SAMARIA E A JUDÉIA. SUA POLÍTICA AGRESSIVA CONTRA OS CRISTÃOS AGRADOU MUITO AOS JUDEUS. MANDOU MATAR TIAGO, IRMÃO DE JOÃO, À ESPADA. MORREU COMIDO DE BICHOS, PORQUE NÃO DEU GLÓRIAS A DEUS. (ATOS 12.23).

25 – ALFEU I -
FOI PAI DE LEVI (MATEUS), QUE DEVE SER O MESMO QUE MATEUS, O APÓSTOLO. (MATEUS 2.14).

26 – ALFEU II –
PAI DE TIAGO, O MENOR. MATEUS 10.3: “FILIPE E BARTOLOMEU; TOMÉ E MATEUS, O PUBLICANO; TIAGO, FILHO DE ALFEU, E TADEU”.

27 – LÍDIA -
MULHER DE TIATIRA, QUE VENDIA PÚRPURA, E SERVIA A DEUS. TENDO SIDO CONVERTIDA EM FILIPOS PELA PREGAÇÃO DE PAULO, FOI ELA BATIZADA E A SUA FAMÍLIA.
(ATOS 16.11-15).

28 – ZACARIAS –
ZACARIAS FOI PAI DE JOÃO BATISTA. FOI UM SACERDOTE DA ORDEM DE ABIAS. QUANDO LHE FOI FEITA A PROMESSA DE UM FILHO ELE DESEJOU UM SINAL E FICOU MUDO POR ISSO. DEPOIS QUANDO SEU FILHO NASCEU E ESTAVA ESCREVENDO O NOME DE JOÃO, QUE ERA O ESCOLHIDO PARA POR NO SEU FILHO, VOLTOU-LHE A FALA. ZACARIAS FOI “CHEIO DO ESPÍRITO SANTO”, E PROFERIU AQUELE HINO, CONHECIDO PELO NOME DE BENEDICTUS. (LUCAS 1.8-23).

29 – ANA – PROFETISA
ANA FOI PROFETISA EM JERUSALÉM, NO TEMPO DO NASCIMENTO DE JESUS, COM QUASE 84 ANOS DE IDADE; FILHA DE FANUEL, DA TRIBO DE ASER, JÁ ESTAVA VIÚVA. DEPOIS DE VIVER COM SEU MARIDO DURANTE SETE (7) ANOS, NÃO SE AFASTAVA DO TEMPLO; SERVINDO A DEUS EM JEJUM E ORAÇÕES, DE NOITE E DE DIA. VIU A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO E GLORIFICOU A DEUS E TESTIFICAVA DO SALVADOR A MUITOS. (LUCAS 2.36-38).

ANA MÃE DE SAMUEL.
TEM A ANA MENCIONADA EM 1 SAMUEL, ONDE CONSTA SUA HISTÓRIA: ANA DIANTE DO QUESTIONAMENTO DE ELI SE ESTAVA BEBADA, ELA NOS ENSINA UMA DAS MELHORES ORAÇÕES DE TODA A BIBLIA: ELA DIZ: “NÃO BEBI NEM VINHO NEM ALCOOL, MAS DERRAMO MINHA ALMA NA PRESENÇA DO SENHOR”. (SAMUEL 1.9-18).

30 – CAIFÁS
CAIFÁS FOI GENRO DE ANÁS E SUMO SACERDOTE DESDE O ANO 18 ATÉ O ANO 36 D,C. EXERCENDO, ESTA ALTA FUNÇÃO SACERDOTAL POR MUITO TEMPO, O QUE RARAMENTE ACONTECIA. DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DE LÁZARO, PROFERIU CAIFÁS PERANTE O SINÉDRIO AQUELA INCONSCIENTE PREDIÇÃO DE QUE JESUS HAVIA DE MORRER PELA NAÇÃO. ELE TEVE CONHECIMENTO DA CONSPIRAÇÃO PARA PRENDER JESUS COM DOLO. E JESUS, DEPOIS DE SER INTERROGADO POR ANÁS, FOI POR ESTE ENVIADO MANIETADO A CAIFÁS, A QUEM CONFESSOU QUE ERA O FILHO DE DEUS. POR ESTA RAZÃO CAIFÁS O CONSIDEROU DIGNO DE MORTE. ESTE PRÍNCIPE DOS SACERDOTES TAMBÉM INTERROGOU OS APÓSTOLOS PEDRO E JOÃO. (LUCAS 3.2 – JOÃO 18.13).

31 – BARRABÁS –
BARRABÁS FOI O PRESO QUE PILATOS LIBERTOU, EM CONFORMIDADE A UM ANTIGO COSTUME NA PÁSCOA, E COLOCOU JESUS EM SEU LUGAR NA CADEIA. BARRABÁS TINHA SIDO PRESO COM AMOTINADORES, OS QUAIS EM UM TUMULTO HAVIAM COMETIDO UM HOMICÍDIO. (MATEUS 27.15-26).

32 – BARTIMEU –
FOI FILHO DE TIMEU. UM MENDIGO CEGO, DE JERICÓ, A QUEM JESUS CRISTO O CUROU DEVOLVENDO-LHE VISÃO. É SINGULAR SER BARTIMEU O ÚNICO CEGO CURADO, CUJO NOME SÓ É MENCIONADO NOS EVANGELHOS. A SUA FÉ ERA TÃO FORTE QUE, APESAR DE LHE ORDENAREM ALGUMAS VEZES QUE SE CALASSE, PARA NÃO INCOMODAR O MESTRE, ELE CONTINUOU CLAMANDO MAIS AINDA, PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO SALVADOR. DESDE QUE RECUPEROU A VISTA, SEGUIU A JESUS CRISTO, SENDO UM DOS SEUS DISCÍPULOS. (MARCOS 10.46-52).

33 – CLEMENTE –
FOI UM COLABORADOR DO APÓSTOLO PAULO EM FILIPOS.
(FILIPENSES 4.3)

34 – MANAÉM –
O COLAÇO DE HERODES (IRMÃO DE LEITE). FOI IRMÃO DE CRIAÇÃO DE HERODES, O TETRARCA, E UM DOS DOUTORES OU PROFETA DA IGREJA EM ANTIOQUIA. (ATOS 13.1).


35 – RODE –
RODE FOI A MENINA QUE ATENDEU A PEDRO QUANDO ESTE BATEU À PORTA DA CASA DE MARIA, A MÃE DE JOÃO MARCOS. (ATOS 12.13).

36 – DEMAS –
DEMAS FOI UM COMPANHEIRO DE PAULO, QUE AMANDO O PRESENTE SÉCULO, OU SEJA, AS COISAS DESTE MUNDO, ABANDONOU O APÓSTOLO. (2 TIMÓTEO 4.10 – FILEMOM 24).

37 – SÉRGIO PAULO –
SÉRGIO PAULO FOI O PROCÔNSUL DE CHIPRE, QUANDO PAULO VISITOU A ILHA. FOI APRESENTADO COMO HOMEM PRUDENTE, COM VONTADE DE OUVIR A MENSAGEM APOSTÓLICA, EMBORA ELIMAS PROCURASSE “AFASTAR A FÉ DO PROCÔNSUL”. CONTUDO, O CASTIGO QUE CAIU SOBRE ELIMAS PARECE TER CONTRIBUÍDO PARA A CONVERSÃO DE SÉRGIO PAULO.

UM “VARÃO PRUDENTE” (V.R., “HOMEM DE ENTENDIMENTO”) QUE ERA PROCONSUL DE CHIPRE (ATOS 13:6-13). CONVERTEU-SE AO CRISTIANISMO ATRAVÉS DE PAULO, QUE VISITOU A ILHA NA SUA PRIMEIRA MISSÃO AOS PAGÃOS.
FOI RECENTEMENTE DESCOBERTO UM MEMORIAL ERIGIDO EM HOMENAGEM A ESTE PROCONSUL, EM ROMA (1887). FOI DESCOBERTO O SEU NOME, ENTRE OUTROS, COMO TENDO SIDO NOMEADO (47 DC) CURADOR DAS MARGENS E DO CANAL DO RIO TIBRE. APÓS TER SERVIDO DURANTE TRÊS ANOS COMO PROCONSUL DE CHIPRE, VOLTOU PARA ROMA, ONDE OCUPOU O CARGO REFERIDO ANTERIORMENTE. COMO PAULO NÃO O SAÚDA NA SUA CARTA AOS ROMANOS, É PROVÁVEL QUE TENHA MORRIDO ANTES DE ESTA TER SIDO ESCRITA.

38 – SIMEÃO –
SIMEÃO FOI UM JUDEU DE IDADE AVANÇADA E HOMEM PIEDOSO, QUE LOUVOU A DEUS QUANDO JESUS FOI APRESENTADO NO TEMPLO (LUCAS 2.25-34).
HÁ TAMBÉM O SIMEÃO, DISCÍPULO E PROFETA DE ANTIOQUIA, QUE TINHA POR SOBRENOME NÍGER. ESTE FOI DOUTRINADOR EM ANTIOQUIA. ATOS 13.1 “HAVIA NA IGREJA DE ANTIOQUIA PROFETAS E MESTRES: BARNABÉ, SIMEÃO, POR SOBRENOME NÍGER, LÚCIO DE CIRENE, MANAÉM, COLAÇO DE HERODES, O TETRARCA, E SAULO”.

39 – LEVI –
LEVI ERA OUTRO NOME DO APÓSTOLO MATEUS. MARCOS 2.13-14: “DE NOVO, SAIU JESUS PARA JUNTO DO MAR, E TODA A MULTIDÃO VINHA AO SEU ENCONTRO, E ELE OS ENSINAVA. QUANDO IA PASSANDO, VIU A LEVI, FILHO DE ALFEU, SENTADO NA COLETORIA E DISSE-LHE: SEGUE-ME! ELE SE LEVANTOU E O SEGUIU”.

04) RELATE TUDO QUE PUDER A RESPEITO DOS SEGUINTES LUGARES DO NOVO TESTAMENTO, ENFATIZANDO O QUE DE MAIS INTERESSANTE ACONTECEU EM CADA UM:


01 – CAFARNAUM –
É UMA CIDADE SITUADA AO NORTE DO MAR DA GALILÉIA. A SENTENÇA CONTRA ELA PRONUNCIADA E CONTRA OUTRAS POVOAÇÕES FOI SINGULARMENTE CUMPRIDA. CAFARNAUM É, UM LUGAR INTERESSANTE PELO FATO DE TER SIDO RESIDÊNCIA DE JESUS CRISTO E DE SEUS APÓSTOLOS, COMO TAMBÉM CENTRO DE TANTAS MARAVILHAS QUE LÁ ACONTECERAM. FOI ALI QUE SE DEU A CHAMADA DE MATEUS (MARCOS 2.13-14).
OS IRMÃOS SIMÃO PEDRO E ANDRÉ ERAM DE CAFARNAUM. FOI EM CAFARNAUM QUE JESUS OPEROU A CURA DO CRIADO DO CENTURIÃO, DA SOGRA DE SIMÃO PEDRO; MANDOU LEVANTAR O PARALÍTICO E CUROU AQUELE HOMEM ATORMENTADO POR UM ESPÍRITO IMUNDO (MARCOS 1:32). A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI (JOÃO 4.46-53), TAMBÉM ACONTECEU EM CAFARNAUM. (POR MEIO DE PALAVRAS, QUE PARECE TEREM SIDO PROFERIDAS EM CANÁ DA GALILÉIA). FOI EM CAFARNAUM QUE CHAMOU UM MENINO PARA ENSINAR SEUS DISCÍPULOS (MATEUS 18.1-4). ERA UMA IMPORTANTE ESTAÇÃO DA ALFÂNDEGA, E TINHA UMA GUARNIÇÃO DE TROPAS ROMANAS.


02 – GADARA –
ERA UMA GRANDE CIDADE FORTIFICADA DA PERÉIA, NA EXTREMIDADE NOROESTE DAS MONTANHAS DE GILEADE, À DISTÂNCIA DE 8 KM AO ORIENTE DO JORDÃO, E QUASE 10 KM A SUDESTE DO MAR DA GALILÉIA. ERA UMA DAS CIDADES QUE FORMAVAM A DECÁPOLIS. NO TEMPO DE JESUS CRISTO, GADARA ERA, NA SUA MAIOR PARTE UMA CIDADE GREGA, EMBORA SE NOTASSE TAMBÉM UM FORTE
ELEMENTO JUDAICO NA POPULAÇÃO, E POSSIVELMENTE HOUVESSE ALI MUITOS ARAMAICOS JUDAIZADOS.
AS RUÍNAS DE GADARA COMPREENDEM DOIS TEATROS, UMA BASÍLICA, UM TEMPLO E UMA BELA ESTRADA COM UMA COLUNA DE CADA LADO. AO LONGO DAS BORDAS DO MAR DA GALILÉIA. PERTO DE GADARA, AINDA SE PODEM VER OS RESTOS DE ANTIGOS SEPULCROS, CAVADOS NAS ROCHAS, ESTANDO VOLTADO PARA O MAR. NOS DIAS DO NOSSO SALVADOR, ERAM ESSES LUGARES O PONTO DE REUNIÃO DE HOMENS MISERÁVEIS, ATORMENTADOS POR DOENÇAS, OS PÁRIAS DA SOCIEDADE. NA DESCRIÇÃO DA CURA QUE JESUS EFETUOU NUM POSSESSO, NO PAÍS DOS GADARENOS, HÁ UMA ESPECIAL REFERÊNCIA A ESSE TÚMULO : “VEIO DOS SEPULCROS, AO SEU ENCONTRO, UM HOMEM POSSESSO DE ESPÍRITO IMUNDO, O QUAL VIVIA NOS SEPULCROS” (MARCOS 5.2-3 “AO DESEMBARCAR, LOGO VEIO DOS SEPULCROS, AO SEU ENCONTRO, UM HOMEM POSSESSO DE ESPÍRITO IMUNDO, O QUAL VIVIA NOS SEPULCROS, E NEM MESMO COM CADEIAS ALGUÉM PODE PRENDÊ-LO”).

03 – AZOTO –
AZOTO COM SUA POVOAÇÃO FILISTÉIA SITUA A 4.5 KM DO MAR, AO NORTE DE GAZA, MENCIONADA NO ANTIGO TESTAMENTO SOB O NOME DE ASDODE. AZOTO É UMA CIDADE QUE, NO MAPA, FICA UM POUCO ACIMA DE ASCALON.
COM A SUBIDA AO PODER DE HERODES, MUITAS DAS CIDADES GREGAS, ENTRE ELAS AZOTO, FICARAM SOB A JURISDIÇÃO DO REI DOS JUDEUS.
APÓS FILIPE PREGAR AO ETÍOPE, EUNUCO E ALTO FUNCIONÁRIO DE CANDACE; CONVERTIDO AO EVANGELHO, FILIPE O BATIZOU E EM SEGUIDA FOI ARREBATADO PELO ESPÍRITO PARA AZOTO. A PARTIR DESTE LUGAR, FILIPE FOI PREGAR O EVANGELHO EM MUITAS DAS CIDADES DA PLANÍCE MARÍTIMA, ATÉ CHEGAR A CESARÉIA. “QUANDO SAÍRAM DA ÁGUA, O ESPÍRITO DO SENHOR ARREBATOU A FILIPE, NÃO O VENDO MAIS O EUNUCO; E ESTE FOI SEGUINDO O SEU CAMINHO CHEIO DE JÚBILO. MAS FILIPE VEIO A ACHAR-SE EM AZOTO; E PASSANDO ALÉM, EVANGELIZAVA TODAS AS CIDADES ATÉ QUE CHEGOR A CESAREIA”(ATOS 8.39-40).

04 – JOPE –
JOPE É UMA CIDADE EDIFICADA NA ENCOSTA DE UM MONTE, QUE ESTÁ SOBRANCEIRO AO MAR, NA COSTA ORIENTAL DO MEDITERRÂNEO, DISTANTE 48 KM A NOROESTE DE JERUSALÉM. ESTA CIDADE QUE FICAVA PERTO DO MAR DESDE O TEMPO DE SALOMÃO E ERA O PORTO PARA ONDE ERA LEVADA A MADEIRA DO LÍBANO, QUE SERVIU NA EDIFICAÇÃO DO TEMPLO DE JERUSALÉM. FOI NA CIDADE DE JOPE QUE JONAS EMBARCOU PARA SE DIRIGIR A TÁRSIS. NESTE MESMO LUGAR TABITA FOI CHAMADA À VIDA POR PEDRO, E ESTE APÓSTOLO TEVE UMA VISÃO QUE O LEVOU A VISITAR CORNÉLIO (ATOS 10. 9-43).

05 – NAZARÉ –
É HOJE EN-NASIRAH. UMA CIDADE FECHADA ENTRE MONTES ROCHOSOS E ESTÉREIS, FORMANDO O ESPINHAÇO MERIDIONAL DO LÍBANO, QUE TERMINA NA PLANÍCIE DE ESDRELON. FOI A TERRA DE JOSÉ E MARIA, O SÍTIO DA ANUNCIAÇÃO, A RESIDÊNCIA DE JESUS POR 28 ANOS, E O LUGAR ONDE ELE COMEÇOU A ENSINAR A SUA DOUTRINA (MATEUS 2.23, 4.13). OS GALILEUS, E EM PARTICULAR O POVO DE NAZARÉ, ERAM DESPREZADOS PELOS HABITANTES DA JUDÉIA. MOSTRA-SE ALI A “FONTE DA VIRGEM” COMO SENDO O LUGAR ONDE, SEGUNDO A TRADIÇÃO, A MÃE DE JESUS RECEBEU A SAUDAÇÃO DO ANJO (LUCAS 1.28).

06 – BELÉM –
BELÉM, É UMA CIDADE QUE PRIMITIVAMENTE SE CHAMOU EFRATA; ERA UMA DAS MAIS ANTIGAS CIDADES DA PALESTINA. GÊNESIS 35.19: “ASSIM, MORREU RAQUEL E FOI SEPULTADA NO CAMINHO DE EFRATA, QUE É BELÉM”. SITUADA A UMA DISTÂNCIA DE 10 KM AO SUL DE JERUSALÉM, BELÉM ESTÁ EM MAGNÍFICA POSIÇÃO, POIS SE LOCALIZA A 600 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR, CERCADA DE MONTES E FERTILÍSSIMOS VALES, PERTO DA PRINCIPAL ESTRADA QUE VAI DA CIDADE SANTA À HEBROM.
NÃO TEM ÁGUA, A NÃO SER A QUE GUARDAM EM CISTERNAS, PROVENIENTES DAS CHUVAS E A QUE VEM DAS FONTES DE SALOMÃO POR MEIO DE UM AQUEDUTO.
BELÉM FOI A TERRA NATAL DE DAVI E TAMBÉM TEATRO DE NUMEROSOS E IMPORTANTES ACONTECIMENTOS. EMBORA TENHA PERMANECIDO NA OBSCURIDADE DURANTE A SUA LONGA EXISTÊNCIA, O SEU NOME MAIS ANTIGO DE EFRATA OCORRE NA HISTÓRIA DE JACÓ. RAQUEL FOI SEPULTADA PERTO DESTE LUGAR. EMBORA DAVI TENHA NASCIDO EM BELÉM, A CIDADE NÃO GANHOU COISA ALGUMA NESTA CONEXÃO COM O GRANDE REI, QUE NÃO EDIFICOU ALI NENHUM MONUMENTO, NEM A PÔS EM SUPERIOR OUTRAS CIDADES DO REINO.
CONFORME A PROFECIA DE MIQUÉIAS 5.2: “E TU, BELÉM-EFRATA, PEQUENA DEMAIS PARA FIGURAR COMO GRUPO DE MILHARES DE JUDÁ, DE TI ME SAIRÁ O QUE HÁ DE REINAR EM ISRAEL, E CUJAS ORIGENS SÃO DESDE OS TEMPOS ANTIGOS, DESDE OS DIAS DA ETERNIDADE”; O SALVADOR DO MUNDO NASCERIA NESSA CIDADE. O QUE DE FATO ACONTECEU, JESUS CRISTO NASCEU EM BELÉM, PORÉM, COMO NÃO HAVIA LUGAR NA HOSPEDARIA DA CIDADE, O SALVADOR DO MUNDO, FOI COLOCADO NUMA MANJEDOURA, CONFORME LUCAS 2.1-7.

07 - SICAR
SICAR É UMA CIDADE SAMARITANA, MENCIONADA EM JOÃO 4.5: “CHEGOU, POIS, A UMA CIDADE SAMARITANA, CHAMADA SICAR, PERTO DAS TERRAS QUE JACÓ DERA A SEU FILHJO JOSÉ”. EM JOÃO 4.6-18, JESUS CONVERSOU COM UMA MULHER DA LOCALIDADE E DEPOIS DISSO UMA MULTIDÃO FOI AO ENCONTRO DELE E MUITOS O ACEITARAM COMO O MESSIAS PROMETIDO.

SICAR É UMA CIDADE QUE FICA A LESTE DE SAMÁRIA, ENTRE OS MONTES GERIZIM E EBAL. ESTE VALE FOI O PALCO DO GRANDE CONFRONTO DE DEUS COM O POVO DE ISRAEL. O SENHOR ESCOLHEU ESTE LUGAR PARA MARCAR A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. FOI ESTE O LUGAR A RESPEITO DO QUAL MOISÉS RECEBEU A INSTRUÇÃO EXPRESSA DE DEUS: “VEDE QUE HOJE EU PONHO DIANTE DE VÓS A BÊNÇÃO E A MALDIÇÃO: DEUTERONÔMIO 27: A BÊNÇÃO, SE OBEDECERDES AOS MANDAMENTOS DO SENHOR VOSSO DEUS, QUE EU HOJE VOS ORDENO; DEUTERONÔMIO 28: PORÉM A MALDIÇÃO, SE NÃO OBEDECERDES AOS MANDAMENTOS DO SENHOR VOSSO DEUS, MAS VOS DESVIARDES DO CAMINHO QUE EU HOJE VOS ORDENO, PARA SEGUIRDES OUTROS DEUSES QUE NUNCA CONHECESTES. DEUTERONÔMIO 29: ORA, QUANDO O SENHOR TEU DEUS TE INTRODUZIR NA TERRA A QUE VAIS PARA POSSUÍ-LA, PRONUNCIARÁS A BÊNÇÃO SOBRE O MONTE GERIZIM, E A MALDIÇÃO SOBRE O MONTE EBAL.” (DEUTERONÔMIO 11.26-29).

HAVIA MUITOS POÇOS EM SAMARIA NOS TEMPOS DE JESUS. MAS, NESSE DIA, CERTO POÇO SERIA USADO DE MODO ESPECIAL. SEM OS FORTES PRECONCEITOS RACIAIS QUE PERTURBAVAM SUA ÉPOCA, JESUS NÃO HESITOU EM PASSAR POR SAMARIA QUANDO VIA-JAVA PARA A GALILÉIA. UM POUCO AO SUL DE SICAR, A ESTRADA SE DIVIDE. ALI HAVIA UM POÇO, NA TERRA QUE ANTERIORMENTE PERTENCEU A JACÓ E FOI DADA A JOSÉ.

QUANDO O GRUPO QUE VIAJAVA COM JESUS CHEGOU NESSE LUGAR, TODOS ESTAVAM CANSADOS DA VIAGEM. ALI JESUS FICA E ENVIA OS DISCÍPULOS À SICAR, PARA COMPRAR ALIMENTOS.“CHEGOU, POIS, A UMA CIDADE DE SAMÁRIA, CHAMADA SICAR, JUNTO DA HERDADE QUE JACÓ DERA A SEU FILHO JOSÉ; 6 ACHAVA-SE ALI O POÇO DE JACÓ. JESUS, POIS, CANSADO DA VIAGEM, SENTOU-SE ASSIM JUNTO DO POÇO; ERA CERCA DA HORA SEXTA” (JOÃO 4.5-6).


HAVIA NO SENHOR JESUS CRISTO UM CANSAÇO ESPECIAL QUE DEVERÍAMOS CONHECER. É CLARO QUE, SENDO COMPLETAMENTE HUMANO, HAVIA A EXAUSTÃO FÍSICA NATURAL. A PRESSÃO DO TEMPO, DAS PESSOAS E AS EXIGÊNCIAS DO ENSINO CANSARIAM QUALQUER PESSOA. MAS PARA ELE HAVIA A PRESENÇA FATIGANTE DO PECADO SEMPRE O PECADO! PARA ONDE QUER QUE OLHASSE O FILHO DE DEUS, HAVIA UM PECADO DESAFIANDO A SUA DIVINDADE. E ASSIM, UMA MULHER SAMARITANA CHEGA AO POÇO PARA TIRAR ÁGUA. O PECADO DE SUA VIDA JESUS CONHECE. QUALQUER CANSAÇO FÍSICO QUE ELE SENTISSE TERIA QUE SER ESQUECIDO. NÃO HÁ TEMPO PARA PENSAR EM SI. O PODER QUE RESIDE DENTRO DELE PARA PERDOAR DEVE SER COMPARTILHADO COM ELA. "DÁ-ME DE BEBER", ELE DIZ (JOÃO 4:7). A MULHER FICA ESPANTADA. "COMO, SENDO TU JUDEU, PEDES DE BEBER A MIM, QUE SOU MULHER" (JOÃO 4:9). ELE RESPONDE: "SE CONHECERAS O DOM DE DEUS E QUEM É O QUE TE PEDE: DÁ-ME DE BEBER, TU LHE PEDIRIAS, E ELE TE DARIA ÁGUA VIVA" (JOÃO 4:10). ÁGUA DA VIDA! QUE É ISSO? ELA FICA CURIOSA. "ONDE, POIS, TENS A ÁGUA VIVA?" (JOÃO 4:11). PARA JESUS, É O "DOM DE DEUS". PARA ELA ERA "AQUELA" ÁGUA. JESUS ESTÁ PENSANDO ESPIRITUALMENTE SOBRE O PECADO DELA E A NECESSIDADE DO PERDÃO. ELA ESTÁ PENSANDO FISICAMENTE, QUERENDO A ÁGUA QUE SATISFARÁ PARA SEMPRE A SUA SEDE (JOÃO 4:15). MAS ELE DESPERTOU UMA CURIOSIDADE NELA A PONTO DE FAZER PERGUNTAS. É EXATAMENTE O QUE TODO BOM PROFESSOR PROCURA FAZER, E OS QUE REALMENTE BUSCAM A VERDADE IRÃO CORRESPONDER. "ÉS TU, PORVENTURA, MAIOR DO QUE JACÓ, O NOSSO PAI" (4:12). A RESPOSTA DE JESUS É "SIM", MAS NÃO O DISSE DIRETAMENTE. RESPONDE DE MODO QUE A FAZ PENSAR. "AQUELE, PORÉM, QUE BEBER DA ÁGUA QUE EU LHE DER NUNCA MAIS TERÁ SEDE; PELO CONTRÁRIO, A ÁGUA... SERÁ NELE UMA FONTE A JORRAR PARA A VIDA ETERNA" (4.14). APROVEITANDO A CURIOSIDADE QUE DESPERTOU NELA, ELE SE VOLTA NOUTRA DIREÇÃO. "VAI, CHAMA TEU MARIDO" (4.16). VAMOS APRENDER ALGO AQUI. ENSINAR BEM NÃO É SÓ FALAR. PARA ENSINAR BEM É NECESSÁRIO QUE O ALUNO DESCUBRA "A VERDADE" POR SI SÓ. JESUS PODERIA TER EVITADO TODA ESSA "CONFUSÃO" SOBRE A ÁGUA DA VIDA SE SIMPLESMENTE TIVESSE FALADO CLARAMENTE. MAS NÃO FEZ ISSO. OS QUE ESTÃO APRENDENDO TÊM UMA RESPONSABILIDADE. JESUS ESTÁ TRABALHANDO. ESTÁ PREPARANDO O TERRENO DEIXANDO-O PRONTO PARA O PLANTIO. ESSA MULHER PRECISA VER A NECESSIDADE DELA E VER "QUEM" ELE É (4.10). É EXATAMENTE O QUE TODOS NÓS DEVEMOS PERCEBER. NÃO BASTA LEVAR AS PESSOAS AO BATISTÉRIO. ELAS PRECISAM VER O PECADO "DELAS" E A NECESSIDADE QUE "ELAS" TÊM DE SER PERDOADAS, E QUE JESUS É O SALVADOR QUE PODE E QUE VAI SATISFAZER ESSA NECESSIDADE.QUANTO AO MARIDO, A MULHER DECLARA NÃO TER NENHUM. JESUS AGRADA-SE DA RESPOSTA VERDADEIRA E DIZ: "CINCO MARIDOS JÁ TIVESTE, E ESSE QUE AGORA TENS NÃO É TEU MARIDO" (4.18). A PERCEPÇÃO DELA É RÁPIDA. "VEJO QUE TU ÉS PROFETA" (4.19) NÃO "O PROFETA", MAS "PROFETA". AINDA NÃO CHEGOU LÁ, MAS ESTÁ APRENDENDO. ELA FAZ UMA DECLARAÇÃO SOBRE A ADORAÇÃO. MANIFESTA A NECESSIDADE QUE ELA VÊ EM SUA PRÓPRIA VIDA DE ADORAR E ADORAR CORRETAMENTE. O COMEÇO DA CONVERSÃO CONSISTE EM RECONHECER QUE NECESSITAMOS DE DEUS. O BOM ENSINO LEVOU-A A EXPRESSAR ISSO.A RESPOSTA DE JESUS LHE FEZ DIZER "EU SEI... QUE HÁ DE VIR O MESSIAS... QUANDO ELE VIER . . ." (4.25). MULHER, ELE ESTÁ BEM DIANTE DE VOCÊ! QUANTAS VEZES DEIXAMOS DE VER O ÓBVIO. MAS ELA O DISSE, E AGORA É A VEZ DE JESUS. "EU O SOU, EU QUE FALO CONTIGO" (4.26). NESSE MOMENTO RETORNAM OS DISCÍPULOS, E ELA, ESQUECENDO O BALDE, VOLTA ENTUSIASMADA PARA SICAR, ANUNCIANDO A TODOS: "VINDE COMIGO E VEDE... SERÁ ESTE, PORVENTURA, O CRISTO?!" (4.29). ELE NÃO É MAIS APENAS "PROFETA"!O SENHOR NÃO ESTÁ MAIS PREOCUPADO COM A COMIDA. A OPORTUNIDADE DE ENSINAR SUPERA QUALQUER CANSAÇO, SATISFAZ MAIS QUE COMER, NÃO É NENHUM FARDO (4.34). ELE ESTÁ RADIANTE! "NÃO DIZEIS VÓS QUE AINDA HÁ QUATRO MESES ATÉ À CEIFA?" ANTES, "ERGUEI OS OLHOS E VEDE OS CAMPOS, POIS JÁ BRANQUEJAM PARA A CEIFA" (4.35). ELE DIZ AOS DISCÍPULOS QUE RETORNAVAM QUE NÃO É HORA DE SE PREOCUPAREM EM ENCHER O ESTÔMAGO. PRIORIDADES! E LHES DIZ MAIS ALGUMA COISA. NÃO IMPORTA QUEM SEMEIA E QUEM COLHE. A COLHEITA DO EVANGELHO É UM ESFORÇO CONJUNTO. APENAS SE ALEGRE DE FAZER PARTE DELE (4.36-38).ASSIM VIERAM OS SAMARITANOS. E OUVIRAM. E CRERAM, "PORQUE NÓS MESMOS TEMOS OUVIDO E SABEMOS QUE ESTE É VERDADEIRAMENTE O SALVADOR DO MUNDO" (4.40-42). MUITAS COISAS ACONTECERAM NO POÇO AQUELE DIA E COISAS COM QUE JACÓ E JOSÉ SÓ PODERIAM "SONHAR" (GÊNESIS 28.10-17; 37.1-11; 49.22-26)!

08 EMAÚS –
É UMA ALDEIA QUE FICA A 12 KM DE JERUSALÉM. FOI NO CAMINHO DE EMAÚS QUE CRISTO JESUS APARECEU A DOIS DE SEUS DISCÍPULOS APÓS SUA RESSUREIÇÃO. (LUCAS 24.13-35: “E EIS QUE NO MESMO DIA IAM DOIS DELES PARA UMA ALDEIA, QUE DISTAVA DE JERUSALÉM SESSENTA ESTÁDIOS, CUJO NOME ERA EMAÚS. E IAM FALANDO ENTRE SI DE TUDO AQUILO QUE HAVIA SUCEDIDO. E ACONTECEU QUE, INDO ELES FALANDO ENTRE SI, E FAZENDO PERGUNTAS UM AO OUTRO, O MESMO JESUS SE APROXIMOU, E IA COM ELES. MAS OS OLHOS DELES ESTAVAM COMO QUE FECHADOS, PARA QUE O NÃO CONHECESSEM. E ELE LHES DISSE: QUE PALAVRAS SÃO ESSAS QUE, CAMINHANDO, TROCAIS ENTRE VÓS, E POR QUE ESTAIS TRISTES? E, RESPONDENDO UM, CUJO NOME ERA CLÉOPAS, DISSE-LHE: ÉS TU SÓ PEREGRINO EM JERUSALÉM, E NÃO SABES AS COISAS QUE NELA TÊM SUCEDIDO NESTES DIAS? E ELE LHES PERGUNTOU: QUAIS? E ELES LHE DISSERAM: AS QUE DIZEM RESPEITO A JESUS NAZARENO, QUE FOI HOMEM PROFETA, PODEROSO EM OBRAS E PALAVRAS DIANTE DE DEUS E DE TODO O POVO; E COMO OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES E OS NOSSOS PRÍNCIPES O ENTREGARAM À CONDENAÇÃO DE MORTE, E O CRUCIFICARAM. E NÓS ESPERÁVAMOS QUE FOSSE ELE O QUE REMISSE ISRAEL; MAS AGORA, SOBRE TUDO ISSO, É JÁ HOJE O TERCEIRO DIA DESDE QUE ESSAS COISAS ACONTECERAM. É VERDADE QUE TAMBÉM ALGUMAS MULHERES DENTRE NÓS NOS MARAVILHARAM, AS QUAIS DE MADRUGADA FORAM AO SEPULCRO; E, NÃO ACHANDO O SEU CORPO, VOLTARAM, DIZENDO QUE TAMBÉM TINHAM VISTO UMA VISÃO DE ANJOS, QUE DIZEM QUE ELE VIVE. E ALGUNS DOS QUE ESTAVAM CONOSCO FORAM AO SEPULCRO, E ACHARAM SER ASSIM COMO AS MULHERES HAVIAM DITO; PORÉM, A ELE NÃO O VIRAM. E ELE LHES DISSE: O NÉSCIOS, E TARDOS DE CORAÇÃO PARA CRER TUDO O QUE OS PROFETAS DISSERAM! PORVENTURA NÃO CONVINHA QUE O CRISTO PADECESSE ESTAS COISAS E ENTRASSE NA SUA GLÓRIA? E, COMEÇANDO POR MOISÉS, E POR TODOS OS PROFETAS, EXPLICAVA-LHES O QUE DELE SE ACHAVA EM TODAS AS ESCRITURAS. E CHEGARAM À ALDEIA PARA ONDE IAM, E ELE FEZ COMO QUEM IA PARA MAIS LONGE. E ELES O CONSTRANGERAM, DIZENDO: FICA CONOSCO, PORQUE JÁ É TARDE, E JÁ DECLINOU O DIA. E ENTROU PARA FICAR COM ELES. E ACONTECEU QUE, ESTANDO COM ELES À MESA, TOMANDO O PÃO, O ABENÇOOU E PARTIU-O, E LHO DEU. ABRIRAM-SE-LHES ENTÃO OS OLHOS, E O CONHECERAM, E ELE DESAPARECEU-LHES. E DISSERAM UM PARA O OUTRO: PORVENTURA NÃO ARDIA EM NÓS O NOSSO CORAÇÃO QUANDO, PELO CAMINHO, NOS FALAVA, E QUANDO NOS ABRIA AS ESCRITURAS? E NA MESMA HORA, LEVANTANDO-SE, TORNARAM PARA JERUSALÉM, E ACHARAM CONGREGADOS OS ONZE, E OS QUE ESTAVAM COM ELES, OS QUAIS DIZIAM: RESSUSCITOU VERDADEIRAMENTE O SENHOR, E JÁ APARECEU A SIMÃO. E ELES LHES CONTARAM O QUE LHES ACONTECERA NO CAMINHO, E COMO DELES FORA CONHECIDO NO PARTIR DO PÃO”.

09 – JERICÓ –
FOI UMA CIDADE DA ORLA OCIDENTAL DO GOR, DISTANTE CERCA DE 10 KM DO RIO JORDÃO, ESTANDO-LHE SOBRANCEIRA UMA CADEIA DE ESTÉREIS E ALCANTILADAS MONTANHAS.
JERICÓ FOI UMA CIDADE REAL DE ALTA ANTIGÜIDADE, A PRINCIPAL DO VALE DO JORDÃO, À QUAL SE REFEREM COMO BEM CONHECIDA NAQUELES TEMPOS NOS LIVROS DE NÚMEROS E DETEURONÔMIO. ELA ERA PROTEGIDA POR MURALHAS E PORTAS DE CONSIDERÁVEL RESISTÊNCIA (JOSUÉ 2:5,15; 6: 2,5,20). OS CIDADÃOS ERAM ABASTADOS E OS TERRENOS CIRCUNJACENTES PRODUTIVOS. OS IMPORTANTES VAUS DO JORDÃO, QUE JOSUÉ ATRAVESSOU, E ERAM OS PRINCIPAIS, FICAVAM EM FRENTE DE JERICÓ, QUE FOI A PRIMEIRA CIDADE NA PALESTINA QUE ELE CONQUISTOU (JOSUÉ 2:1,2 SEG.), APÓS A VOLTA DOS ESPIAS. ESTANDO CONDENADA POR DEUS, FOI INCENDIADA, DEPOIS DA QUEDA DOS MUROS, E ARRASADA, PRONUNCIANDO UMA MALDIÇÃO SOBRE AQUELE HOMEM QUE TENTASSE REEDIFICAR “ESTA CIDADE DE JERICÓ” (JOSUÉ 6:26). A CONDENAÇÃO CAIU 500 ANOS MAIS TARDE SOBRE HIEL, DE BETEL (1 REIS 16:34). FOI ALI ESTABELECIDA UMA ESCOLA DE PROFETAS, SENDO VISITADA POR ELIAS E ELIZEU (2 REIS 2:4-18). NO TEMPO DE JESUS CRISTO, JERICÓ ERA A SEGUNDA CIDADE DA JUDÉIA. FOI ALI QUE JESUS CUROU O CEGO BARTIMEU (MARCOS 10.46-52) E ZAQUEU RECEBEU A VISITA DO SALVADOR (LUCAS 19.2-10).

10 – BETÂNIA –
É UMA CIDADE QUE ESTÁ SITUADA NA ENCOSTA, A SUDESTE DO MONTE DAS OLIVEIRAS, CERCA DE 670 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, DISTANTE 1600 METROS DO CUME, E À 3 KM DE JERUSALÉM, PERTO DA ESTRADA DE JERICÓ. FOI ONDE JESUS RECEBEU HOSPITALIDADE DA FAMÍLIA DE LÁZARO, E ONDE SE DEU A RESSURREIÇÃO DESTE SEU AMIGO (JOÃO 11.1-46); FOI RESIDÊNCIA DE SIMÃO, O LEPROSO (MATEUS 26:6 “ORA, ESTANDO JESUS EM BETÂNIA, EM CASA DE SIMÃO, O LEPROSO”). JESUS DESCANSOU UMA NOITE EM BETÂNIA, NA SEMANA ANTERIOR À SUA CRUCIFICAÇÃO, (MATEUS 21.17 “E, DEIXANDO-OS, SAIU DA CIDADE PARA BETÂNIA, ONDE PERNOITOU”).

11 – SALIM –
EM JOÃO 3.23 ESTÁ ESCRITO: “JOÃO BATISTA ESTAVA TAMBÉM BATIZANDO EM ENOM, PERTO DE SALIM, PORQUE HAVIA ALI MUITAS ÁGUAS, E PARA LÁ CONCORRIA O POVO E ERA BATIZADO ”. ESTA É A ÚNICA OCORRÊNCIA DOS DOIS NOMES, NÃO PODENDO OS SÍTIOS SEREM CERTAMENTE IDENTIFICADOS. HÁ UM LUGAR CHAMADO SALI, PERTO DE NABLUS, E OUTRO DE NOME AINUM NO WADY FARIAS, UM VALE RICO DE NASCENTES, CUJA ÁGUA CORRE PARA O JORDÃO. MAS ESTAS POVOAÇÕES SÃO SEPARADAS UMA DAS OUTRAS 11 OU 13 KM.

12 – CESARÉIA –
É UMA CIDADE SITUADA NA COSTA DO MAR MEDITERRÂNEO, CERCA DE 33 KM AO SUL DO MONTE CARMELO, PRECISAMENTE ACIMA DA LINHA QUE SEPARA SAMARIA DA GALILÉIA, NA ESTRADA PRINCIPAL, QUE VAI DE TIRO AO EGITO. CESARÉIA FOI EDIFICADA POR HERODES, O GRANDE, COM MUITA BELEZA E MAGNIFICÊNCIA, SENDO-LHE DADO PELO SEU FUNDADOR O NOME DE CESARÉIA EM HONRA A CÉSAR DE ROMA. ERA A METRÓPOLE ROMANA DA JUDÉIA, E FOI A RESIDÊNCIA OFICIAL DOS REIS HERODIANOS, DE FÉLIX, DE FESTO, E DE OUTROS PROCURADORES ROMANOS. FOI NESTA CIDADE QUE HERODES AGRIPA I, NETO DE HERODES, O GRANDE, FOI FERIDO DE REPUGNANTE ENFERMIDADE. CESARÉIA ERA A RESIDÊNCIA DE FILIPE, O EVANGELISTA E DIÁCONO (ATOS 8.40; 21.8); FOI O PORTO EM QUE PAULO EMBARCOU PARA TARSO, QUANDO FOI OBRIGADO A SAIR DE DAMASCO, (ATOS 9.30); NESTA CIDADE VIVIA CORNÉLIO, O CENTURIÃO ROMANO, SENDO TAMBÉM ALI QUE SE DEU A SUA CONVERSÃO (ATOS 10.1, 24; 11.11); FOI TAMBÉM NESTE LUGAR QUE PAULO DESEMBARCOU, NA VOLTA DE SUA SEGUNDA E TERCEIRA VIAGENS MISSIONÁRIAS (ATOS 18.22; 21.8); DALI PARTIU PARA JERUSALÉM (ATOS 21:15), E PARA ALI VOLTOU, JÁ PRESO, SENDO GUARDADO EM CADEIAS POR FÉLIX, PELO ESPAÇO DE 2 ANOS, ANTES DE SER MANDADO PARA ROMA PELO GOVERNADOR FESTO (ATOS 23.23,33; 24.27; 25.4).

13 – DECÁPOLIS –
É UMA CONFEDERAÇÃO DE CIDADES GREGAS, CERCA DE DEZ AO TODO, E QUE SE ESTENDIAM POR UMA ÁREA QUE ABRANGIA AMBOS AO LADO DO JORDÃO, AO SUL DO MAR DA GALILÉIA E NA DIREÇÃO DO NORTE. APÓS O ANO 63 A.C. RECEBIAM DE ROMA CERTOS PRIVILÉGIOS.
ALGUNS DOENTES, QUE HABITAVAM NESSE TERRITÓRIO, FORAM CURADOS POR JESUS CRISTO (MATEUS 4.25 “E DA GALILÉIA, DECÁPOLIS, JERUSALÉM, JUDÉIA E DALÉM DO JORDÃO NUMEROSAS MULTIDÕES O SEGUIAM”; MARCOS 5.20 “ENTÃO ELE FOI E COMEÇOU A PROCLAMAR EM DECÁPOLIS TUDO O QUE JESUS LHE FIZERA; E TODOS SE ADMIRAVAM”; 7.31 “DE NOVO, SE RETIROU DAS TERRAS DE TIRO E FOI POR SIDOM ATÉ AO MAR DA GALILÉIA, ATRAVÉS DO TERRITÓRIO DE DECÁPOLIS”). ESSAS DEZ CIDADES, SEGUNDO PLÍNIO, ERAM DAMASCO, FILADÉLFIA, RAFANA, CITÓPOLIS, GADARA, HIPOS, DIOM, PELA, GERASA E CANATA. NOS TEMPOS EM QUE JESUS CRISTO ESTEVE NA TERRA, ESSAS CIDADES CONTINHAM GRANDES POPULAÇÕES, NA SUA MAIOR PARTE GREGAS, VIVENDO PROSPERAMENTE. SENDO QUE SEIS DELAS ACHAM-SE COMPLETAMENTE ARRUINADAS E DESERTAS; TRÊS, CITÓPOLIS, GADARA E CANATA, RESIDEM LÁ AINDA ALGUMAS FAMÍLIAS; DAMASCO, EMBORA DESPOJADA DE MUITO DE SUA ANTIGA GLÓRIA, É AINDA UMA CIDADE IMPORTANTE E POPULOSA.

14 – CESARÉIA DE FILIPE –
ESTA CIDADE ERA CHAMADA DE CESARÉIA DE FILIPE PARA DISTINGUI-LA DA CESARÉIA, PERTO DO MAR. ELA ESTA EDIFICADA NUMA PITORESCA POSIÇÃO, NA BASE DA SERRA DE HERMOM, PARA O SUL, DOMINANDO A RICA PLANÍCIE DO JORDÃO SUPERIOR. ESSE LUGAR ANTIGAMENTE ERA CONHECIDO PELO NOME DE PANÉIAS (DO DEUS PÃ). PORÉM, QUANDO A POVOAÇÃO FOI COMPREENDIDA NO TERRITÓRIO DE FILIPE, TETRARCA DE TRACONITES, ESTE ALARGOU E EMBELEZOU-A, CHAMANDO CESARÉIA, EM HONRA DO IMPERADOR. CESARÉIA DE FILIPE ESTÁ INCLUÍDA NAS JORNADAS DO SENHOR JESUS CRISTO; FOI NELA QUE PEDRO RECONHECEU O CARÁTER MESSIÂNICO DE SEU DIVINO MESTRE (MATEUS 16.13-16 “INDO JESUS PARA OS LADOS DE CESARÉIA DE FILIPE, PERGUNTOU A SEUS DISCÍPULOS: QUEM DIZ O POVO SER O FILHO DO HOMEM? E ELES RESPONDERAM: UNS DIZEM JOÃO BATISTA; OUTROS: ELIAS; E OUTROS: JEREMIAS OU ALGUM DOS PROFETAS. MAS VÓS, CONTINUOU ELE, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? RESPONDENDO SIMÃO PEDRO, DISSE: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”).

15 – FILIPOS –
FILIPOS É UMA CIDADE DA MACEDÔNIA, CUJO NOME SE DERIVA DE FILIPE, REI DA MACEDÔNIA, E PAI DE ALEXANDRE MAGNO, QUE A REEDIFICOU E EMBELEZOU (350 A.C. ). A ANTIGA FILIPOS, QUE ESTAVA AFASTADA DA COSTA CERCA DE 15 KM, NÃO É HOJE MAIS DO QUE RUÍNAS, MAS O SEU ANTIGO PORTO DE NEÁPOLIS É HOJE CONHECIDO PELO NOME DE KAVALLA. ENTRE FILIPOS E O MAR HAVIA UMA SÉRIE DE MONTES ESCARPADOS, PELOS QUAIS PASSAVA A ANTIGA ESTRADA EMPEDRADA, QUE FORA CONSTRUÍDA PARA O TRÁFICO DAS MINAS DO INTERIOR. FOI EM FILIPOS QUE PAULO PREGOU O EVANGELHO PELA PRIMEIRA VEZ NA EUROPA, POR OCASIÃO DA SUA SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA, CONVERTENDO-SE ENTÃO LÍDIA E O CARCEREIRO (ATOS 16.12-40“ E DALI PARA FILIPOS, QUE É A PRIMEIRA CIDADE DESSE DISTRITO DA MACEDÔNIA, E COLÔNIA ROMANA; E ESTIVEMOS ALGUNS DIAS NESSA CIDADE. NO SÁBADO SAÍMOS PORTAS AFORA PARA A BEIRA DO RIO, ONDE JULGÁVAMOS HAVER UM LUGAR DE ORAÇÃO E, SENTADOS, FALÁVAMOS ÀS MULHERES ALI REUNIDAS. E CERTA MULHER CHAMADA LÍDIA, VENDEDORA DE PÚRPURA, DA CIDADE DE TIATIRA, E QUE TEMIA A DEUS, NOS ESCUTAVA E O SENHOR LHE ABRIU O CORAÇÃO PARA ATENDER ÀS COISAS QUE PAULO DIZIA. DEPOIS QUE FOI BATIZADA, ELA E A SUA CASA, ROGOU-NOS, DIZENDO: SE HAVEIS JULGADO QUE EU SOU FIEL AO SENHOR, ENTRAI EM MINHA CASA, E FICAI ALI. E NOS CONSTRANGEU A ISSO. ORA, ACONTECEU QUE QUANDO ÍAMOS AO LUGAR DE ORAÇÃO, NOS VEIO AO ENCONTRO UMA JOVEM QUE TINHA UM ESPÍRITO ADIVINHADOR, E QUE, ADIVINHANDO, DAVA GRANDE LUCRO A SEUS SENHORES. ELA, SEGUINDO A PAULO E A NÓS, CLAMAVA, DIZENDO: SÃO SERVOS DO DEUS ALTÍSSIMO ESTES HOMENS QUE VOS ANUNCIAM UM CAMINHO DE SALVAÇÃO. E FAZIA ISTO POR MUITOS DIAS. MAS PAULO, PERTURBADO, VOLTOU-SE E DISSE AO ESPÍRITO: EU TE ORDENO EM NOME DE JESUS CRISTO QUE SAIAS DELA. E NA MESMA HORA SAIU. ORA, VENDO SEUS SENHORES QUE A ESPERANÇA DO SEU LUCRO HAVIA DESAPARECIDO, PRENDERAM A PAULO E SILAS, E OS ARRASTARAM PARA UMA PRAÇA À PRESENÇA DOS MAGISTRADOS. E, APRESENTANDO-OS AOS MAGISTRADOS, DISSERAM: ESTES HOMENS, SENDO JUDEUS, ESTÃO PERTURBANDO MUITO A NOSSA CIDADE. E PREGAM COSTUMES QUE NÃO NOS É LÍCITO RECEBER NEM PRATICAR, SENDO NÓS ROMANOS. A MULTIDÃO LEVANTOU-SE À UMA CONTRA ELES, E OS MAGISTRADOS, RASGANDO-LHES OS VESTIDOS, MANDARAM AÇOITÁ-LOS COM VARAS. E, HAVENDO-LHES DADO MUITOS AÇOITES, OS LANÇARAM NA PRISÃO, MANDANDO AO CARCEREIRO QUE OS GUARDASSE COM SEGURANÇA. ELE, TENDO RECEBIDO TAL ORDEM, OS LANÇOU NA PRISÃO INTERIOR E LHES SEGUROU OS PÉS NO TRONCO. PELA MEIA-NOITE PAULO E SILAS ORAVAM E CANTAVAM HINOS A DEUS, ENQUANTO OS PRESOS OS ESCUTAVAM. DE REPENTE HOUVE UM TÃO GRANDE TERREMOTO QUE FORAM ABALADOS OS ALICERCES DO CÁRCERE, E LOGO SE ABRIRAM TODAS AS PORTAS E FORAM SOLTOS OS GRILHÕES DE TODOS. ORA, O CARCEREIRO, TENDO ACORDADO E VENDO ABERTAS AS PORTAS DA PRISÃO, TIROU A ESPADA E IA SUICIDAR-SE, SUPONDO QUE OS PRESOS TIVESSEM FUGIDO. MAS PAULO BRADOU EM ALTA VOZ, DIZENDO: NÃO TE FAÇAS NENHUM MAL, PORQUE TODOS AQUI ESTAMOS. TENDO ELE PEDIDO LUZ, SALTOU DENTRO E, TODO TRÊMULO, SE PROSTROU ANTE PAULO E SILAS E, TIRANDO-OS PARA FORA, DISSE: SENHORES, QUE ME É NECESSÁRIO FAZER PARA ME SALVAR? RESPONDERAM ELES: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, TU E TUA CASA. ENTÃO LHE PREGARAM A PALAVRA DE DEUS, E A TODOS OS QUE ESTAVAM EM SUA CASA. TOMANDO-OS ELE CONSIGO NAQUELA MESMA HORA DA NOITE, LAVOU- LHES AS FERIDAS; E LOGO FOI BATIZADO, ELE E TODOS OS SEUS. ENTÃO OS FEZ SUBIR PARA SUA CASA, PÔS-LHES A MESA E ALEGROU- SE MUITO COM TODA A SUA CASA, POR TER CRIDO EM DEUS. QUANDO AMANHECEU, OS MAGISTRADOS MANDARAM QUADRILHEIROS A DIZER: SOLTAI AQUELES HOMENS. E O CARCEREIRO TRANSMITIU A PAULO ESTAS PALAVRAS, DIZENDO: OS MAGISTRADOS MANDARAM QUE FOSSEIS SOLTOS; AGORA, POIS, SAÍ E IDE EM PAZ. MAS PAULO RESPONDEU-LHES: AÇOITARAM-NOS PUBLICAMENTE SEM SERMOS CONDENADOS, SENDO CIDADÃOS ROMANOS, E NOS LANÇARAM NA PRISÃO, E AGORA ENCOBERTAMENTE NOS LANÇAM FORA? DE MODO NENHUM SERÁ ASSIM; MAS VENHAM ELES MESMOS E NOS TIREM. E OS QUADRILHEIROS FORAM DIZER AOS MAGISTRADOS ESTAS PALAVRAS, E ESTES TEMERAM QUANDO OUVIRAM QUE ELES ERAM ROMANOS; VIERAM, PEDIRAM-LHES DESCULPAS E, TIRANDO-OS PARA FORA, ROGAVAM QUE SE RETIRASSEM DA CIDADE. ENTÃO ELES SAÍRAM DA PRISÃO, ENTRARAM EM CASA DE LÍDIA, E, VENDO OS IRMÃOS, OS CONFORTARAM, E PARTIRAM” ; 1 TESSALONICENSES 2.2 “MAS, APESAR DE MALTRATADOS E ULTRAJADOS EM FILIPOS, COMO É DO VOSSO CONHECIMENTO, TIVEMOS OUSADA CONFIANÇA EM NOSSO DEUS, EM MEIO A MUITA LUTA”). POR DUAS VEZES O APÓSTOLO VISITOU AQUELA POVOAÇÃO (ATOS 20.1-6 “DEPOIS QUE CESSOU O ALVOROÇO, PAULO MANDOU CHAMAR OS DISCÍPULOS E, TENDO-OS EXORTADO, DESPEDIU-SE E PARTIU PARA A MACEDÔNIA. E, HAVENDO ANDADO POR AQUELAS REGIÕES, EXORTANDO OS DISCÍPULOS COM MUITAS PALAVRAS, VEIO À GRÉCIA. DEPOIS DE PASSAR ALI TRÊS MESES, VISTO TEREM OS JUDEUS ARMADO UMA CILADA CONTRA ELE QUANDO IA EMBARCAR PARA A SÍRIA, DETERMINOU VOLTAR PELA MACEDÔNIA. ACOMPANHOU-O SÓPATRO, DE BERÉIA, FILHO DE PIRRO; BEM COMO DOS DE TESSALÔNICA, ARISTARCO E SEGUNDO; GAIO DE DERBE E TIMÓTEO; E DOS DA ÁSIA, TÍQUICO E TRÓFIMO. ESTES PORÉM, FORAM ADIANTE E NOS ESPERAVAM EM TRÔADE. E NÓS, DEPOIS DOS DIAS DOS PÃES ÁZIMOS, NAVEGAMOS DE FILIPOS, E EM CINCO DIAS FOMOS TER COM ELES EM TRÔADE, ONDE NOS DETIVEMOS SETE DIAS”. ), ANIMANDO A IGREJA ALI ESTABELECIDA, A QUAL ESTIVERA MUITOS ANOS SOB CUIDADO DE LUCAS. OS CRISTÃOS DE FILIPOS MANIFESTARAM SEMPRE A SUA GRATIDÃO PELA FÉ QUE TINHAM RECEBIDO POR MEIO DE PAULO.

16 – NAIM –
NAIM É UMA PEQUENA CIDADE DA GALILÉIA ONDE JESUS RESSUSCITOU O FILHO DA VIÚVA. (LUCAS 7.11-17 “EM DIA SUBSEQUENTE, DIRIGIA-SE JESUS A UMA CIDADE CHAMADA NAIM, E IAM COM ELE OS SEUS DISCÍPULOS E NUMEROSA MULTIDÃO QUANDO CHEGOU PERTO DA PORTA DA CIDADE, EIS QUE LEVAVAM PARA FORA UM DEFUNTO, FILHO ÚNICO DE SUA MÃE, QUE ERA VIÚVA; E COM ELA IA UMA GRANDE MULTIDÃO DA CIDADE. LOGO QUE O SENHOR A VIU, ENCHEU-SE DE COMPAIXÃO POR ELA, E DISSE-LHE: NÃO CHORES. ENTÃO, CHEGANDO-SE, TOCOU NO ESQUIFE E, QUANDO PARARAM OS QUE O LEVAVAM, DISSE: MOÇO, A TI TE DIGO: LEVANTA-TE. O QUE ESTIVERA MORTO SENTOU-SE E COMEÇOU A FALAR. ENTÃO JESUS O ENTREGOU À SUA MÃE. O MEDO SE APODEROU DE TODOS, E GLORIFICAVAM A DEUS, DIZENDO: UM GRANDE PROFETA SE LEVANTOU ENTRE NÓS; E: DEUS VISITOU O SEU POVO. E CORREU A NOTÍCIA DISTO POR TODA A JUDÉIA E POR TODA A REGIÃO CIRCUNVIZINHA” ). ONDE RECEBEU A MENSAGEM DE JOÃO BATISTA, ENVIADA DA PRISÃO. JESUS PREGOU NAS REGIÕES PRÓXIMAS DESSA CIDADE DE NAIM. (MATEUS 11.2-6).

17 – TESSALÔNICA –
TESSALÔNICA É UMA CIDADE DA MACEDÔNIA, CHAMADA EM TEMPOS MAIS ANTIGOS TERMAS (BANHOS QUENTES). ELA ERA SITUADA SOBRE O GOLFO TERMAICO. O NOME DE TESSALÔNICA FOI-LHE DADO PELO GENERAL MACEDÔNICO CASSANDRO, EM HONRA A SUA MULHER, QUE ERA IRMÃ DE ALEXANDRE MAGNO. SOB O DOMÍNIO ROMANO, FOI A CAPITAL DE UM DOS QUATRO DISTRITOS DA MACEDÔNIA, E A SEDE DO GOVERNADOR PROVINCIAL OU PRETOR, EMBORA FOSSE UMA CIDADE LIVRE, ADMINISTRADA POR “POLITARCAS” (ATOS 17.6-8 “PORÉM, NÃO OS ACHANDO, ARRASTARAM JÁSON E ALGUNS IRMÃOS À PRESENÇA DOS MAGISTRADOS DA CIDADE, CLAMANDO: ESTES QUE TÊM TRANSTORNADO O MUNDO CHEGARAM TAMBÉM AQUI, OS QUAIS JÁSON ACOLHEU; E TODOS ELES PROCEDEM CONTRA OS DECRETOS DE CÉSAR, DIZENDO HAVER OUTRO REI, QUE É JESUS. ASSIM ALVOROÇARAM A MULTIDÃO E OS MAGISTRADOS DA CIDADE, QUE OUVIRAM ESTAS COISAS” ), CONSERVANDO-SE AINDA ESTA DESIGNAÇÃO ESPECIAL NUM ARCO DE TRIUNFO. A SITUAÇÃO DE TESSALÔNICA, A ESTAÇÃO CENTRAL NA GRANDE ESTRADA EGNACIANA, QUE DA ILÍRIA IA À TRÁCIA ATRAVÉS DA MACEDÔNIA, E PERTO DO MAR NUMA EXCELENTE BAÍA, ERA A CAUSA DE AUMENTAR O SEU NEGÓCIO E AS SUAS RIQUEZAS, ATRAINDO, POR ESSE MOTIVO, UMA POPULAÇÃO MISTA DE GREGOS, ROMANOS E JUDEUS. É, AINDA, COMO SEMPRE TEM SIDO, CIDADE COMERCIAL, COM SEU NOME, MODIFICADO, PARA SALÔNICA. A SUA POSIÇÃO GEOGRÁFICA E IMPORTÂNCIA MARÍTIMA TORNARAM-NA UM DOS CENTROS DE PROPAGANDA EVANGÉLICA NA EUROPA. PAULO TRABALHOU NESTA CIDADE POR POUCO TEMPO, DURANTE A SUA SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA (ATOS 17.1-13 “TENDO PASSADO POR ANFÍPOLIS E APOLÔNIA, CHEGARAM A TESSALÔNICA, ONDE HAVIA UMA SINAGOGA DOS JUDEUS. ORA, PAULO, SEGUNDO O SEU COSTUME, FOI TER COM ELES; E POR TRÊS SÁBADOS DISCUTIU COM ELES AS ESCRITURAS, EXPONDO E DEMONSTRANDO QUE ERA NECESSÁRIO QUE O CRISTO PADECESSE E RESSUSCITASSE DENTRE OS MORTOS; ESTE JESUS QUE EU VOS ANUNCIO, DIZIA ELE, É O CRISTO. E ALGUNS DELES FICARAM PERSUADIDOS E ADERIRAM A PAULO E SILAS, BEM COMO GRANDE MULTIDÃO DE GREGOS DEVOTOS E NÃO POUCAS MULHERES DE POSIÇÃO. MAS OS JUDEUS, MOVIDOS DE INVEJA, TOMANDO CONSIGO ALGUNS HOMENS MAUS DENTRE OS VADIOS E AJUNTANDO O POVO, ALVOROÇAVAM A CIDADE E, ASSALTANDO A CASA DE JÁSON, OS PROCURAVAM PARA ENTREGÁ-LOS AO POVO. PORÉM, NÃO OS ACHANDO, ARRASTARAM JÁSON E ALGUNS IRMÃOS À PRESENÇA DOS MAGISTRADOS DA CIDADE, CLAMANDO: ESTES QUE TÊM TRANSTORNADO O MUNDO CHEGARAM TAMBÉM AQUI, OS QUAIS JÁSON ACOLHEU; E TODOS ELES PROCEDEM CONTRA OS DECRETOS DE CÉSAR, DIZENDO HAVER OUTRO REI, QUE É JESUS. ASSIM ALVOROÇARAM A MULTIDÃO E OS MAGISTRADOS DA CIDADE, QUE OUVIRAM ESTAS COISAS. TENDO, PORÉM, RECEBIDO FIANÇA DE JÁSON E DOS DEMAIS, SOLTARAM-NOS. E LOGO, DE NOITE, OS IRMÃOS ENVIARAM PAULO E SILAS PARA BERÉIA; TENDO ELES ALI CHEGADO, FORAM À SINAGOGA DOS JUDEUS. ORA, ESTES ERAM MAIS NOBRES DO QUE OS DE TESSALÔNICA, PORQUE RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO DIARIAMENTE AS ESCRITURAS PARA VER SE ESTAS COISAS ERAM ASSIM. DE SORTE QUE MUITOS DELES CRERAM, BEM COMO BOM NÚMERO DE MULHERES GREGAS DE ALTA POSIÇÃO E NÃO POUCOS HOMENS. MAS, LOGO QUE OS JUDEUS DE TESSALÔNICA SOUBERAM QUE TAMBÉM EM BERÉIA ERA ANUNCIADA POR PAULO A PALAVRA DE DEUS, FORAM LÁ AGITAR E SUBLEVAR AS MULTIDÕES”).
FOI A TERRA DE ARISTARCO (ATOS 27.2 “E, EMBARCANDO EM UM NAVIO DE ADRAMÍTIO, QUE ESTAVA PRESTES A NAVEGAR EM DEMANDA DOS PORTOS PELA COSTA DA ÁSIA, FIZEMO-NOS AO MAR, ESTANDO CONOSCO ARISTARCO, MACEDÔNIO DE TESSALÔNICA”), E PARA LÁ FOI DEMAS DEPOIS DE TER DEIXADO PAULO (2 TIMÓTEO 4.10 “POIS DEMAS ME ABANDONOU, TENDO AMADO O MUNDO PRESENTE, E FOI PARA TESSALÔNICA, CRESCENTE PARA A GALÁCIA, TITO PARA A DALMÁCIA”). A NARRATIVA QUE VEM DO CAPITULO 17 DOS ATOS REVELA A FORÇA DA PREGAÇÃO DE PAULO AOS JUDEUS E PROSÉLITOS. AS EPÍSTOLAS SUGEREM QUE OS ÚLTIMOS MEMBROS DA IGREJA FORAM PRINCIPALMENTE GENTIOS CONVERTIDOS ( 1 TESSALONICENSES 1.9 “PORQUE ELES MESMOS ANUNCIAM DE NÓS QUAL A ENTRADA QUE TIVEMOS ENTRE VÓS, E COMO VOS CONVERTESTES DOS ÍDOLOS A DEUS, PARA SERVIRDES AO DEUS VIVO E VERDADEIRO”; 2.14 “POIS VÓS, IRMÃOS, VOS HAVEIS FEITO IMITADORES DAS IGREJAS DE DEUS EM CRISTO JESUS QUE ESTÃO NA JUDÉIA; PORQUE TAMBÉM PADECESTES DE VOSSOS PRÓPRIOS CONCIDADÃOS O MESMO QUE ELAS PADECERAM DOS JUDEUS”). O ALTO CARÁTER DA IGREJA, QUANTO À FÉ, ZELO E AMOR FRATERNAL, TRANSPARECE NAS PALAVRAS DAS EPÍSTOLAS.

18 – ÉFESO –
É UMA CIDADE SITUADA NA REGIÃO ÁSIA MENOR,QUE HOJE SE CHAMA TURQUIA, NAS MARGENS DO RIO CAÍSTRO, À DISTÂNCIA DE UNS 10 KM DA SUA FOZ. ERA UMA CIDADE LIVRE, CENTRO DA ADMINISTRAÇÃO ROMANA, HABITADA POR MUITOS JUDEUS. ESTA POPULAÇÃO ERA FAMOSA PELO TEMPLO DE ÁRTEMIS (DIANA), QUE ERA DE EXTREMA MAGNIFICÊNCIA, E POSSUÍA MUITOS TESOUROS, SENDO CONSIDERADO COMO UMA DAS MARAVILHAS DO MUNDO. ESTE TEMPLO TINHA 130 M DE COMPRIMENTO POR 67 M DE LARGURA, E ERA ADORNADO COM PINTURAS E ESTÁTUAS. FOI INCENDIADO NO DIA EM QUE NASCEU ALEXANDRE MAGNO, E ESTEVE EM RUÍNAS POR ALGUNS ANOS. ALEXANDRE OFERECEU-SE PARA RECONSTRUÍ-LO SE OS EFÉSIOS ACEITASSEM COLOCAR NO NOVO EDIFÍCIO UMA INSCRIÇÃO QUE INDICASSE O NOME DO BENFEITOR, O QUE FOI RECUSADO, ENTÃO, OS SEUS HABITANTES O REEDIFICARAM COM MAIOR MAGNIFICÊNCIA QUE ANTES. VÊEM-SE AS RUÍNAS DE ÉFESO PERTO DA CIDADE TURCA DE AIASLUQUE. O LIVRO DOS ATOS MENCIONA DUAS VISITAS DO APÓSTOLO PAULO A ÉFESO (18.19 E 19:1). NA PRIMEIRA VEZ QUE SE DIRIGIA A JERUSALÉM, PREGOU NUM DIA DE SÁBADO NA SINAGOGA, DEIXANDO FICAR EM SEU LUGAR PRISCILA E ÁQUILA, AOS QUAIS POUCO TEMPO DEPOIS SE JUNTOU APOLO. QUANDO, PELA SEGUNDA VEZ VISITOU A CIDADE, PAULO PERMANECEU ALI POR MAIS DE 2 ANOS, SENDO A RAZÃO PROVÁVEL DESSA DEMORA A IMPORTÂNCIA DO LUGAR COMO SEDE PRINCIPAL DA IDOLATRIA E GRANDE CENTRO DE INFLUÊNCIA. OS TRABALHOS DE EVANGELIZAÇÃO FORAM COROADOS DE NOTÁVEIS RESULTADOS, TANTO ENTRE OS DA CIDADE, COMO ENTRE AS PESSOAS DAS ALDEIAS CIRCUNVIZINHAS. SEGUNDO UMA PRIMITIVA TRADIÇÃO, VIVEU JOÃO, EVANGELISTA E APÓSTOLO, EM ÉFESO, NOS ANOS MAIS PRÓXIMOS DO SEU FIM NA TERRA.
CENTRO DOS TRABALHOS DE PAULO, QUANDO CONCLUÍA A SUA SEGUNDA VIAGEM (ATOS 18.19-21); E, POR QUASE TRÊS ANOS, ALI EVANGELIZOU, TAMBÉM, QUANDO REALIZAVA A SUA TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (ATOS 19.1-20; 20.31). FOI TEATRO DO TUMULTO QUE FIZERAM OS ADORADORES DE DIANA (ATOS 19.21-41); DEPOIS DISTO MANDOU PAULO CHAMAR OS PRESBÍTEROS DE ÉFESO PARA SE ENCONTRAREM COM ELE EM MILETO (ATOS 20:16-18). ALI TIMÓTEO EXERCEU SEU MINISTÉRIO (1 TIMÓTEO 1.3), E TRABALHARAM TAMBÉM NA OBRA DO EVANGELHO ÁQUILA E PRISCILA ( ATOS 18.18; 19.2; 2 TIMÓTEO 4:19). É O LUGAR DE UMA DAS SETE IGREJAS, A QUAL SE REFERE O APOCALIPSE (1.11; 2.1); SENDO A ESSA IGREJA, QUE PAULO DIRIGIU DE ROMA A EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS. ÉFESO FOI O CENTRO DE ENSINO DA PALAVRA DE DEUS PARA TODOS OS HABITANTES DA ÁSIA (ATOS 19.10).

19 – DERBE –
É UMA CIDADE DA LICAÔNICA, GEOGRAFICAMENTE FALANDO, EMBORA FIZESSE PARTE DA PROVÍNCIA ROMANA DA GALÁCIA. ELA FOI VISITADA POR PAULO, (ATOS 14.20 E 16.1), SENDO POSSÍVEL QUE TAMBÉM ALI TIVESSE IDO, QUANDO VISITOU A PROVÍNCIA DA GALÁCIA E FRÍGIA (ATOS 18.3). GAIO, COMPANHEIRO DO APÓSTOLO, ERA NATURAL DE DERBE (ATOS 2.4). O SÍTIO ONDE ESTAVA DERBE FICA À UNS 48 KM AO SUDOESTE DE LISTRA.

20 – DAMASCO –
NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO DAMASCO FAZIA PARTE DO REINO DE ARETAS, UM ÁRABE QUE CONSERVAVA O SEU PODER, ESTANDO SUJEITO AOS ROMANOS (2 CORÍNTIOS 11.32 “EM DAMASCO, O QUE GOVERNAVA SOB O REI ARETAS GUARDAVA A CIDADE DOS DAMASCENOS, PARA ME PRENDER” ). FOI PERTO DA CIDADE DE DAMASCO QUE SE DEU A CONVERSÃO DE PAULO (ATOS 9 “SAULO, PORÉM, RESPIRANDO AINDA AMEAÇAS E MORTES CONTRA OS DISCÍPULOS DO SENHOR, DIRIGIU-SE AO SUMO SACERDOTE, E PEDIU-LHE CARTAS PARA DAMASCO, PARA AS SINAGOGAS, A FIM DE QUE, CASO ENCONTRASSE ALGUNS DO CAMINHO, QUER HOMENS QUER MULHERES, OS CONDUZISSE PRESOS A JERUSALÉM. MAS, SEGUINDO ELE VIAGEM E APROXIMANDO-SE DE DAMASCO, SUBITAMENTE O CERCOU UM RESPLENDOR DE LUZ DO CÉU; E, CAINDO POR TERRA, OUVIU UMA VOZ QUE LHE DIZIA: SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES? ELE PERGUNTOU: QUEM ÉS TU, SENHOR? RESPONDEU O SENHOR: EU SOU JESUS, A QUEM TU PERSEGUES; MAS LEVANTA-TE E ENTRA NA CIDADE, E LÁ TE SERÁ DITO O QUE TE CUMPRE FAZER. OS HOMENS QUE VIAJAVAM COM ELE QUEDARAM-SE EMUDECIDOS, OUVINDO, NA VERDADE, A VOZ, MAS NÃO VENDO NINGUÉM. SAULO LEVANTOU-SE DA TERRA E, ABRINDO OS OLHOS, NÃO VIA COISA ALGUMA; E, GUIANDO-O PELA MÃO, CONDUZIRAM-NO A DAMASCO. E ESTEVE TRÊS DIAS SEM VER, E NÃO COMEU NEM BEBEU. ORA, HAVIA EM DAMASCO CERTO DISCÍPULO CHAMADO ANANIAS; E DISSE-LHE O SENHOR EM VISÃO: ANANIAS! RESPONDEU ELE: EIS-ME AQUI, SENHOR. ORDENOU-LHE O SENHOR: LEVANTA-TE, VAI À RUA CHAMADA DIREITA E PROCURA EM CASA DE JUDAS UM HOMEM DE TARSO CHAMADO SAULO; POIS EIS QUE ELE ESTÁ ORANDO; E VIU UM HOMEM CHAMADO ANANIAS ENTRAR E IMPOR-LHE AS MÃOS, PARA QUE RECUPERASSE A VISTA. RESPONDEU ANANIAS: SENHOR, A MUITOS OUVI ACERCA DESSE HOMEM, QUANTOS MALES TEM FEITO AOS TEUS SANTOS EM JERUSALÉM; E AQUI TEM PODER DOS PRINCIPAIS SACERDOTES PARA PRENDER A TODOS OS QUE INVOCAM O TEU NOME. DISSE-LHE, PORÉM, O SENHOR: VAI, PORQUE ESTE É PARA MIM UM VASO ESCOLHIDO, PARA LEVAR O MEU NOME PERANTE OS GENTIOS, E OS REIS, E OS FILHOS DE ISRAEL; POIS EU LHE MOSTRAREI QUANTO LHE CUMPRE PADECER PELO MEU NOME. PARTIU ANANIAS E ENTROU NA CASA E, IMPONDO-LHE AS MÃOS, DISSE: IRMÃO SAULO, O SENHOR JESUS, QUE TE APARECEU NO CAMINHO POR ONDE VINHAS, ENVIOU-ME PARA QUE TORNES A VER E SEJAS CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. LOGO LHE CAÍRAM DOS OLHOS COMO QUE UMAS ESCAMAS, E RECUPEROU A VISTA: ENTÃO, LEVANTANDO-SE, FOI BATIZADO. E, TENDO TOMADO ALIMENTO, FICOU FORTALECIDO. DEPOIS DEMOROU- SE ALGUNS DIAS COM OS DISC!PULOS QUE ESTAVAM EM DAMASCO; E LOGO NAS SINAGOGAS PREGAVA A JESUS, QUE ESTE ERA O FILHO DE DEUS. TODOS OS SEUS OUVINTES PASMAVAM E DIZIAM: NÃO É ESTE O QUE EM JERUSALÉM PERSEGUIA OS QUE INVOCAVAM ESSE NOME, E PARA ISSO VEIO AQUI, PARA OS LEVAR PRESOS AOS PRINCIPAIS SACERDOTES? SAULO, PORÉM, SE FORTALECIA CADA VEZ MAIS E CONFUNDIA OS JUDEUS QUE HABITAVAM EM DAMASCO, PROVANDO QUE JESUS ERA O CRISTO. DECORRIDOS MUITOS DIAS, OS JUDEUS DELIBERARAM ENTRE SI MATÁ- LO. MAS AS SUAS CILADAS VIERAM AO CONHECIMENTO DE SAULO. E COMO ELES GUARDAVAM AS PORTAS DE DIA E DE NOITE PARA TIRAR-LHE A VIDA, OS DISCÍPULOS, TOMANDO-O DE NOITE, DESCERAM-NO PELO MURO, DENTRO DE UM CESTO. TENDO SAULO CHEGADO A JERUSALÉM, PROCURAVA JUNTAR-SE AOS DISCÍPULOS; MAS TODOS O TEMIAM, NÃO CRENDO QUE FOSSE DISCÍPULO. ENTÃO BARNABÉ, TOMANDO-O CONSIGO, O LEVOU AOS APÓSTOLOS, E LHES CONTOU COMO NO CAMINHO ELE VIRA O SENHOR E QUE ESTE LHE FALARA, E COMO EM DAMASCO PREGARA OUSADAMENTE EM NOME DE JESUS. ASSIM ANDAVA COM ELES EM JERUSALÉM, ENTRANDO E SAINDO, E PREGANDO OUSADAMENTE EM NOME DO SENHOR. FALAVA E DISPUTAVA TAMBÉM COM OS HELENISTAS; MAS PROCURAVAM MATÁ-LO. OS IRMÃOS, PORÉM, QUANDO O SOUBERAM, ACOMPANHARAM-NO ATÉ CESARÉIA E O ENVIARAM A TARSO. ASSIM, POIS, A IGREJA EM TODA A JUDÉIA, GALILÉIA E SAMÁRIA, TINHA PAZ, SENDO EDIFICADA, E ANDANDO NO TEMOR DO SENHOR; E, PELO AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO, SE MULTIPLICAVA. E ACONTECEU QUE, PASSANDO PEDRO POR TODA PARTE, VEIO TAMBÉM AOS SANTOS QUE HABITAVAM EM LIDA”. ATOS 9:33 ACHOU ALI CERTO HOMEM, CHAMADO ENÉIAS, QUE HAVIA OITO ANOS JAZIA NUMA CAMA, PORQUE ERA PARALÍTICO. DISSE-LHE PEDRO: ENÉIAS, JESUS CRISTO TE CURA; LEVANTA E FAZE A TUA CAMA. E LOGO SE LEVANTOU. E VIRAM-NO TODOS OS QUE HABITAVAM EM LIDA E SARONA, OS QUAIS SE CONVERTERAM AO SENHOR. HAVIA EM JOPE UMA DISCÍPULA POR NOME TABITA, QUE TRADUZIDO QUER DIZER DORCAS, A QUAL ESTAVA CHEIA DE BOAS OBRAS E ESMOLAS QUE FAZIA. ORA, ACONTECEU NAQUELES DIAS QUE ELA, ADOECENDO, MORREU; E, TENDO-A LAVADO, A COLOCARAM NO CENÁCULO. COMO LIDA ERA PERTO DE JOPE, OUVINDO OS DISCÍPULOS QUE PEDRO ESTAVA ALI, ENVIARAM-LHE DOIS HOMENS, ROGANDO-LHE: NÃO TE DEMORES EM VIR TER CONOSCO. PEDRO LEVANTOU-SE E FOI COM ELES; QUANDO CHEGOU, LEVARAM-NO AO CENÁULO; E TODAS AS VIÚVAS O CERCARAM, CHORANDO E MOSTRANDO-LHE AS TÚNICAS E VESTIDOS QUE DORCAS FIZERA ENQUANTO ESTAVA COM ELAS. MAS PEDRO, TENDO FEITO SAIR A TODOS, PÔS-SE DE JOELHOS E OROU; E VOLTANDO-SE PARA O CORPO, DISSE: TABITA, LEVANTA-TE. ELA ABRIU OS OLHOS E, VENDO A PEDRO, SENTOU-SE. ELE, DANDO-LHE A MÃO, LEVANTOU-A E, CHAMANDO OS SANTOS E AS VIÚVAS, APRESENTOU-LHA VIVA. TORNOU-SE ISTO NOTÓRIO POR TODA A JOPE, E MUITOS CRERAM NO SENHOR. PEDRO FICOU MUITOS DIAS EM JOPE, EM CASA DE UM CURTIDOR CHAMADO SIMÃO”).

DAMASCO GOZOU DE MUITA PROSPERIDADE COMERCIAL, QUASE SEM INTERRUPÇÃO, E AINDA HOJE É UMA CIDADE QUE TEM ACIMA DE 100.000 HABITANTES.
A PLANÍCIE PRODUZ NOZES, ROMÃS, FIGOS, AMEIXA, LIMÕES, PÊRAS E MAÇAS; E NOS ARREDORES, EXISTIAM FAMOSAS VINHAS. O TRÂNSITO POR DAMASCO FOI, EM TODOS OS TEMPOS, MAIS LUCRATIVOS DO QUE PROPRIAMENTE O SEU COMÉRCIO DIRETO. AS CARAVANAS ENTRE O EGITO E A SÍRIA, TIRO , ASSÍRIA E ORIENTE, PASSAVAM,GERALMENTE TODAS ELAS POR DAMASCO, O QUE RESULTAVA EM MOVIMENTO DO COMÉRCIO E CONSEQUENTE PROSPERIDADE LOCAL.

21 – TRÊS VENDAS –
UM LUGAR 40 KM A SUDOESTE DE ROMA, ONDE PAULO, NA SUA VIAGEM À CIDADE IMPERIAL, ENCONTROU ALGUNS CRISTÃOS. (ATOS 28.15).

22 – CORINTO

A CIDADE DE CORINTO – GRÉCIA
LOCALIZAÇÃO - AS QUATRO CIDADES MAIS IMPORTANTES DO IMPÉRIO ROMANO ERAM: ROMA, CORINTO, ÉFESO E ANTIOQUIA DA SÍRIA. PORTANTO, CORINTO ERA CÉLEBRE. A CIDADE LOCALIZAVA-SE EM UM ISTMO, QUE É UMA PORÇÃO DE TERRA QUE LIGA UMA PENÍNSULA AO CONTINENTE. POSSUÍA DOIS PORTOS. ASSIM, ALÉM DE SER A ÚNICA PASSAGEM POR TERRA ENTRE O NORTE E O SUL DA GRÉCIA, ERA TAMBÉM PASSAGEM ENTRE A ÁSIA, A PALESTINA E A ITÁLIA. OS NAVEGANTES PODERIAM DAR A VOLTA PELO SUL DA PENÍNSULA. PORÉM, O MAR NA REGIÃO ERA MUITO TEMPESTUOSO. CORINTO ERA ENTÃO UM CORREDOR DE MERCADORIAS. ALÉM DISSO, SUAS TERRAS ERAM FÉRTEIS. A CIDADE ERA RICA E TINHA LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA NO CENÁRIO MUNDIAL.
HISTÓRIA - CORINTO GREGA - NO AUGE DA CIVILIZAÇÃO GREGA, CORINTO JÁ OCUPAVA LUGAR DE DESTAQUE. EM 146 A.C., A CIDADE FOI DESTRUÍDA PELO CÔNSUL ROMANO MUMMIUS.
CORINTO ROMANA - DEVIDO À SUA POSIÇÃO ESTRATÉGICA, A CIDADE FOI RECONSTRUÍDA EM 46 A.C. POR JÚLIO CÉSAR, TORNANDO-SE CAPITAL DA PROVÍNCIA ROMANA DA ACAIA. A NOVA CORINTO POSSUÍA RUAS AMPLAS, PRAÇAS, TEMPLOS (NETUNO, APOLO, ETC), ESTÁDIO (I CORÍNTIOS 9.24), TEATROS, ESTÁTUAS, E O SANTUÁRIO DE MÁRMORE BRANCO E AZUL, ONDE SE PRONUNCIAVAM DISCURSOS E SENTENÇAS.
A IDOLATRIA DE CORINTO - A IDOLATRIA FAZIA PARTE DA CULTURA GREGA COM SEUS INÚMEROS DEUSES MITOLÓGICOS. AO SUL DE CORINTO HAVIA UMA COLINA CHAMADA ACROCORINTO, QUE SE ELEVAVA A 152 METROS ACIMA DA CIDADE. ALI ESTAVA O TEMPLO DE AFRODITE, TAMBÉM CHAMADA ASTARTE, VÊNUS OU VÉSPER, – DEUSA DO AMOR E DA FERTILIDADE.
A CORRUPÇÃO DE CORINTO - OS CULTOS A AFRODITE INCLUÍAM RITOS SEXUAIS REALIZADOS POR 1000 SACERDOTISAS, OU SEJA, PROSTITUTAS CULTUAIS. O FATO DE SER CIDADE PORTUÁRIA, CONTRIBUÍA PARA QUE UMA SÉRIE DE PROBLEMAS SE ESTABELECESSEM. MUITOS VIAJANTES QUE POR ALI PASSAVAM SE ENTREGAVAM À PROSTITUIÇÃO E À PRÁTICA DE OUTROS DELITOS. O FATO DE ESTAREM DE PASSAGEM CRIAVA UMA SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE, O QUE DE FATO SE CONCRETIZAVA NORMALMENTE.
HISTÓRIA RECENTE - A CIDADE DE CORINTO FOI DESTRUÍDA POR UM GRANDE TERREMOTO EM 1858. EM SEGUIDA FOI RECONSTRUÍDA A 6 KM DO LOCAL ANTERIOR. ESCAVAÇÕES NA CIDADE ANTIGA PERMITIRAM DIVERSAS DESCOBERTAS ARQUEOLÓGICAS, TAIS COMO MONUMENTOS, IMAGENS E RUÍNAS DE CASAS, TEMPLOS E PALÁCIOS.
A IGREJA EM CORINTO - A IGREJA EM CORINTO FOI FUNDADA PELO APÓSTOLO PAULO DURANTE SUA 2A VIAGEM MISSIONÁRIA, ENTRE OS ANOS 50 E 52 D.C. ALI, PAULO PERMANECEU DURANTE DEZOITO MESES (ATOS 18.1-8). A IGREJA ERA COMPOSTA POR JUDEUS E GENTIOS. ENTRE SEUS MEMBROS HAVIA RICOS E POBRES, INCLUSIVE ESCRAVOS.

FOI EM CORINTO, QUE O APÓSTOLO PAULO ESCREVEU A EPÍSTOLA AOS ROMANOS, EM QUE FAZ UMA PRECIOSA DESCRIÇÃO DOS VÍCIOS PAGÃOS (ROMANOS 1.21-32 “PORQUANTO, TENDO CONHECIDO A DEUS, CONTUDO NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS, NEM LHE DERAM GRAÇAS, ANTES NAS SUAS ESPECULAÇÕES SE DESVANECERAM, E O SEU CORAÇÃO INSENSATO SE OBSCURECEU. DIZENDO-SE SÁBIOS, TORNARAM-SE ESTULTOS, E MUDARAM A GLÓRIA DO DEUS INCORRUPTÍVEL EM SEMELHANÇA DA IMAGEM DE HOMEM CORRUPTÍVEL, E DE AVES, E DE QUADRÚPEDES, E DE RÉPTEIS. POR ISSO DEUS OS ENTREGOU, NAS CONCUPISCÊNCIAS DE SEUS CORAÇÕES, À IMUNDÍCIA, PARA SEREM OS SEUS CORPOS DESONRADOS ENTRE SI; POIS TROCARAM A VERDADE DE DEUS PELA MENTIRA, E ADORARAM E SERVIRAM À CRIATURA ANTES QUE AO CRIADOR, QUE É BENDITO ETERNAMENTE. AMÉM. PELO QUE DEUS OS ENTREGOU A PAIXÕES INFAMES. PORQUE ATÉ AS SUAS MULHERES MUDARAM O USO NATURAL NO QUE É CONTRÁRIO À NATUREZA; SEMELHANTEMENTE, TAMBÉM OS VARÕES, DEIXANDO O USO NATURAL DA MULHER, SE INFLAMARAM EM SUA SENSUALIDADE UNS PARA COMO OS OUTROS, VARÃO COM VARÃO, COMETENDO TORPEZA E RECEBENDO EM SI MESMOS A DEVIDA RECOMPENSA DO SEU ERRO. E ASSIM COMO ELES REJEITARAM O CONHECIMENTO DE DEUS, DEUS, POR SUA VEZ, OS ENTREGOU A UM SENTIMENTO DEPRAVADO, PARA FAZEREM COISAS QUE NÃO CONVÊM; ESTANDO CHEIOS DE TODA A INJUSTIÇA, MALÍCIA, COBIÇA, MALDADE; CHEIOS DE INVEJA, HOMICÍDIO, CONTENDA, DOLO, MALIGNIDADE; SENDO MURMURADORES, DETRATORES, ABORRECEDORES DE DEUS, INJURIADORES, SOBERBOS, PRESUNÇOSOS, INVENTORES DE MALES, DESOBEDIENTES AO PAIS; NÉSCIOS, INFIÉIS NOS CONTRATOS, SEM AFEIÇÃO NATURAL, SEM MISERICÓRDIA; OS QUAIS, CONHECENDO BEM O DECRETO DE DEUS, QUE DECLARA DIGNOS DE MORTE OS QUE TAIS COISAS PRATICAM, NÃO SOMENTE AS FAZEM, MAS TAMBÉM APROVAM OS QUE AS PRATICAM” ). A VERDADEIRA CORINTO JÁ NÃO EXISTIA QUANDO O APÓSTOLO ESTEVE ALI, MAS, SIM, AQUELA CIDADE REEDIFICADA POR JÚLIO CÉSAR, E QUE FOI A CAPITAL DA PROVÍNCIA ROMANA DE ACAIA.
O APÓSTOLO PAULO ALI TRABALHOU NA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO, QUANDO IMPERAVA CLÁUDIO, PELO ESPAÇO DE 18 MESES, NO FIM DE SUA SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA (ATOS 18.1-18 “DEPOIS DISTO PAULO PARTIU PARA ATENAS E CHEGOU A CORINTO. E ENCONTRANDO UM JUDEU POR NOME ÁQÜILA, NATURAL DO PONTO, QUE POUCO ANTES VIERA DA ITÁLIA, E PRISCILA, SUA MULHER (PORQUE CLÁUDIO TINHA DECRETADO QUE TODOS OS JUDEUS SAÍSSEM DE ROMA), FOI TER COM ELES, E, POR SER DO MESMO OFÍCIO, COM ELES MORAVA, E JUNTOS TRABALHAVAM; POIS ERAM, POR OFÍCIO, FABRICANTES DE TENDAS. ELE DISCUTIA TODOS OS SÁBADOS NA SINAGOGA, E PERSUADIA A JUDEUS E GREGOS. QUANDO SILAS E TIMÓTEO DESCERAM DA MACEDÔNIA, PAULO DEDICOU- SE INTEIRAMENTE À PALAVRA, TESTIFICANDO AOS JUDEUS QUE JESUS ERA O CRISTO. COMO ESTES, PORÉM, SE OPUSESSEM E PROFERISSEM INJÚRIAS, SACUDIU ELE AS VESTES E DISSE-LHES: O VOSSO SANGUE SEJA SOBRE A VOSSA CABEÇA; EU ESTOU LIMPO, E DESDE AGORA VOU PARA OS GENTIOS. E SAINDO DALI, ENTROU EM CASA DE UM HOMEM TEMENTE A DEUS, CHAMADO TITO JUSTO, CUJA CASA FICAVA JUNTO DA SINAGOGA. CRISPO, CHEFE DA SINAGOGA, CREU NO SENHOR COM TODA A SUA CASA; E MUITOS DOS CORÍNTIOS, OUVINDO, CRIAM E ERAM BATIZADOS. E DE NOITE DISSE O SENHOR EM VISÃO A PAULO: NÃO TEMAS, MAS FALA E NÃO TE CALES; PORQUE EU ESTOU CONTIGO E NINGUÉM TE ACOMETERÁ PARA TE FAZER MAL, POIS TENHO MUITO POVO NESTA CIDADE. E FICOU ALI UM ANO E SEIS MESES, ENSINANDO ENTRE ELES A PALAVRA DE DEUS. SENDO GÁLIO PROCÔNSUL DA ACAIA, LEVANTARAM-SE OS JUDEUS DE COMUM ACORDO CONTRA PAULO, E O LEVARAM AO TRIBUNAL, DIZENDO: ESTE PERSUADE OS HOMENS A RENDER CULTO A DEUS DE UM MODO CONTRÁRIO À LEI. E, QUANDO PAULO ESTAVA PARA ABRIR A BOCA, DISSE GÁLIO AOS JUDEUS: SE DE FATO HOUVESSE, Ó JUDEUS, ALGUM AGRAVO OU CRIME PERVERSO, COM RAZÃO EU VOS SOFRERIA; MAS, SE SÃO QUESTÕES DE PALAVRAS, DE NOMES, E DA VOSSA LEI, DISSO CUIDAI VÓS MESMOS; PORQUE EU NÃO QUERO SER JUIZ DESTAS COISAS. E EXPULSOU-OS DO TRIBUNAL. ENTÃO TODOS AGARRARAM SÓSTENES, CHEFE DA SINAGOGA, E O ESPANCAVAM DIANTE DO TRIBUNAL; E GÁLIO NÃO SE IMPORTAVA COM NENHUMA DESSAS COISAS. PAULO, TENDO FICADO ALI AINDA MUITOS DIAS, DESPEDIU-SE DOS IRMÃOS E NAVEGOU PARA A SÍRIA, E COM ELE PRISCILA E ÁQÜILA, HAVENDO RAPADO A CABEÇA EM CENCRÉIA, PORQUE TINHA VOTO”); ALI TAMBÉM FORAM ESCRITAS AS DUAS EPÍSTOLAS AOS TESSALONICENSES; SEUS TRABALHOS NESTA CIDADE TÊM REFERÊNCIAS EM ATOS 18.27 “QUERENDO ELE PASSAR À ACÁIA, OS IRMÃOS O ANIMARAM E ESCREVERAM AOS DISCÍPULOS QUE O RECEBESSEM; E TENDO ELE CHEGADO, AUXILIOU MUITO AOS QUE PELA GRAÇA HAVIAM CRIDO”; 19:1 “E SUCEDEU QUE, ENQUANTO APOLO ESTAVA EM CORINTO, PAULO TENDO ATRAVESSADO AS REGIÕES MAIS ALTAS, CHEGOU A ÉFESO E, ACHANDO ALI ALGUNS DISCÍPULOS”; 1 CORÍNTIOS 3.6 “NÃO SABEIS VÓS QUE SOIS SANTUÁRIO DE DEUS, E QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS?”. A IGREJA DE CORINTO ERA COMPOSTA DE GENTIOS E JUDEUS CONVERTIDOS (ATOS 18:4-8 “ELE DISCUTIA TODOS OS SÁBADOS NA SINAGOGA, E PERSUADIA A JUDEUS E GREGOS. QUANDO SILAS E TIMÓTEO DESCERAM DA MACEDÔNIA, PAULO DEDICOU- SE INTEIRAMENTE À PALAVRA, TESTIFICANDO AOS JUDEUS QUE JESUS ERA O CRISTO. COMO ESTES, PORÉM, SE OPUSESSEM E PROFERISSEM INJÚRIAS, SACUDIU ELE AS VESTES E DISSE-LHES: O VOSSO SANGUE SEJA SOBRE A VOSSA CABEÇA; EU ESTOU LIMPO, E DESDE AGORA VOU PARA OS GENTIOS. E SAINDO DALI, ENTROU EM CASA DE UM HOMEM TEMENTE A DEUS, CHAMADO TITO JUSTO, CUJA CASA FICAVA JUNTO DA SINAGOGA. CRISPO, CHEFE DA SINAGOGA, CREU NO SENHOR COM TODA A SUA CASA; E MUITOS DOS CORÍNTIOS, OUVINDO, CRIAM E ERAM BATIZADOS”), QUE PAULO DIRIGIU DUAS EPÍSTOLAS, UMA DE ÉFESO E A OUTRA DE MACEDÔNIA. E ALI VOLTOU DURANTE A SUA TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA, PERMANECENDO ENTÃO NA GRÉCIA POR 3 MESES (ATOS 20.3 “DEPOIS DE PASSAR ALI TRÊS MESES, VISTO TEREM OS JUDEUS ARMADO UMA CILADA CONTRA ELE QUANDO IA EMBARCAR PARA A SÍRIA, DETERMINOU VOLTAR PELA MACEDÔNIA”); FOI DURANTE ESSE TEMPO QUE ELE ESCREVEU A EPÍSTOLA AOS ROMANOS.


23 – COLOSSOS –
É UMA GRANDE CIDADE DA FRÍGIA, ÁSIA MENOR, SITUADA NAS MARGENS DO RIO LICO, QUE EM TEMPOS ANTIGOS FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA; JÁ NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO ESTAVA DECADENTE PERANTE AS SUAS RIVAIS LAUDICÉIA E HIERÁPOLIS.
ESTAVA SITUADA JUNTO DA GRANDE ESTRADA QUE IA DE ÉFESO AO EUFRATES E DISTANTE CERCA DE 5 KM DO LUGAR QUE É HOJE A VILA DE CONAS. FOI SEDE DE UMA IGREJA CRISTÃ, A QUAL PAULO DIRIGIU UMA DAS EPÍSTOLAS. NESSE LOCAL RESIDIU FILEMON E O SEU ESCRAVO ONÉSIMO (COLOSSENSES 4.9) E ARQUIPO (COLOSSENSES 4.17), E EPAFRAS (COLOSSENSES 1.7; 4.12 E FILEMOM 1.23), QUE FOI O FUNDADOR DA IGREJA ALI ESTABELECIDA.

24 – CRETA –
É UMA DAS MAIORES ILHAS DO MAR MEDITERRÂNEO, DISTANTE DA EUROPA, ÁSIA E ÁFRICA, MAS CONSIDERADA COMO FAZENDO PARTE DELA. ERA HABITADA POR UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE JUDEUS, ALGUNS DOS QUAIS ESTAVAM EM JERUSALÉM NO DIA DE PENTECOSTES; POR ESTA ILHA, DO LADO SUL, PAULO PASSOU NA SUA VIAGEM PARA ROMA E, PROVAVELMENTE, FOI PELO MESMO APÓSTOLO VISITADA DEPOIS DA SUA PRIMEIRA PRISÃO EM ROMA (TITO 1.5 “POR ESTA CAUSA, TE DEIXEI EM CRETA, PARA QUE PUSESSES EM ORDEM ASCOIAS RESTANTES, BEM COMO, EM CADA CIDADE, CONSTITUÍSSES PRESBÍTEROS, CONFORME TE PRESCREVI). CRETA FOI CAMPO DOS TRABALHOS DE TITO, QUE ALI RECEBEU A EPÍSTOLA DE PAULO, NA QUAL SÃO DESCRITOS, OS SEUS HABITANTES, COMO GENTE SEM LEI E IMORAL (TITO 1.10-13 “PORQUE HÁ MUITOS DESORDENADOS, FALADORES, VÃOS E ENGANADORES, PRINCIPALMENTE OS DA CIRCUNCISÃO, AOS QUAIS CONVÉM TAPAR A BOCA; HOMENS QUE TRANSTORNAM CASAS INTEIRAS ENSINANDO O QUE NÃO CONVÉM, POR TORPE GANÂNCIA. UM DELES, SEU PRÓPRIO PROFETA, DISSE: OS CRETENSES SÃO SEMPRE MENTIROSOS, BESTAS RUINS, VENTRES PREGUIÇOSOS. ESTE TESTEMUNHO É VERDADEIRO. PORTANTO, REPREENDE-OS SEVERAMENTE, PARA QUE SEJAM SÃOS NA FÉ”).
CRETA (EM GREGO MODERNO, ΚΡΉΤΗ, TRANSL. KRÍTI) É A MAIOR ILHA E UMA DAS TREZE PERIFERIAS DA GRÉCIA. ESTÁ NO SUL DO MAR EGEU E É A SEGUNDA MAIOR ILHA DO MAR MEDITERRÂNEO ORIENTAL E A QUINTA MAIOR DE TODO AQUELE MAR. SEGUNDO UM MITO, ERA NAQUELA ILHA QUE VIVIA O MINOTAURO. A CAPITAL DA ILHA É A CIDADE DE IRÁCLIO.
POPULAÇÃO
PROVAVELMENTE OS POVOADORES DE CRETA ERAM ARIANOS PROVINDOS DA ÁSIA MENOR. CONTUDO, EXISTEM HIPÓTESES DE QUE FOSSEM MEDITERRÂNEOS DEVIDO À SUA CONSTITUIÇÃO FÍSICA (BAIXOS E MORENOS). A POPULAÇÃO ERA QUASE TODA FORMADA POR PESCADORES E MARINHEIROS
GEOGRAFIA
CRETA É A MAIOR ILHA GREGA, TENDO 8331 KM² E CERCA DE 650.000 HABITANTES. TEM RELEVO BASTANTE ACIDENTADO, DEVIDO A SER A PARTE MAIS ALTA DE UMA CADEIA DE MONTANHAS QUE ATINGE A SUA ALTITUDE MÁXIMA NO MONTE IDA (2456 M). A COSTA É MUITO RECORTADA. HÁ CULTURA DA VINHA, CEREAIS, OLIVEIRA E POMARES, CRIAÇÃO DE GADO OVINO E CAPRINO. POSSUI INDÚSTRIA ALIMENTAR E POSSUI UMA IMPORTÂNCIA TURÍSTICA MUITO GRANDE.
HISTÓRIA
CRETA ESTEVE HABITADA DESDE O NEOLÍTICO. NO COMEÇO DA IDADE DO BRONZE, OS CRETENSES CRIARAM NO 3° MILÉNIO A.C. UMA GRANDE CIVILIZAÇÃO INSULAR (CULTURA MINÓICA). AQUELA CIVILIZAÇÃO CONSTRUIU PALÁCIOS EM CNOSSOS, EM FESTOS, EM MALIÁ E EM SANTA TRINDADE – PALÁCIOS CUJAS RUÍNAS AINDA SÃO VISTAS.
A PARTIR DA PRIMEIRA METADE DO 2º MILÉNIO A.C. CRETA CHEGOU A SER O CENTRO CULTURAL E COMERCIAL (GRAÇAS AO DOMÍNIO QUE LHE DAVA A SUA FROTA E ÀS RIQUEZAS ACUMULADAS PELO COMÉRCIO DE PRODUTOS COMO O VINHO, O AZEITE, AS CERÂMICAS, OS TECIDOS E A JOALHARIA IMPÔS-SE NO MAR MEDITERRÂNEO QUER NOS TERRITÓRIOS VIZINHOS QUER EM LOCAIS MAIS AFASTADOS, COMO A SICÍLIA) NAS REGIÕES DA IDADE DO BRONZE NO MEDITERRÂNEO ORIENTAL (CULTURA DO EGEU). O SEU PREDOMÍNIO TERMINOU C. 1400 A.C., QUANDO A ILHA FOI OCUPADA MILITARMENTE PELOS AQUEUS.
NO SÉCULO IV A.C. AS CIDADES DA ILHA GUERREARAM ENTRE SI. NO ANO 67 A.C., DEPOIS DE ENTRAREM EM CONFLITO COM OS ROMANOS, ESTES CONQUISTAM A ILHA COMANDADOS POR QUINTO CECÍLIO METELO. QUANDO O IMPÉRIO ROMANO SE DIVIDIU EM 395, CRETA ASSUMIU UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO PELO LUGAR CENTRAL QUE OCUPAVA E POR ESTAR INCLUÍDA NO IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE, TENDO SIDO UM IMPORTANTE POSTO BIZANTINO.
ENTRE 823961 A ILHA FOI OCUPADA PELOS ÁRABES, TENDO SIDO CONQUISTADA POR VENEZA NO DECURSO DA QUARTA CRUZADA. ESTES TERIAM QUE DEFENDER A ILHA DAS INVESTIDAS DOS TURCOS OTOMANOS DURANTE O SÉCULO XV. INSTALAM-SE NA ILHA EM 1645 E ACABAM POR CONQUISTÁ-LA TOTALMENTE EM 1715, INTRODUZINDO O ISLAMISMO.
TORNOU-SE UM ESTADO AUTÓNOMO EM 20 DE MARÇO DE 1898 E INDEPENDENTE EM 6 DE OUTUBRO DE 1908. A 30 DE MAIO DE 1913 FICOU A PERTENCER DEFINITIVAMENTE À GRÉCIA.


25 – MILETO –
É UMA CIDADE E PORTO DE MAR PRÓXIMO A ÉFESO (PROVÌNCIA DE CÁRIA, NA ÁSIA MENOR). O APÓSTOLO PAULO APORTOU NAQUELA CIDADE, ONDE FALOU COM OS PRESBITEROS DE ÉFESO. (ATOS 20.17-38).

26 – TIRO -
HOJE É ES-SUR, UMA POBRE POVOAÇÃO. NA ANTIGUIDADE FOI UMA CIDADE FORTIFICADA DA FENÍCIA.
SITUADA SOBRE UMA PENÍNSULA ROCHOSA, PRIMITIVAMENTE UMA ILHA DA PARTE ORIENTAL DO MEDITERRÂNEO, COLONIZADA PELA GENTE DE SIDOM.
JESUS ANDOU PELAS VIZINHANÇAS DA CIDADE, QUE ESTAVA AFASTADA DE NAZARÉ UNS 65 KM. FOI RESIDÊNCIA DE PESSOAS CRISTÃS (ATOS 21:3-6).
TIRO, DIFERENTE DE OUTRAS CELEBRADAS CIDADES DO ANTIGO MUNDO, COMERCIAIS E INDEPENDENTES COMO ELA, ERA UMA MONARQUIA E NÃO REPÚBLICA, CONSERVANDO ESTA FORMA DE GOVERNO ATÉ A COMPLETA PERDA DA SUA INDEPENDÊNCIA. DESDE OS TEMPOS ANTIGOS FORAM OS TÍRIOS CONHECIDOS PELA SUA APTIDÃO PARA TODA A OBRA ARTÍSTICA DE COBRE OU DE METAL AMARELO.



27 – BERÉIA –
HOJE É UMA CIDADE QUE TEM O NOME DE VERRIA OU KARA VERRIA, E ESTÁ SITUADA NA RAMPA ORIENTAL DA SERRA DO OLIMPO, NA BASE DO MONTE BERNIOS, NA BAIXA MACEDÔNIA. O FATO DE ESTAR NO CAMINHO DA VIAGEM DE PAULO, EXPLICA TER SIDO ESCOLHIDO ESTA POVOAÇÃO PARA REFÚGIO DO APÓSTOLO PAULO E SILAS, QUANDO ESTES FORAM OBRIGADOS A DEIXAR TESSALÔNICA.
(ATOS 17:10).
FOI A TERRA NATAL DE SÓPATRO, UM DOS COMPANHEIROS DE PAULO (ATOS 20:4). TANTO OS JUDEUS COMO OS GREGOS DE BERÉIA RECEBERAM DE BOA VONTADE AS DOUTRINAS DO EVANGELHO (ATOS 17.11-12).
AQUI SE DEMOROU PAULO, TENDO CUIDADO DOS SEUS CONVERTIDOS DE TESSALÔNICA, ATÉ QUE OS JUDEUS DESTE LUGAR NOVAMENTE EXCITARAM O POVO, E ENTÃO O APÓSTOLO SAIU DE BERÉIA.

28 – PATMOS –
É UMA PEQUENA ILHA ROCHOSA NO MAR EGEU, SITUADA A SUDESTE DE ÉFESO (APOCALIPSE 1.9: “EU, JOÃO, IRMÃO VOSSO E COMPANHEIRO NA TRIBULAÇÃO, NO REINO E NA PERSEVERANÇA, EM JESUS, ACHEI-ME NA ILHA CHAMADA PATMOS, POR CAUSA DA PALAVRA DE DEUS E DO TESTEMUNHO DE JESUS”). TEM CERCA DE 29 KM DE CIRCUNFERÊNCIA, E DEVIDO DO SEU ASPECTO TRISTE, SERVIU, POR DETERMINAÇÃO DOS IMPERADORES ROMANOS, DE LUGAR DE DETENÇÃO PARA CRIMINOSOS. PARA ESTA ILHA FOI DESTERRADO JOÃO POR ORDEM DO IMPERADOR DOMICIANO, E FOI ALI QUE ELE RECEBEU A REVELAÇÃO, DESCRITA NO LIVRO DE APOCALIPSE.

29 – DALMÁCIA –
É UMA REGIÃO MONTANHOSA DA COSTA ORIENTAL DO MAR ADRIÁTICO, QUE FAZ PARTE DA PROVÍNCIA ROMANA DO ILÍRICO, PARA ONDE TITO FOI MANDADO. NÃO FOI PROPRIAMENTE NOME DE UMA PROVÍNCIA SENÃO DEPOIS DO ANO 70 D.C. O APÓSTOLO PAULO PREGOU O EVANGELHO NAS TERRAS CIRCUNVIZINHAS (ROMANOS 15.19).

30 – CANÁ –
CANÁ DA GALILÉIA É UMA CIDADE OU VILA NOTÁVEL PELO FATO DE TER SIDO ALI QUE JESUS CRISTO OPEROU O PRIMEIRO MILAGRE. FOI ALI TAMBÉM QUE JESUS CRISTO, MAIS TARDE, OPEROU OUTRO SINAL MARAVILHOSO, OU SEJA A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI. (JOÃO 4.46-54). ERA TAMBÉM A TERRA NATAL DO APÓSTOLO NATANAEL (JOÃO 1.43-51).

31 – GENESARÉ –
ERA UM DISTRITO DE SINGULAR FERTILIDADE, COM UM DELICIOSO CLIMA, HAVENDO ABUNDANCIA DE FRUTAS. ESTE NOME É DERIVADO DE QUINERETE, O ANTIGO NOME DE UMA CIDADE (JOSUÉ 19.35), E DO TERRITÓRIO ADJUNTO, ESTENDENDO-SE A TERRA DE GENESARÉ POR 6 KM AO NOROESTE DO MAR DA GALILÉIA. AS PRAIAS NESTA PARTE DE LAGO ESTÃO COBERTAS DE RUINAS, INFORMES, MARCANDO OS SITIOS DE ALGUMAS DAQUELAS CIDADES E VILAS, POR ONDE JESUS CRISTO ANDOU, NA PREGAÇÃO DE SUA DOUTRINA. MATEUS 34.14: “ENTÃO, ESTANDO JÁ NO OUTRO LADO CHEGARAM A TERRA, EM GENESARÉ”.

32 – BETSAIDA –
BETSAIDA, ONDE SE REALIZOU O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES (LUCAS 9:10-17), FICAVA NO LADO ORIENTAL DO LAGO, PERTO DA FOZ DO JORDÃO. PERTO ESTAVA, TAMBÉM, O DESERTO DE BETSAIDA (MATEUS 14:15 –21).
BETSAIDA (CASA DA PESCA, EM HEBRAICO) ERA UMA POVOAÇÃO PISCATÓRIA A NORDESTE DO MAR DA GALILEIA, SITUADA A ALGUNS QUILÓMETROS DE CAFARNAUM.(MATEUS 11. UM CATACLISMO, ENTRETANTO, ERGUENDO-A, AFASTOU-A DO LAGO.
DE ACORDO COM O EVANGELHO DE JOÃO, OS APÓSTOLOS PEDRO, ANDRÉ E FILIPE ERAM NATURAIS DESTA POVOAÇÃO (JOÃO 1:44).
A INVESTIGAÇÃO ARQUEOLÓGICA EM BETSAIDA É RECENTE. NÃO FOI FÁCIL ENCONTRAR A POVOAÇÃO ONDE ELA NÃO DEVIA ESTAR.
DEIXADA DE PARTE A HISTÓRIA ANTIGA DA CIDADE, EM QUE SE CHEGA A FALAR DO REI DAVID E DO SEU FILHO ABSALÃO, AO TEMPO DA IDADE ADULTA DO APÓSTOLO PEDRO OCORREU LÁ UM FATO MUITO SIGNIFICATIVO: HERODES FILIPE, IRMÃO DE HERODES ANTIPAS QUE MANDOU DECAPITAR JOÃO BATISTA, ERGUEU AÍ UM TEMPLO PAGÃO EM HONRA DE LÍVIA, A MÃE DO IMPERADOR REINANTE (TIBÉRIO) E ESPOSA DO FALECIDO OCTÁVIO AUGUSTO. É MAIS UM CASO DA PENETRAÇÃO PROFUNDA DO PAGANISMO EM TERRAS PALESTINAS.
CURIOSO É SABER QUE FOI DESCOBERTO UM INCENSÁRIO NAS ESCAVAÇÕES. ESTE INSTRUMENTO TINHA FUNÇÃO SEMELHANTE À DO TURÍBULO – SERVIA PARA QUEIMAR INCENSO -, MAS ERA APENAS UMA ESPÉCIE DE PÁ COMPRIDA ONDE SE PUNHAM BRASAS. O INCENSO QUEIMAVA-SE SOBRE ELAS. ESTE OBJECTO É UM DOCUMENTO HISTÓRICO RELEVANTE.

33 – GETSEMÂNI –
É UM JARDIM QUE FICAVA NA SAÍDA DE JERUSALÉM, ATRAVESSADO PELO CEDROM, NO SOPÉ DO MONTE DAS OLIVEIRAS. FOI NESSE LUGAR QUE ERA FREQUENTADO POR JESUS CRISTO, QUE OCORREU A CENA DA SUA AGONIA. (MATEUS 26.36-46).

34 – GALÁCIA –
O NOME GALÁCIA OCORRE NO NOVO TESTAMENTO EM TRÊS FORMAS:
01) O PAÍS DA GALÁCIA. O APÓSTOLO PAULO REFERE-SE “AS IGREJAS DA GALÁCIA” EM 1 CORÍNTIOS 16:1 E GALÁTAS 1:2; CRESCENTE TINHA IDO PARA A GALÁCIA (2 TIMÓTEO 4:10); PEDRO MENCIONA A GALÁCIA, ENUMERANDO AS PROVÍNCIAS ROMANAS DA ÁSIA MENOR, ÀS QUAIS DIRIGIU A SUA PRIMEIRA EPÍSTOLA (1 PEDRO 1:1).
02) OS HABITANTES, (OS GÁLATAS) (EM GÁLATAS 3.1: “Ó GÁLATAS INSENSATOS! QUEM VOS FASCINOU A VÓS OUTROS, ANTE CUJOS OLHOS FOI JESUS CRISTO EXPOSTO COMO CRUCIFICADO?”, E NO TÍTULO DA MESMA EPÍSTOLA).
03) NAS REFERÊNCIAS, QUE DAQUELA REGIÃO SE FAZEM NOS ATOS, NÃO VÊM O SUBSTANTIVO GALÁCIA, MAS O ADJETIVO GÁLATA, E EM ATOS 16.6 A VERDADEIRA VERSÃO DEVE SER “ELES PASSARAM PELA FRÍGIA E PELA REGIÃO GÁLATA”, E EM ATOS 18.23 “ELE ATRAVESSOU A REGIÃO GÁLATA E A FRÍGIA”;
04) AS CIDADES QUE COMPÕE A GALÁCIA SÃO: ANTIOQUIA, LISTRA, DERBE E ICÔNIO.

35 – FRÍGIA –
É UMA REGIÃO DO CENTRO DA ÁSIA MENOR, AO SUL DE BITÍNIA. SENDO QUE LAODICÉIA, HIERÁPOLIS, COLOSSOS E ANTIOQUIA (DA PSÍDIA) ERAM CIDADES QUE PERTENCIAM A ESSA REGIÃO DA FRÍGIA. ALGUNS JUDEUS DA REGIÃO DA FRÍGIA SE ENCONTRAVAM EM JERUSALÉM NO DIA DE PENTECOSTES E ASSISTIRAM A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO. O APÓSTOLO PAULO, NA SUA SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA, PERCORREU A FRÍGIA E NA SUA TERCEIRA VIAGEM, ATRAVESSOU-A NOVAMENTE.

36 – PANFÍLIA –
É UMA PROVÍNCIA ROMANA AO SUL DA ÁSIA MENOR, FICANDO A CILÍCIA AO ORIENTE, LÍCIA AO SUDESTE, A PSÍDIA AO NORTE, E O MAR MEDITERRÂNEO AO SUL. O SEU CUMPRIMENTO ERA DE 128 KM, SENDO A SUA LARGURA DE 32 KM APROXIMADAMENTE. A GRANDE ILHA DE CHIPRE FICA EM FRENTE DA SUA COSTA, E O MAR ENTRE O CONTINENTE E A ILHA CHAMA-SE MAR DA PANFÍLIA (ATOS 27.5). O PAÍS ERA DE TERRENO PLANO, ENTRE O MAR E A CORDILHEIRA DE TAURO. NO ANO 74 D.C., A LÍCIA ESTÁ UNIDA AO GOVERNO DE PANFÍLIA. A SUA PRINCIPAL CIDADE, PERGA, ESTAVA PERTO DO RIO CESTRO. PAULO E BARNABÉ TINHAM NAVEGADO PELO RIO, DEPOIS DE, VINDO DE CHIPRE, TEREM ATRAVESSADO O MAR. FOI AQUI QUE JOÃO MARCOS OS DEIXOU (ATOS 13.13).

37 – ANTIOQUIA DA PSÍDIA –
ANTIOQUIA DA PSÍDIA É MENCIONADA EM ATOS 13 E 14; E EM 2 TIMÓTEO 3.11. CONTUDO, O QUE RESTA DESSA TERRA SÃO RUÍNAS, SENDO ALGUMAS DELAS IMPORTANTES, COMO AS DE UM TEMPLO, TEATRO E IGREJA DE UM BELO ARQUEDUTO. A PREGAÇÃO DE PAULO NA SINAGOGA DE ANTIOQUIA RESULTOU NA CONVERSÃO DE UM GRANDE NÚMERO DE GENTIOS. ESSE FATO IRRITOU DE TAL MANEIRA OS JUDEUS, QUE ELES FIZERAM GRANDE OPOSIÇÃO AO APÓSTOLO PAULO, QUE FOI OBRIGADO A SAIR DALI E IR PARA ICÔNIO E DEPOIS PARA LISTRA. O APÓSTOLO PAULO VOLTOU DE LISTRA E FOI DE NOVO PARA A ANTIOQUIA, COM O FIM DE CONFIRMAR NA FÉ OS CONVERTIDOS.
ANTIOQUIA DA SÍRIA –
TAMBÉM CONHECIDA COMO ANTIOQUIA DE ORONTES, DEVIDO AO NOME DO RIO QUE CORTA SUAS TERRAS, ESTA CIDADE FOI UM DOS PRINCIPAIS REFÚGIOS DOS CRISTÃOS DURANTE AS PRIMEIRAS PERSEGUIÇÕES CONTRA A IGREJA, LOGO APÓS QUE ESTEVÃO FOI MARTIRIZADO. FOI PARA LÁ TAMBÉM QUE BARNABÉ LEVOU SAULO (AT. 11.25), NÃO SABIA ELE QUE PRESTARIA UM GRANDE SERVIÇO PARA A OBRA MISSIONÁRIA. EM ANTIOQUIA DA SÍRIA FORAM OS DISCÍPULOS, OS SEGUIDORES DE CRISTO, CHAMADOS DE CRISTÃOS PELA PRIMEIRA VEZ (AT 11.26). O NOME DESTA CIDADE VEM, DO NOME DE ANTÍOCO, UM DOS PRINCIPAIS MONARCAS SELEUCIDAS QUE GOVERNARAM A REGIÃO DEPOIS DA MORTE DE ALEXANDRE. ANTIOQUIA DA SÍRIA FOI FUNDADA POR VOLTA DE 300 A.C., POR SELEUCO I, QUE A FEZ SUA CAPITAL. É NESTA SITUAÇÃO POLÍTICA, DE SEDE DOS SELEUCIDAS, QUE É MUITO CITADA NO LIVRO DOS MACABEUS, QUE RELATAM AS REVOLTAS CONTRA O PODERIO ROMANO. UM DOS CHEFES DESSA REVOLTA HEBREIA CONTRA O PODER HELENIZADOR, JUDAS MACABEU, FOI LEVADO PRESO PARA ANTIOQUIA. EM 64 A.C. OS ROMANOS APODERARAM-SE DA REGIÃO, TRANSFORMANDO-A NA SUA PROVÍNCIA DA SÍRIA, CONTINUANDO ANTIOQUIA A SER A CAPITAL ADMINISTRATIVA. GRANDE METRÓPOLE DA ANTIGUIDADE, NA ÉPOCA DA VIDA DE JESUS, SEGUNDO FLAVIO JOSEFO TERIA CERCA DE MEIO MILHÃO DE HABITANTES. SERIA A TERCEIRA CIDADE DO IMPÉRIO, DEPOIS DE ROMA E DE ALEXANDRIA. ATOS 13.1-3 ANTIOQUIA DA SÍRIA FOI A PRIMEIRA IGREJA MISSIONÁRIA, ENVIANDO SAULO E BARNABÉ PARA EVANGELIZAR O MUNDO.

38 – FINÍCIA –
É UM PAÍS QUE FICA ENTRE A BASE OCIDENTAL DO LÍBANO E O MAR MEDITERRÂNEO. VARIAVA EM EXTENSÃO DE VEZ EM QUANDO. OS SEUS LIMITES MAIS LONGÍNQUOS FORAM ARADO E ANTARADO AO NORTE, E DOR, ABAIXO DO CARMELO AO SUL. EM NENHUM TEMPO A SUA LARGURA FOI MAIS DE 32 KM. FOI O CAMPO DOS TRABALHOS DOS PRIMEIROS EVANGELISTAS CRISTÃOS (ATOS 11:19; 15:3; 21:2). ESSE NOME FENÍCIA FOI DADO PELOS GREGOS. PODENDO VER AS PALMEIRAS COMO EMBLEMA NAS MOEDAS DE TIRO E SIDOM, AS PRINCIPAIS CIDADES DAQUELE DISTRITO. O SEU NOME NATIVO ERA CANAÃ (TERRA BAIXA), PARA DISTINGUIR DAS TERRAS ALTAS DE ARÃ.

39 – TARSO –
FOI A PRINCIPAL CIDADE DA CILÍCIA, ÁSIA MENOR. FOI A TERRA NATAL E A PRIMEIRA RESIDÊNCIA DO APÓSTOLO PAULO (ATOS 9.11,30). TARSO ERA UMA CIDADE FAMOSA PELO FATO DE SER UM CENTRO DE EDUCAÇÃO SOB O GOVERNO DOS PRIMEIROS IMPERADORES ROMANOS, QUE RIVALIZAVA A SUA UNIVERSIDADE COM AS DE ATENAS E ALEXANDRIA. FOI CIDADE LIVRE PELA BOA VONTADE DE ANTÔNIO, POMPEU, JÚLIO CÉSAR, E AUGUSTO.
CONFERIRAM A QUALIDADE DE CIDADÃO ROMANO A ALGUNS DE SEUS HABITANTES, SUPONDO-SE QUE ENTRE ESSES RECEBESSEM ESSA DISTINÇÃO OS ANTEPASSADOS DE PAULO. (ATOS 22:28). TARSO ATUALMENTE É UMA PEQUENA ALDEIA MUITO POBRE, DE MENOS IMPORTÂNCIA DO QUE O MODERNO PORTO DE MERSIMA, E DO QUE ADANA.

40 – SALAMINA –
É UMA CIDADE DA EXTREMIDADE ORIENTAL DE CHIPRE, ONDE O APÓSTOLO PAULO DESEMBARCOU POR OCASIÃO DA SUA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (ATOS 13.5). COMO SE FAZ MENÇÃO DE SINAGOGAS, CERTAMENTE HAVIA MUITOS JUDEUS NAQUELE LUGAR, POIS, NA MAIOR PARTE DAS POVOAÇÕES FORA DA TERRA SANTA, ERA SUFICIENTE UMA SINAGOGA.
SALAMINA É LOCALIZADA AO SUL DE PIREU, ANTIGO PORTO DE ATENAS, COM CERCA DE 96 KM2 DE ÁREA E MAIS DE 38.000 HABITANTES. FOI O LOCAL DA BATALHA DE SALAMINA, O CONFRONTO NAVAL DECISIVO PARA A SEGUNDA GUERRA MÉDICA. ATUALMENTE, NÃO TEM A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA OU ESTRATÉGICA DE OUTRAS ERAS, E PERTENCE À DIVISÃO ADMINISTRATIVA DA CAPITAL GREGA.
SALAMINA ERA UMA IMPORTANTE CIDADE PORTUÁRIA DE CHIPRE QUE FICAVA NA PARTE ORIENTAL DA ILHA E DISTAVA CERCA DE 210 QUILÔMETROS DO PORTO DE SELÊUCIA.
CHIPRE AO LONGO DE SUA HISTÓRIA FOI OCUPADA PELOS EGÍPCIOS, ASSÍRIOS, PERSAS, GREGOS, ROMANOS, TURCOS E BRITÂNICOS ATÉ CONQUISTAR A SUA INDEPENDÊNCIA. HOJE A LÍNGUA MAIS FALADA NAQUELA ILHA É O GREGO CHIPRIANO QUE ALCANÇA 82% DA POPULAÇÃO REVELANDO A FORTE INFLUÊNCIA DA CONQUISTA DE ALEXANDRE, O GRANDE.
A CIDADE DE SALAMINA NÃO MAIS EXISTE HOJE, PORÉM, AS SUAS RUÍNAS ENCONTRAM-SE LOCALIZADA NO ATUAL DISTRITO DE FAMAGUSTA, UM DOS SEIS DISTRITOS DA ATUAL REPÚBLICA DE CHIPRE, NA LOCALIDADE DE SALAMIS.

PESQUISAS:
CHIPRE - ILHA
O CHIPRE É UMA ILHA SITUADA NO MAR EGEU ORIENTAL AO SUL DA TURQUIA, CUJO TERRITÓRIO É O MAIS PRÓXIMO, SEGUINDO-SE A SÍRIA E O LÍBANO, A LESTE.
SEGUNDO LEIS INTERNACIONAIS, A ILHA DE CHIPRE NO SEU TODO É UM PAÍS INDEPENDENTE. MAS, APESAR DISSO, ENCONTRA-SE DIVIDIDA ENTRE UM ESTADO QUE OCUPA OS DOIS TERÇOS AO SUL DA ILHA – O CHIPRE GREGO – E A REPÚBLICA TURCA, QUE OCUPA O TERÇO NORTE DA ILHA E QUE É RECONHECIDA SOMENTE PELA PRÓPRIA TURQUIA. AMBOS OS ESTADOS POSSUEM A CIDADE DE NICÓSIA COMO A SUA CAPITAL.
O NOME DA ILHA E DO PAÍS DERIVA DA PALAVRA GREGA PARA COBRE, KÝPROS. ALGUNS AUTORES ESPECULAM QUE A MELHOR TRADUÇÃO DO NOME EM PORTUGUÊS SERIA CIPRO, EM VEZ DO GALICISMO CHIPRE. (ATOS 13.4; ATOS 27.4). PAULO PASSOU POR ESTA ILHA EM SUA PRIMEIRA E ÚLTIMA VIAGENS.

PAFOS – CIDADE PORTUÁRIA
PAFOS (OU PAPHOS) É UMA CIDADE PORTUÁRIA NO SUDOESTE DA ILHA DE CHIPRE, A CAPITAL DO DISTRITO HOMÔNIMO.
PAFOS POSSUI 47,530 HABITANTES (20012005). ERA UM DOS MAIS CÉLEBRES CENTROS DE PEREGRINAÇÃO DO ANTIGO MUNDO GREGO, POIS ERA ONDE SE PENSAVA TER NASCIDO A DEUSA GREGA AFRODITE. FOI A CAPITAL DE CHIPRE JÁ NO TEMPO DAS CIVILIZAÇÕES GREGA E ROMANA. O APÓSTOLO PAULO DE TARSO VISITOU-A NO SÉCULO I D.C.
PATRIMONIO
EM PAFOS PODEM SER VISTOS OS JARDINS DE AFRODITE, O FORTE DE PAFOS E MOSTRAS HISTÓRICAS DA MITOLOGIA QUE FORAM DECLARADOS PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO. FOI AQUI QUE ESTEVE O TÃO FAMOSO SANTUÁRIO DE AFRODITE. O ODEÃO DE PAFOS É UM PEQUENO ANFITEATRO DE PEDRA CALCÁRIA DATADO DO SÉCULO II D.C.. ACTUALMENTE É USADO NO VERÃO PARA ESPECTÁCULOS MUSICAIS E TEATRAIS.
CONTUDO, O PRINCIPAL CENTRO DE INTERESSE DE PAFOS É CONSTITUÍDO POR UM GRUPO DE QUATRO MONUMENTOS: AS "CASAS" DE DIONISO, TESEU E AION E PELA VILLA DE THESEUS, COM MUITAS DAS SUAS INÚMERAS SALAS PAVIMENTADAS COM MOSAICOS DE UMA BELEZA ÍMPAR, DOCUMENTOS PRECIOSOS PARA O ESTUDO DA INTERLIGAÇÃO DO REAL E DO MITOLÓGICO DO POVO QUE OS CONSTRUIU.
ATOS 13.6-12 – PAFOS FOI VISITADA POR PAULO EM SUA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA, ONDE FOI EVANGELIZADO O PRO-CONSUL SÉRGIO PAULO.

SELEUCIA
FOI UMA IMPORTANTE CIDADE PORTUÁRIA DO MAR MEDITERRÂNEO, LOCALIZAVA-SE PERTO DA FOZ DO RIO ORONTES. PAULO E BARNABÉ INICIARAM SUA JORNADA POR ESTE PORTO QUANDO EFETUAVAM A PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA (ATOS 13.4). O NOME DA CIDADE É ORIGINADA DE SELEUCO NICATOR. DISTAVA CERCA DE 25 KM DA CIDADE DE ANTIOQUIA.
FOI TAMBÉM A CAPITAL DO IMPÉRIO SELEUCIDA EM CERCA DE 305 A.C.. NA ÉPOCA DA DOMINAÇÃO GREGA TORNOU-SE UMA IMPORTANTANTE CIDADE COMPARÁVEL A ALEXANDRIA E MAIOR QUE ANTIOQUIA DA SÍRIA.
NOS TEMPOS DO NOVO TESTAMENTO TINHA OBTIDO A SUA LIBERDADE PELA VALOROSA RESISTÊNCIA AO ATAQUE DE TIGRANES.

ATENAS
ATENAS, ESPARTA E CORINTO ESTAVAM ENTRE OS PRÍNCIPAIS CENTROS DE CIVILIZAÇÃO DA GRÉCIA NOS SÉCULOS VI E V A.C. HOJE ESSAS COMUNIDADES SÃO REFERIDAS COMO CIDADES-ESTADO, E MUITOS TRAÇOS ARQUITETÔNICOS DAS TRÊS ESTÃO EM ESPAÇOS URBANOS ATUAIS. ATENAS ERA MURADA, COM CIDADELA CENTRAL OU ACRÓPOLE (LOCAL DE REFÚGIO ABRIGANDO UM TEMPLO EM TERRENO ELEVADO), PRAÇA COM MERCADO PRINCIPAL (ÁGORA), CENTRO DESPORTIVO E SOCIAL E MUITOS TEMPLOS

NO SÉCULO VII A.C., ATENAS EMERGIU COMO DESTACADA CIDADE-ESTADO. SEU SISTEMA LEGAL ERA O NÚCLEO DA IDENTIDADE. POR VOLTA DE 621 A.C., O MAGISTRADO ATENIENSE DRÁCON ELEBOROU RÍGIDO CÓDIGO DE LEIS - PRIMEIRO SIGNIFICATIVO SISTEMA LEGAL DA CIDADE. MAIS TARDE, O ESTADISTA ATENIENSE SÓLON (630-560 A.) REDIGIU LEIS PROTEGENDO DIREITOS DAS PESSOAS "COMUNS".

ATENAS NO TEMPO DE PAULO
ATENAS FOI UM DOS MAIORES CENTROS CULTURAIS NA ÉPOCA DE PAULO, CRESCEU AO REDOR DE UMA MESETA PEDREGOSA DE 163 METROS DE ALTURA, CHAMADA DE ACRÓPOLE. NESSA ÁREA ELEVADA LOCALIZAVA-SE O PARTENON, A FAMOSA MARAVILHA ARQUITETÔNICA DE MUITAS COLUNAS, E TANTOS OUTROS EDIFÍCIOS SAGRADOS, QUE FIZERAM COM QUE O LUGAR FOSSE CHAMADO “A ACRÓPOLE DE MUITOS TEMPLOS”.

AO NORTE DA ACRÓPOLE ESTAVA O CÉLEBRE CENTRO CÍVICO E A PRAÇA DO MERCADO CONHECIDA COMO A ÁGORA, ONDE AS PESSOAS NÃO SOMENTE COMERCIALIZAVAM, MAS, TAMBÉM SE REUNIAM PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DA ÉPOCA. A NOROESTE DA ACRÓPOLE SE ESTENDIA SOBRE UM NÍVEL UM POUCO MAIS BAIXO, UMA COLINA PEDREGOSA CHAMADA DE AREÓPAGO, OU A COLINA DE MARTE, ONDE SE REALIZAVAM OS CONCÍLIOS E SE REUNIA O SUPREMO TRIBUNAL GREGO. PAULO CONHECIA MUITO BEM ESSES DOIS FAMOSOS LUGARES. “NA PRAÇA DO MERCADO ELE “DISCUTIA” TODOS OS DIAS COM OS QUE SE APRESENTAVAM” (AT 17.17). ENTRE ELES ESTAVAM OS FILÓSOFOS ESTÓICOS E EPICUREUS, QUE COMENTAVAM COM ADMIRAÇÃO E CURIOSIDADE: “PARECE QUE É PREGADOR DE DEUSES ESTRANHOS” (AT 17.18). PORTANTO, ELES O CONDUZIRAM À COLINA PARA QUE O APÓSTOLO FALASSE EM UMA REUNIÃO DO SUPREMO TRIBUNAL. PAULO SE POSICIONOU NO MEIO DA COLINA DE MARTE, PERANTE OS REPRESENTANTES MAIS SÁBIOS DA TERRA, E MUITOS OUTROS VINHAM ESCUTÁ-LO. O APOSTOLO FALOU ACERCA DO “DEUS DESCONHECIDO”, E ENTREGOU UMA DAS MENSAGENS MAIS DINÂMICAS DE TODOS OS TEMPOS. ALGUNS ZOMBARAM, OUTROS FICARAM PROFUNDAMENTE IMPRESSIONADOS, E OUTROS SE CONVERTERAM.
ARQUEOLOGIA
GRAÇAS A ESCOLA AMERICANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, A PRAÇA DO MERCADO FOI DESCOBERTA, SUAS RUAS TEM SIDO TRAÇADAS E SEUS EDIFÍCIOS EM RUÍNAS TEM SIDO IDENTIFICADOS.
OS 35 DEGRAUS DE PEDRAS TALHADAS NA ROCHA QUE LEVAM PARA PARTE DE CIMA DA COLINA DE MARTE, E O INDÍCIO DE UM ALTAR E DE MUITOS BANCOS DE PEDRAS NO CUME DA COLINA SÃO VISÍVEIS HOJE. MILHARES DE TURISTAS DE TODAS AS PARTES DO MUNDO SOBEM POR ESTES DEGRAUS, E QUANDO SE VÊEM NO ALTO DA COLINA DE MARTE, SENTEM-SE COMOVIDOS PELAS PALAVRAS, PELO ESPÍRITO E PELO PODER DO DISCURSO DE PAULO.
A SUDOESTE ESTÁ O CAMINHO ANTIGO QUE CONDUZ A CORINTO.
ATÉ HOJE NINGUÉM ENCONTROU EM ATENAS A INSCRIÇÃO DO ALTAR “AO DEUS DESCONHECIDO”, A QUE SE REFERIU O APOSTOLO PAULO. PORÉM, OUTRA INSCRIÇÃO IDÊNTICA FOI ENCONTRADA EM OUTRO ALTAR EM 1903, DURANTE AS ESCAVAÇÕES DA CIDADE DE PÉRGAMO.


JERUSALÉM
A CIDADE TEM UMA HISTÓRIA QUE DATA DO IV MILÊNIO A.C., TORNANDO-A UMA DAS MAIS ANTIGAS DO MUNDO. JERUSALÉM É A CIDADE SANTA DOS JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS, E O CENTRO ESPIRITUAL DESDE O SÉCULO X A.C. CONTÉM UM NÚMERO DE SIGNIFICATIVOS LUGARES ANTIGOS CRISTÃOS, E É CONSIDERADA A TERCEIRA CIDADE SANTA NO ISLÃO. APESAR DE POSSUIR UMA ÁREA DE APENAS 0.9 QUILÔMETROS QUADRADOS (0,35 MILHAS), A CIDADE ANTIGA HOSPEDA OS PRINCIPAIS PONTOS RELIGIOSOS, ENTRE ELES A ESPLANADA DAS MESQUITAS, O MURO DAS LAMENTAÇÕES, O SANTO SEPULCRO, A CÚPULA DA ROCHA E A MESQUITA DE AL-AQSA. A CIDADE ANTIGAMENTE MURADA, UM PATRIMÔNIO MUNDIAL, TEM SIDO TRADICIONALMENTE DIVIDIDA EM QUATRO QUARTEIRÕES, AINDA QUE OS NOMES USADOS HOJE (OS BAIRROS ARMÊNIO, CRISTÃO, JUDEU E O MUÇULMANO) FORAM INTRODUZIDOS POR VOLTA DO SÉCULO XIX. A CIDADE VELHA FOI INDICADA PARA INCLUSÃO NA LISTA DO PATRIMÔNIO MUNDIAL EM PERIGO PELA JORDÂNIA EM 1982. NO CURSO DA HISTÓRIA, JERUSALÉM FOI DESTRUÍDA DUAS VEZES, SITIADA 23 VEZES, ATACADA 52 VEZES, E CAPTURADA E RECAPTURADA 44 VEZES.
HOJE, O STATUS DE JERUSALÉM CONTINUA UM DOS MAIORES PROBLEMAS NO CONFLITO ISRAELO-PALESTINO. A ANEXAÇÃO, POR ISRAEL, DO LESTE DE JERUSALÉM, EM 1967, DURANTE A GUERRA DOS SEIS DIAS, TEM SIDO REPETIDAMENTE CONDENADA PELAS NAÇÕES UNIDAS E ÓRGÃOS RELACIONADOS, E O POVO PALESTINO VISLUMBRA O LESTE DE JERUSALÉM COMO A CAPITAL DO SEU FUTURO ESTADO. APÓS A RESOLUÇÃO 478 DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU, OFICIALIZOU-SE A RETIRADA DAS EMBAIXADAS ESTRANGEIRAS DE JERUSALÉM.
GEOGRAFIA
JERUSALÉM ESTÁ SITUADA NO SUL DE UM PLANALTO DA JUDÉIA, QUE INCLUI O MONTE DAS OLIVEIRAS (LESTE) E O MONTE SCOPUS (NORDESTE). A ELEVAÇÃO DA CIDADE VELHA É DE APROXIMADAMENTE 760 M. A GRANDE JERUSALÉM É CERCADA POR VALES E LEITOS DE RIO SECOS (WADIS). OS VALES DO CÉDRON, HINOM, E TYROPOEON SE UNEM EM UMA ÁREA AO SUL DA CIDADE ANTIGA DE JERUSALÉM. O VALE DO CÉDRON SEGUE PARA O LESTE DA CIDADE VELHA E DIVIDE O MONTE DAS OLIVEIRAS A PARTIR DA CIDADE PROPRIAMENTE DITA. AO LONGO DO LADO SUL DA ANTIGA JERUSALÉM ESTÁ O VALE DE HINOM, UMA RAVINA ÍNGREME ASSOCIADA COM A ESCATOLOGIA BÍBLICA COM O CONCEITO DE INFERNO OU GEENA. O VALE DE TYROPOEON COMEÇA NA REGIÃO NOROESTE PRÓXIMO AO PORTÃO DE DAMASCO, DIRIGE-SE AO SUDOESTE ATRAVÉS DO CENTRO DA CIDADE VELHA PARA BAIXO DO RESERVATÓRIO DE SILOÉ, E A PARTE INFERIOR É DIVIDIDA EM DUAS COLINAS, O MONTE DO TEMPLO NO LESTE, E O RESTO DA CIDADE NO OESTE (AS PARTES ALTA E BAIXA DA CIDADE DESCRITA POR JOSEFO). HOJE, ESTE VALE ESTÁ ESCONDIDO POR DESTROÇOS QUE SE ACUMULARAM AO LONGO DOS SÉCULOS.
NOS TEMPOS BÍBLICOS, JERUSALÉM FOI CERCADA POR FLORESTAS DE AMÊNDOA, AZEITONA E PINHEIROS. AO LONGO DE SÉCULOS DE GUERRAS E DE NEGLIGÊNCIA, ESTAS FLORESTAS FORAM DESTRUÍDAS. OS AGRICULTORES DA REGIÃO DE JERUSALÉM, ENTÃO, CONSTRUÍRAM TERRAÇOS DE PEDRA AO LONGO DAS ENCOSTAS PARA RETER O SOLO, UM RECURSO AINDA MUITO EM EVIDÊNCIA NA PAISAGEM DE JERUSALÉM.
O ABASTECIMENTO DE ÁGUA SEMPRE FOI UM GRANDE PROBLEMA EM JERUSALÉM, ATESTADA PELA INTRINCADA REDE DE ANTIGOS AQUEDUTOS, TÚNEIS, RESERVATÓRIOS E CISTERNAS ENCONTRADOS NA CIDADE.
JERUSALÉM ENCONTRA-SE NA REGIÃO CENTRAL DO PAÍS, A 60 KM AO LESTE DE TEL AVIV E DO MAR MEDITERRÂNEO. NO LADO OPOSTO DA CIDADE, CERCA DE 35 KM DE DISTÂNCIA, ESTÁ O MAR MORTO, O CORPO DE ÁGUA MAIS BAIXO DA TERRA. CIDADES E VILAS VIZINHAS INCLUEM BELÉM E BEIT JALA PARA O SUL, ABU DIS E MAALE ADUMIM PARA O LESTE, MEVASSERET TZION PARA O OESTE, E RAMALLAH E GIVAT ZEEV PARA O NORTE

RÉGIO DA CALÁBRIA
REGGIO CALÁBRIA SE CHAMA OFICIALMENTE REGGIO DI CALÁBRIA, SE ENCONTRA SOBRE O LADO ORIENTAL DO ESTREITO DE MESSINA. RECONSTRUÍDA APÓS TERRÍVEIS TERREMOTOS, 1783 E 1908, POSSUI ASPECTO MODERNO, DE PLANIMETRIA REGULAR, COM ESTRADAS RETILÍNEAS QUE SE CRUZAM EM ÂNGULO RETO, A XADREZ. A ANTIGA REGGIO (DO GREGO RHEGION, UMA ADAPTAÇÃO DE UM NOME LOCAL) FOI FUNDADA POR VOLTA DE 720 A.C. PELOS CALCIDESES DE EUBEA, AOS QUAIS SE AJUNTARAM, APÓS O 600, GRUPOS DE EXILADOS MESSINENSES.
OS PRINCIPAIS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS DA REGIÃO DA CALÁBRIA E LUCANA FORAM CONSERVADOS NO MUSEU LOCAL, QUE APRESENTA EM DIVERSAS SEÇÕES MATERIAIS DA IDADE PRÉ- HISTÓRICA E DA IDADE HELÊNICA E TAMBÉM OS FAMOSOS “BRONZES DE RIACE”. (ATOS 28.13). O APOSTOLO PAULO PASSOU POR ESSA CIDADE EM SUA ÚLTIMA CIDADE MISSIONÁRIA, COM DESTINO A ROMA.

SIRACUSA
SIRACUSA É UMA COMUNA ITALIANA DA REGIÃO DA SICÍLIA, PROVÍNCIA DE SIRACUSA, COM CERCA DE 121.000 HABITANTES. ESTENDE-SE POR UMA ÁREA DE 204 KM2, TENDO UMA DENSIDADE POPULACIONAL DE 593 HAB/KM2. FAZ FRONTEIRA COM AVOLA, CANICATTINI BAGNI, FLORIDIA, MELILLI, NOTO, PALAZZOLO ACREIDE, PRIOLO GARGALLO, SOLARINO.
FOI COLÓNIA DE CORINTO, TENDO SIDO FUNDADA CERCA DE 734 A.C.. FOI CIDADE-ESTADO ATÉ SER CONQUISTADA PELOS ROMANOS EM 212 A.C.. ARQUIMEDES, O MATEMÁTICO E INVENTOR GREGO, MORREU JUSTAMENTE NO MASSACRE QUE SE SEGUIU À RENDIÇÃO DA CIDADE.

A PROVÍNCIA DE SIRACUSA É UMA PROVÍNCIA ITALIANA DA REGIÃO DE SICÍLIA COM CERCA DE 391 515 HABITANTES, DENSIDADE DE 186 HAB/KM². ESTÁ DIVIDIDA EM 21 COMUNAS, SENDO A CAPITAL SIRACUSA.
FAZ FRONTEIRA A NORTE E A NOROESTE COM A PROVÍNCIA DE CATANIA, A ESTE COM O MAR JÓNIO, A SUL COM O CANAL DA SICÍLIA E A OESTE COM A PROVÍNCIA DE RAGUSA. ATOS 28.12 O APOSTOLO PAULO FICOU 3 (TRES) DIAS NESSA CIDADE EM SUA ÚLTIMA VIAGEM MISSIONÁRIA COM DESTINO A ROMA.

PUTEÓLI
PUTEOLI FOI FUNDADA ANTES DE NAPOLI POR ALGUNS REFUGIADOS GREGOS QUE CHEGARAM DA ILHA DE SAMO FUGITIVOS DE UM REGIME DE DITADURA E FOI POR ISSO QUE CHAMARAM A NOVA CIDADE DICEARCHIA (A CIDADE DA JUSTIÇA). DICERACHIA TORNA-SE LOGO OUTEOLI (194 A.C.) A QUAL ERA COMPLETAMENTE INTEGRADA COM O IMPÉRIO ROMANO SENDO O MAIS IMPORTANTE PORTO MARÍTIMO COLIGANDO ROMA COM RESTO DO MEDITERRÂNEO. O NOME PUTEOLI SIGNIFICA PEQUENOS POÇOS PELO FATO QUE A CIDADE SE COLOCAVA DENTRO DA ZONA FLEGREA CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE MUITAS CRATERAS VULCÂNICAS.EM 37 D.C. A CIDADE FOI CENÁRIO DE UM ESPETÁCULO SINGULAR ORGANIZADO POR CALÍGOLA O QUAL, APENAS IMPERADOR, QUIS QUE FOSSE CONSTRUÍDA UMA PONTE PROVISÓRIA DE BARCAS AO LONGO DA QUAL ELE PASSOU A CAVALO ATÉ CHEGAR NA CIDADE DE BAIA. TUDO ISSO FOI FEITO COM A FINALIDADE DE DESMENTIR UMA PROFECIA DE UM ASTRÓLOGO QUE NO PASSADO LHE DISSE QUE “ ERA IMPOSSÍVEL QUE SE TORNASSE IMPERADOR TANTO QUANTO ERA IMPOSSÍVEL QUE SE CAVALGASSE SOBRE O GOLFO DE BAIA”. UMA OUTRA CURIOSIDADE: DA PALESTINA CHEGOU VIA MAR O APÓSTOLO PAULO QUE DEPOIS SE DIRIGIU ATÉ ROMA PELA
VIA APPIA EM 61 D.C. (ATOS 28.13)
A CIDADE AINDA CONSERVA MUITOS MONUMENTOS DA ÉPOCA ROMANA MAS NÃO SÓ DESSA FASE. AS MAIORES ATRAÇÕES SÃO O MARAVILHOSO E BEM CONSERVADO ANFITEATRO FLAVIO, O MACELLUM, MAS TAMBÉM O BAIRRO TERRA, UM PEQUENO BURGO CONSTRUÍDO SOBRE OS DECLIVES ROCHOSOS SOBRE O MAR, ONDE A CIDADE GREGA, AQUELA ROMANA E MEDIEVAL SE FUNDIAM. A HISTÓRIA DE POZZUOLI DURANTE OS SÉCULOS NÃO PODE SER COMPREEDIDA PROFUNDAMENTE SEM CONHECER OS DETALHES DA ATIVIDADE VULCANICA DO MOVIMENTO LENTO E SECULAR DO SOLO QUE LEVANTOU E ABAIXOU O SOLO CONTRIBUINDO PARA O SALVAMENTO DO ANTIGO PORTO ROMANO, UMA LARGA AREA COM ESTRADAS E DISPENSAS, LOCALIZADAS ATUALMENTE A 4 METROS DE PROFUNDIDADE SOB O NIVEL DO MAR.UMA VISITA À SOLFATARA, A CRATERA ATIVA DOS CAPOS FLEGREI É ALTAMENTE RECOMENDADA. (ATOS 28.13).

ILHA DE MALTA
A ILHA DE MALTA É A MAIOR DAS CINCO ILHAS QUE CONSTITUEM O ARQUIPÉLAGO QUE CONFORMA A REPÚBLICA DE MALTA. ESTÁ LOCALIZADA NO MEIO DO MAR MEDITERRÂNEO, AO SUL DA ITÁLIA E AO NORTE DA ÁFRICA.
NO DECORRER DE SUA TURBULENTA HISTÓRIA, DESEMPENHOU UM PAPEL IMPORTANTE NAS LUTAS PELO DOMÍNIO DO MEDITERRÂNEO E NAS RELAÇÕES ENTRE AS CULTURAS EUROPEIA, NORTE-AFRICANA E DO ORIENTE MÉDIO.
A ILHA DE MALTA APRESENTA DOIS LENÇÓIS AQÜÍFEROS QUE POSSIBILITAM O ABASTECIMENTO, SUPRINDO A CARÊNCIA DE RIOS E LAGOS. SUAS COSTAS, ALTAS E ROCHOSAS, TÊM AMPLAS E PROFUNDAS ENSEADAS QUE SERVEM DE ABRIGO PARA A NAVEGAÇÃO, E EM UMA DAS QUAIS FICA VALLETTA, A CAPITAL DO PAÍS.
A REPÚBLICA DE MALTA É UM PEQUENO PAÍS EUROPEU, COMPOSTO POR UM ARQUIPÉLAGO DE CINCO ILHAS MUITO PRÓXIMAS, SITUADAS A 93 KM AO SUL DA ILHA DA SICÍLIA, A SUDOESTE DA ITÁLIA, E A 290 KM AO NORTE DA LÍBIA, NA ÁFRICA. O ARQUIPÉLAGO MALTÊS ESTÁ ENCRAVADO NO CENTRO DO MEDITERRÂNEO. AS TERRAS MAIS PRÓXIMAS SÃO TODAS SICILIANAS / ITALIANAS: A GRANDE ILHA DA SICÍLIA A NORTE, AS ILHAS PELÁGIAS A OESTE E A ILHA DE PANTELLERIA A NOROESTE. SUA CAPITAL - SITUADA NA ILHA DE MALTA - É LA VALETTA. AS CINCO ILHAS DO ARQUIPÉLAGO MALTÊS SÃO: MALTA, GOZO, COMINO E DUAS ILHOTAS DESABITADAS COMINOTTO E FILFLA, AS QUAIS, NO TOTAL, TÊM SUPERFÍCIE DE 316 KM² E ABRIGAM UMA POPULAÇÃO ESTIMADA EM 400 214 HABITANTES (AGOSTO 2006).
MALTA PASSOU A FAZER PARTE DA UE (UNIÃO EUROPÉIA) A PARTIR DE 2004.
ATOS 28.1-11 – O APOSTOLO PAULO FICOU DURANTE 3 (TRES) MESES EM SUA ÚLTIMA VIAGEM MISSIONÁRIA COM DESTINO A ROMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores