domingo, 23 de maio de 2010

Esquema de Interpretação Bíblica


O Esquema de Interpretação Bíblica abaixo quer ajudar as pessoas a descobrir que a Bíblia fala das coisas bem concretas e reais da vida das pessoas e da realidade. Quer ajudar a ver mais coisas que realmente vemos normalmente num texto bíblico. Este esquema pode ser usado para estudar qualquer texto bíblico, tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento.
É semelhante ao processo de conhecimento de uma pessoa estranha: se você faz uma pergunta a um estranho você fica sabendo somente uma resposta, mas se você faz vinte perguntas a ele, você terá vinte respostas. Quanto mais perguntas você fizer ao texto bíblico mais respostas você terá dele; ou vai descobrir que a questão da pergunta não está no texto.
Sugere-se que se estude em grupo um texto bíblico a partir das questões abaixo. Sugiro começar com um texto bem conhecido que é o relato do Natal: Lucas 2, 1-20, como primeira experiência. Para estudar um texto leva-se de 2 a 4 horas. Primeiro deve-se ler e falar sobre as Questões para iniciar a conversa e depois ler todas as 84 questões para tentar entendê-las e somente depois ler o texto bíblico e aplicar o esquema das 84 questões.
Poder-se-ia usar este esquema para um encontro especial de um dia exercitando em dois textos bíblicos: um do AT (Gn 12, 10-20 ou II Sm 12, 1-15) e outro do NT (Lucas 2, 1-20 ou Ap 18, 1-24).

Esquema de Interpretação Bíblica
Questões para iniciar a conversa:
1. Como e por que você lê e interpreta um texto bíblico?
2. O que você procura no texto bíblico?
3. O que você pergunta ao texto bíblico?

Fazer estas perguntas ao texto e procurar as respostas nele:
1. O que diz o texto?
2. O que me diz o texto?
3. O que o texto nos faz dizer e fazer?
4. O que o texto não diz ou esconde, o que está dito indiretamente?
5. Qual o Conflito Central, quem envolve e o que envolve? (classificá-lo em: sócio-econômico-político-ideológico-cultural)
6. Quais os conflitos secundários, quem envolve e o que envolve?
7. Contexto do texto, no livro e do livro: o que diz o texto anterior e posterior e de que fala o capítulo no qual está inserido?
8. Textos semelhantes em outros livros, compare as diferenças e semelhanças; há mudanças de sentido: quais?
9. Tempo ou época do acontecimento relatado (no e do texto), do livro, do autor
10. O texto é um mito, lenda, oração, poesia, narração, canto, lei, novela, relato histórico, apocalíptico, parábola, carta, etc.?
11. Nomes (mulher ou homem), práticas e jeito de cada um e posição social/econômica/política/cultural /religiosa?
12. Títulos que as pessoas recebem, por que os recebem, o que eles significam e influência que exercem por isso?
13. Pessoas sem nome, sua prática e posição social/econômica /política/cultural/religiosa
14. Lugares geográficos/cenários/espaços (tem um significado especial na história/economia/política/cultura /religião?)
15. Palavras ou expressões repetidas, o que significam e sua importância dentro do texto?
16. Posição da pessoa/comunidade e/ou grupo frente ao conflito central
17. Características da comunidade e/ou grupo, pessoa
18. Quais e como aparecem os cinco sentidos no texto? (tato, olfato, visão, gosto, audição)
19. Sentimentos que aparecem no texto – de amor, ódio, vingança, raiva, misericórdia, afeto, familiar, adoração, organização, luta, rivalidade, esperança, desesperança, etc. e sua importância dentro do texto
20. Relações sociais: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
21. Relações afetivas: entre quem e em que contexto?
22. Relações com a ecologia: em que contexto, favorecem a quem e prejudicam a quem?
23. Relações culturais: entre quem, onde, em que contexto e o que significam?
24. Relações familiares: onde, entre quem e em que contexto acontecem
25. Relações étnicas entre quem e em que contexto acontecem?
26. Relações entre puros e impuros: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
27. Relações comunitárias: entre quem e em que contexto e o que significam?
28. Qual a relação do texto com as estruturas de dominação ou de libertação, quais são, como são e a quem prejudicam ou favorecem?
29. Que injustiças acontecem, como acontecem, contra quem, quem as comete, a quem prejudicam e como, quem se beneficia com elas e de que forma?
30. Como a justiça é feita, onde, a favor de quem, quem a pratica, quem se beneficia dela e de que forma?
31. Espaço vivencial em que aparece a mulher e/ou outros marginalizados (casa, trabalho, cultura, política, economia, religião, família, comunidade)
32. Posição da mulher e/ou outros marginalizados: seu papel, se aparece diretamente ou não e por que?
33. Como o texto pode ser lido e recontado numa perspectiva feminista, negra, indígena?
34. Como escutar a voz dos grupos escondidos, oprimidos, calados no texto?
35. Esse texto motiva e fortalece ou não a luta das mulheres e de outros grupos oprimidos e excluídos? Como?
36. Relações de gênero: como e onde aparecem
37. Profissões que aparecem e sua importância no texto?
38. Relações de trabalho: quais e como acontecem; realizam ou oprimem as pessoas?
39. Relações econômicas: quais, entre quem, a quem beneficiam e a quem prejudicam?
40. Quais as pessoas empobrecidas ou ricas e importância que têm no texto?
41. Quais os problemas econômicos que aparecem; aponta-se soluções?
42. Quem explora o povo e/ou grupo e como acontece a exploração e conseqüências disto?
43. Sistema econômico: qual é, como se estrutura e como se articula
44. Grupos/pessoas, como se articulam, sua posição social/política/ econômica/religiosa/cultural e sua importância no texto?
45. Fatos/acontecimentos
46. Relações militares: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
47. Relações políticas: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
48. Relações internacionais entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
49. Relações jurídicas: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
50. Relações históricas: entre quem e em que contextos são lembradas; favorecem a quem e prejudicam a quem?
51. Relações de poder: como acontecem, quem tem poder, quem o dá, a quem beneficiam e a quem prejudicam?
52. Há alguma postura ou denúncia profética: qual, de quem, contra quem, quais as reações que ocorrem, a quem beneficia e a quem prejudica?
53. Relações de organização dos oprimidos e opressores: quem são, seus objetivos e como se articulam?
54. Organização do Estado, seu objetivo, seu papel, for¬mas de repressão e controle social
55. Organização do povo: como é, seu papel e suas formas de luta
56. Elementos de libertação e de opressão
57. Como acontece a luta de classes no texto, que classes estão envolvidas, qual o motivo da luta e qual a posição de Deus/Jesus nesta luta de classes?
58. Mudanças que ocorrem: por que ocorrem, como ocorrem, com quem ocorrem e suas conseqüências?
59. Posição de Deus/Jesus frente ao conflito central
60. Relações cultuais: por quem, em que contexto e com que finalidade?
61. Relações ideológicas: que jeitos de pensar aparecem, de onde vêm estes jeitos de pensar (quem os produziu e repassou: a classe dominante ou a classe dominada), quem expressa estes jeitos de pensar, a quem beneficiam e a quem prejudicam?
62. Relações éticas: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
63. Relações educativas: entre quem e em que contexto; favorecem a quem e prejudicam a quem?
64. Símbolos e o que significam nos vários contextos
65. Relações de exclusão e de inclusão: como acontecem, em que contexto e por quem são ocasionadas?
66. Relações religiosas: de quem, em que contexto e com que finalidade?
67. Como e que espiritualidade aparece e quem a exprime: espiritualidade profética, contemplativa ou opressora?
68. Relações com outros deuses e quem são estes deuses?
69. Adoram Deus/Jesus de maneira falsa, onde, como, quem e para que? - idolatria
70. Fé como:
a) Acomodação - Reprodução da Ideologia Dominante
b) Resistência - Transformação/Esperança/Libertação
71. Relação entre fé e vida no texto e como se dá esta relação hoje a partir da compreensão do texto?
72. De que perspectiva o texto foi escrito, quem o transmite, quem o escreveu e para quem foi escrito?
73. Houve alguma interpretação ou adendo do escritor do texto sobre o relato oral do acontecimento original?
74. O texto ajuda na libertação das mulheres e dos homens ou ele justifica a estrutura vigente da época e de hoje, como?
75. No texto, o que é palavra de Deus/Jesus e o que são palavras de pessoas (homens ou mulheres)?
76. O que há de novo no texto em relação à história, à dominação e opressão, à tradição, à lei, aos costumes, à economia, à ideologia, à cultura, à fé, à Deus/Jesus?
77. O que o texto combate?
78. O que e a quem o texto ameaça e como o ameaçado reage?
79. Propostas do texto, da comunidade, das pessoas, dos diversos grupos, de Deus/Jesus
80. Avanços e limitações do Estado/Povo/Grupo/Comunidade/ Pessoa.
81. Que interpretação se tem dado a este texto e ela confere, por que e como?
82. Que nova prática de vida e mudança de estruturas este texto propõe para a época e para hoje: para mim, para a igreja e para o país?
83. Como podemos ler e descobrir a nossa realidade/situação de hoje a partir deste texto bíblico?
84. Se lermos a nossa realidade pessoal, da igreja e a realidade brasileira de hoje a partir destas 83 questões, a que resultados chegaremos?
Bom proveito e boas colheitas com a palavra do Senhor

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